Star Wars na TV: Bob Iger fala sobre o futuro da saga

Falando aos acionistas neste último dia 4 de fevereiro sobre o primeiro semestre do ano fiscal de 2020, o CEO da Disney, Bob Iger, falou sobre os planos para a franquia.

Iger confirmou o retorno da série The Mandalorian para outubro de 2020 com sua segunda temporada. O sucesso da série foi tão grande nos até agora seis países onde o serviço funciona que Bob Iger aventou a possibilidade de gerar spin-offs do mandaloriano favorito do fandom. Não houveram detalhes do que isso significa.

Iger falou que nos próximos anos o foco de Star Wars será a TV. Ao contrário do que sites sensacionalistas afirmam, não há absolutamente nada de novo nisso, visto que em maio de 2019 (ainda antes da saída de Benioff & Weiss) foi anunciado que o próximo filme está marcado para 16 de dezembro de 2022, daqui a três anos. A bilheteria do Episódio IX abaixo do esperado (para um filme de Star Wars, claro) provavelmente reafirmou a visão de Bob de que a Disney saturou o mercado de filmes de Star Wars nos últimos 5 anos. Bob tem afirmado isso desde o prejuízo tomado com Solo em 2018 (algo que comentamos no podcast Sozinho em Ahch-To #4).

Além de The Mandalorian, a Lucasfilm produz ainda outras 4 séries de Star Wars:

  • The Clone Wars: a sétima e última temporada da animação iniciada ainda por George Lucas chega ao Disney+ em 21 de fevereiro de 2020 após grande campanha dos fãs.
  • Obi-Wan Kenobi (sem título oficial): anunciada oficialmente me 2019, a série contará com o retorno de Ewan McGregor ao papel do Jedi que costuma ser o favorito dos fãs das prequels. Recebentemente as filmagens da série foram adiadas de 2020 para 2021.
  • Cassian Andor (sem título oficial): anunciada ainda antes de Kenobi, a série focará em Cassian Andor e K-2SO (obviamente) antes de Rogue One. Não há ainda data confirmada para as filmagens.
  • Jedi Temple Challenge: o game show infantil anunciado em dezembro de 2019 será capitâneado por Ahmed Best, um dos caras que mais merece reconhecimento após sofrer nas mãos do fandom. Best, conhecido por ser Jar Jar Binks nas prequels e em The Clone Wars, fará um mestre Jedi que será o mentor das crianças participantes do show.