Iniciando uma Rebelião #33 – s03e05 – The Last Battle

Nostalgia pura! Na busca de armas e artilharia, o Capitão Rex leva os rebeldes para uma antiga base abandonada das Guerras Clônicas. Eles rapidamente descobrem que eles não estão sozinhos, no entanto, e devem mais uma vez enfrentar inimigos do passado, na última batalha. Roger, roger!!!

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Nota  do M’Y: 8.0 (0 até 10)

Trilha Sonora: Won the Clone War (link)

Curiosidades:

  1. O planeta Agamar apareceu pela primeira vez em 1993 na história The Farlander Papers, que acompanhava o jogo X-Wing Space Combat Simulator para computador. Ele foi mencionado no cânone em The Clone Wars, mas esta é sua primeira aparição em tela.
  2. Aqui finalmente o modelo dos battle droids foi atualizado, ficando mais parecido com os filmes. A atualização dos modelos sempre foi uma vontade da equipe de The Clone Wars, mas nunca foi a prioridade número 1.
  3. O General Kalani é novamente dublado por Gregg Berger, que o dublou na quinta temporada de The Clone Wars, nos episódios de Onderon. Para quem não sabe, esses episódios são os que introduzem Saw Guerrera, que aparecerá no filme Rogue One: A Star Wars Story. O ator já trabalhou nas dublagens originais de vários desenhos americanos, incluindo Garfield, G.I. Joe e Transformers.
  4. A marcha dos battle droids usa um tema composto por Kevin Kiner para a primeira temporada de The Clone Wars.
  5. Durante a produção original do episódio, Ezra iria se tornar amigo de B1-268 e chamá-lo de “Clanky” (clank significa tinir, tilintar).
  6. O logo de Rebels foi redesenhado para este episódio para se assemelhar ao de The Clone Wars, que era inteiro amarelo.
  7. Em Rebels Recon é dito que Kalani poderia vender seus serviços para os hutts, visto que não acredita que a Rebelião tenha chance contra o Império, mas que ele poderia mudar de ideia assim que visse a destruição da Estrela da Morte – o que acontece cerca de dois anos após este episódio.

306-trivia-gallery-1_386c1a91

O Episódio: Hera e Sabine deixam Kanan, Rex, Ezra e Chopper em Agamar, um planeta onde há uma antiga nave de transporte separatista. A ideia é pegar armas e munição para a Rebelião. Não sabemos exatamente o que aconteceu com Rex entre o fim de The Clone Wars e o início de Rebels, mas não deve ter sido exatamente fácil lidar com a Ordem 66. O livro Ahsoka nos diz apenas que Rex e ela estavam em uma missão para capturar Darth Maul, mesmo ela não sendo mais Jedi, enquanto Anakin estava correndo para resgatar o Chanceler (sim, Ahsoka e Rex estavam juntos no início de Revenge of the Sith) e que ambos forjaram suas mortes logo depois. Esta dificuldade aparece logo quando Ezra desdenha da capacidade de um dróide de batalha separatista – o que, venhamos e convenhamos, pra gente que vê de fora, nem é assim tão difícil de discordar do garoto.

A nostalgia já aparece quando ouvimos o primeiro “roger, roger”, que faz Chopper se separar do grupo. Essa foi a sorte dele, pois os dois Jedi, o clone e o pseudo-wookiee roxo caíram em um escudo de raios exatamente como o de ROTS. “Vocês foram capturados pela Aliança Separatista!” Rex e cia. conseguem ser os primeiros desde aproximadamente 20 anos antes que este grupo de dróides conseguiu capturar. Rex acorda se perguntando como os dróides ainda estavam funcionais depois da ordem de desligar, ao que o General Kalani explica que como calculava as possibilidades de derrota separatista em 23.6%, interpretou como um truque da República e cancelou o comando.

Kalani quer acabar com as Guerra Clônicas em uma última batalha no cenário “resgate Jedi”, que ele estudou em 132 situações diferentes. Zeb é o refém e Jedi, Padawan e clone terão que resgatá-lo. A ideia do general é provar que as forças separatistas eram superiores taticamente. Só que ninguém notou Chopper achando uma nave separatista e ligando ela para mandar um sinal de socorro.

A batalha começa e é difícil não lembrar de Anakin, Obi-Wan, Ahsoka e Rex em situações como essa. Rex toma um tiro que normalmente mataria um clone, mas sobrevive – em um dos Rebel Recon dos episódios seguintes, Pablo Hidalgo explica que as armas dos Separatistas estão paradas a muito tempo e as munições não tem mais a mesma potência. Podemos ver isso quando um droideka tem um escudo sobreaquecendo.

Quando chegam no centro de comando, com Rex e Kalani discutindo sobre quem venceu, Ezra se faz uma questão que ninguém na sala tinha feito – e que eu espero que em outras partes da galáxia não tenham levado 17 anos pra isso: se os Jedi foram extintos, clones foram descomissionados e dróides desativados, quem venceu a guerra? Zeb responde que o Império, que acabara de chegar. Com um inimigo em comum, surge um plano bem diferente: dróides atirando em Jedi para eles desviarem os tiros para os walkers, atingindo bombas em seus pés. Seis anos de The Clone Wars e nunca vimos algo assim!

Escapando com duas naves separatistas, os rebeldes vão para um lado e os separatistas para outro. Afinal, ambos acabaram de vencer as Guerras Clônicas e só há 1% de chance da Rebelião vencer o Império, certo?

306-bts-gallery-reb_ca_2269_4ee3d2de

Quem venceu as Guerras Clônicas?

Opinião do Jair Yoda: Um filler recheado de nostalgia da trilogia prequel e de The Clone Wars. Sim, nostalgia. Nem vou entrar na discussão de se as prequels prestam ou não, mas apenas pensem que no final de 2019 teremos 11 filmes de Star Wars, dos quais 8 serão com visual da trilogia clássica ou extremamente inspirado nela. As prequels serão os filmes diferentes e já existe um movimento de reconhecimento artístico daqueles três filmes, muito devido às pessoas perceberem que George teve uma coragem que a Disney não teve (mesmo The Force Awakens estando no meu top 3 de filmes da saga). E depois de 6 temporadas de Rex contra “clankers”, quem não sente vontade de ouvir um “roger, roger” de vez em quando? Aliás, espera, quem é Roger?

No final, um episódio para esquecer da história da série e se divertir com a nostalgia. Em uma época que material relacionado aos episódios I, II e III está mais do que escasso, fico feliz pelo pessoal de Rebels ter feito este episódio! E quer final melhor do que aquela música tema?

REBELS RECON #3.05