Squad Break #2: SWTOR

 

Chegou mais uma quinta-feira, dia da nossa pausa para falar sobre os jogos de Star Wars! E, como prometemos na estréia, hoje falaremos um pouco mais sobre a ambientação e opções para criar personagens em Star Wars The Old Republic!

Defender a República e seus cidadãos ou lutar pela dominação da galáxia e a glória do Império Sith? Essa é a primeira escolha que um jogador do SWTOR precisa fazer ao criar seu personagem. Durante a trégua, os sistemas planetários estão divididos e as maquinações de ambos os lados provocam um clima de guerra fria onde não existe neutralidade. A República tenta manter a soberania sobre os sistemas, levando seus valores de civilidade a todos os cidadãos da galáxia, enquanto o Império Sith, recém chegado após séculos de exílio, tenta estabelecer uma nova ordem galáctica.
Tela de seleção de facção.

Com enredo e missões próprias, cada facção oferece opções únicas para os jogadores. Ao assumir seu papel num dos lados, o personagem se manterá nele até o final da história, embora suas escolhas não precisem condizer com os conceitos morais da sua facção. Um detalhes que deixou o jogo ainda mais interessante é o Sistema de Legado (Legacy System), que permite a um personagem “corrompido” compartilhar sua herança com um novo personagem de outra facção – ou da mesma, se o objetivo for redimir o personagem corrompido. Isso aumenta o interesse em jogar novamente, para apreciar a história sob outro ponto de vista. Vale dizer que o sistema permite que qualquer personagem compartilhe sua herança com outros do mesmo jogador, após completar o primeiro capítulo do jogo, em qualquer facção. O jogador define o relacionamento que estes personagens possuem, podendo compartilhar laços familiares, alianças ou mesmo rivalidades. Embora o Sistema de Legado se restrinja a personagens do mesmo jogador até o momento, seu uso enriquece a história dos personagens, além de conferir bônus, liberar habilidades específicas e opções de espécies.

Escolher uma facção também limita as classes de personagens e algumas espécies. A República conta com os Troopers (Soldados), Smugglers (Contrabandistas), Jedi Knights (Guardiões Jedi) e Jedi Consulars (Cônsules Jedi). Os jogadores que optarem pelo Império Sith podem assumir os papéis de Imperial Agents (Agentes Imperiais), Bounty Hunters (Caçadores de Recompensa), Sith Inquisitor (Inquisidor Sith) e Sith Warrior (Guerreiro Sith).

 

As classes de cada facção.

 

Embora não influencie na história, as espécies disponíveis fazem parte da ambientação e caracterização dos personagens. Humanos são a principal espécie presente nas duas facções, e podem assumir qualquer classe.  Os Chiss, alienígenas vistos com mais frequência durante a era da Nova Ordem Jedi, podem escolher as classes Bounty Hunter ou Imperial Agent. Humanos que modificam seus corpos com implantes são tratados pelo jogo como Cyborgs, e podem escolher entre Troopers, Smuggler, Sith Warrior, Bounty Hunter e Imperial Agent. Miralukas, uma espécie que não possui olhos e usa sua conexão com a Força para enxergar o ambiente, podem ser Jedi Knight ou Jedi Consular. Os Mirialans, seres de pele esverdeada e tatuagens geométricas na face, podem escolher qualquer classe da República. A violenta espécie dos Rattatakis pode escolher Sith Warriors ou Bounty Hunter. Os Sith podem ser escolhidos como espécie, e assumem as classes relacionadas a Força do lado Negro, Sith Warrior ou Sith Inquisitor. Os Twi’leks estão presentes nas duas facções, e podem escolher entre as duas classes Jedi, Smuggler e Sith Inquisitor. A segunda espécie mais versátil da galáxia, os Zabrak, curiosamente só podem escolher entre as duas classes Jedi, Trooper ou Sith Inquisitor.

 

Uma Mirialan Jedi pronta para o combate!


A decisão de não ter a jogabilidade alterada pela espécie escolhida pode ter frustrado alguns jogadores que esperavam um RPG mais abrangente, mas faz bastante sentido com a proposta do jogo, voltada para a história e o desenvolvimento dos personagens. A escolha da espécie, portanto, não traz vantagens ao jogador, mas é uma opção de aparência e customização interessante, permitindo a criação de personagens únicos.
Você esperava classes diferentes ou espécies oferecendo bônus aos jogadores? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários ou no Facebook. Participe também com críticas ou sugestões.

Se estiver interessado em testar o SWTOR, deixe seu e-mail nos comentários dizendo que quer participar do Trial de sete dias e nós mandaremos um convite! Mas atenção, se o seu e-mail já for cadastrado na Origin ou na EA, pode ser que o convite seja bloqueado por opções da sua conta. Se esse for o seu caso, antes de solicitar o convite, siga os passos abaixo:

1)      Vá ao sítio www.ea.com e entre na sua conta.

2)      Clique no seu nome de usuário, no canto superior direito.

3)      Selecione as preferências de contato.

4)      Marque a caixa “Contact me about EA’s products, news, events and promotions”.

Até a próxima semana! Stay sharp!