Por que é importante que Anakin retorne como fantasma da Força?

Importante mencionar que este texto é puramente especulativo e não se baseia em rumores ou informações vazadas de Episódio 8, apenas no que já vimos e em conceitos antigos de O Despertar da Força. Dito isso, vamos lá!


“Quando você acende uma vela, você também projeta uma sombra”. Isso me inspirou, pela primeira vez, que o fantasma de Anakin poderia voltar. […] Se vamos ver Anakin, vamos vê-lo como alguém que tem o Lado Sombrio e da Luz em seu interior, pois ele oscila entre Darth Vader e Anakin. A razão de Luke ser este tipo novo de entidade é porque ele foi o primeiro a reconhecer seu próprio Lado Sombrio, perceber que isso é parte dele. – Ian McCaig, artista conceitual. The Art of Star Wars: The Force Awakens.

Como você já deve saber, esta sequência foi cortada de O Despertar da Força, mas seu conceito ainda existe. Dito isso, a LucasFilm nunca foi de jogar uma idéia fora, não completamente. De uma maneira, eles são bem recicladores.

anakin-force-awakens-pic-1

Os designs do retorno de Anakin foram deixados de lado quando o papel de Luke foi cortado em favor dos novos protagonistas. Tivesse Luke aparecido mais cedo, as portas para um retorno de Anakin seriam abertas sob o conceito de seu intercalamento entre o Lado Sombrio e da Luz, simbolizando que Luke reconhece ter seu lado sombrio e não o descarta, ele o abraçaria.

anakin-force-awakens-pic-2

Devo dizer que adoraria ver isso se resolver nos cinemas. Falando em momentos épicos este, para mim, seria um deles. Eu gosto do Anakin. Tenho certeza que muitos estão lendo e balançando a cabeça neste momento mas fazer com que Anakin apareça seja no Episódio 8 ou 9 seria muito corajoso para a história. Sim, isso significaria que Hayden Christensen retornaria ao papel de Escolhido. Seja como fantasma da Força ou até mesmo em forma de luz como visto em Rebels (com Yoda) ou The Clone Wars (com Qui-Gon Jinn).

ezra-yoda

Então sim, Hayden em minha opinião é essencial neste assunto e que ele continue de onde parou com seu personagem. Afinal é a sua imagem que vemos agora em O Retorno de Jedi deixando margem para que a mente de Anakin se tornou uma com a Força ao virar Darth Vader. Isso é até poético e tem um simbolismo que combina com o que George Lucas criou desde o começo: temas conjunturais e imagens paralelas. Sem falar que mantém coerencia com o universo estabelecido. J.J. Abrams que me desculpe mas as prequels aconteceram e faz parte do universo. O Despertar da Força foi uma das coisas mais belas e emocionantes que já vi no cinema e já afirmaram que Rian Johnson explorou fronteiras diferentes em Star Wars 8. Eu estou animado com isso visto que o universo da Saga é enorme e permite muitas possibilidades que muitas vezes exigem um salto de fé necessário. Rian tem todo o meu apoio.

luke-vader

Dito isto, esta é uma oportunidade não apenas para preencher a lacuna entre as prequels e os originais, mas para trazer Luke Skywalker e Leia Organa a um fechamento. Por que isso é necessário?

Bem, para começar, agora sabemos que Luke tem buscado desesperadamente por um conhecimento que não se vê (de certo modo) por anos, o homem tem sido um Jedi autodidata por décadas e para ser franco, precisa de orientação. Quem melhor para instruí-lo e apoiá-lo em sua busca por conhecimento escondido que seu pai, Anakin Skywalker?

sabres

A busca por relíquias Jedi era um dos temas durante o desenvolvimento de O Despertar da Força

Mas, novamente, Luke não é o único Skywalker precisando de um fecho. Leia, depois de ler Bloodline, nota-se o quão dolorosamente óbvio é perceber que ela ainda não perdoou Darth Vader, seu pai biológico. Ao longo do romance ela volta em seus pensamentos pessoais, relembrando as atrocidades que ele cometeu, não apenas para a galáxia em geral, mas para ela pessoalmente. Ao contrário de Luke, ela nunca viu a “bondade nele” que é Anakin Skywalker; o homem bom. Em algum momento isso tem que acontecer, caso contrário, como seu filho pode encontrar o caminho para a redenção? Não faria sentido Anakin vir até ela neste momento de necessidade? Não apenas para orientar ou apoiar, mas para salvar Leia e Ben de replicar o mesmo fim ele mesmo sofreu.

luke-por

O Último Sacrifício; desistir de sua fonte de luz pela de outro e, por sua vez, corrigindo assim os erros e salvando a Galáxia da escuridão.

Foi assim para seu pai? Ela nunca saberia. Mas, pela primeira vez em muito tempo, ela sentiu o que Anakin Skywalker poderia ter sido antes de sua queda, e a bondade que deve ter sobrevivido nele através de toda a escuridão, por todos os anos. – Star Wars: Bloodline.

3 comentários

    • Luciano Rezende em 13/09/2016 às 9:42

    Concordo contigo, exceto pelo Hayden. O Anakin é um baita personagem, pessimamente interpretado. Tanto é assim, que é muito melhor ler suas cenas na novelização em quadrinhos da saga. O personagem tem que ser aproveitado, mas bem que poderia sem com um outro ator.

      • ranger verde malvadão em 07/09/2017 às 19:01

      não cara o hayden se tornou um melhor ator com o tempo todo o visual do anakin foi baseado nele e um novo ator seria muito ruim então se ele voltar seria a melhor escolha

    • Alexandre Pit em 10/09/2016 às 0:57

    Seria muito foda!

Comentários foram desabilitados.