Iniciando uma Rebelião #26 – s02e19 – The Mystery of Chopper Base

Após Chopper e AP-8 encontrarem uma localização para uma base rebelde fixa, os rebeldes descobrem que o local não é tão inabitado quanto deveria. Quem não gosta de aranhas (de seis pernas!!!) ficará bolado com o mistério da base de Chopper.

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Nota  do M’Y: 7.0 (0 até 10)

Trilha Sonora: Call of darkness (link)

Curiosidades:

  1. As pequenas criaturas com casca se chamam dogma.
  2. As aranhas (de 6 pernas) se chamam aranhas krykna.
  3. As aranhas krykna são versões atualizadas de aranhas que Ralph McQuarrie desenhou para Império e nunca utilizadas.
  4. É curioso que Zeb use a palavra “bogan” para se referir aos dogmas. Essa palavra representava o lado negro nos roteiros iniciais de Star Wars. Anteriormente, vimos os Lasat se referindo à Força como “ashla”, palavra que no mesmo roteiro era o nome do lado da luz.
  5. Este episódio é a primeira aparição em tela do sabre-de-luz em modo de treinamento em qualquer mídia com tela (cinema e/ou TV). A lâmina e o som são diferentes, e ao contato, o sabre não corta e nem queima. Nota do Jair Yoda: Isso significa que Yoda deixa crianças lutarem com sabres 100% funcionais! Bizarro!

O Episódio: Enquanto a Ghost está descendo para o planeta Atollon pela N-ésima vez, Ezra e seu mestre estão lutando com sabres em modo de treinamento – o que eu particularmente achei horrível e sem sentido com o cânone já estabelecido (ver curiosidade 5). Aí quando Ezra atira, Kanan diz que este é o movimento dele – o que também não faz nenhum sentido, já que só o sabre de Ezra atira. Temos um belo momento de empate e Hera fica visivelmente desestabilizada com o que vê, e espera que Kanan fique feliz com a nova base. Pelo menos a cara de excitação de Kanan é engraçada.

E é depois de descobrirmos que serão colocados sensores de presença e que encontraram água que Rex solta a frase que todo personagem que vai se ferrar solta em filmes de terror: “pelo menos nada está tentando matar a gente”. Nos filmes de terror quem usa essa frase ou alguma variável ironicamente costuma ser o primeiro a morrer. Como estamos falando de uma série de TV para crianças, isso não acontece – mas quase.

A redshirt da semana, Tenente Dicer, inclusive de uniforme vermelho, é atacada pelas aranhas krykna. Quando você assiste pela segunda vez, notará que dois dogma fogem e param justamente do lado do sensor que a reshirt acabara de instalar.

Descobrimos que Ahsoka está fora em alguma missão e que os dois Jedi estão esperando apenas o seu retorno para partirem em busca dos inquisidores. Aí, de repente, um piloto informa Sabine que a redshirt não voltou. Rex e Sabine partem com a Phantom e adivinhem quem é atacado e sequestrado pelas aranhas!? Isso mesmo, quem não fica quieto. É só durante essa batalha que Sabine nota o medo que as aranhas tem do sensor.

Zeb curte um rock’n’roll espacial e eu juro que queria que essa fosse a trilha liberada pelo site oficial! Logo ele chega para ajudar Sabine, juntamente com Hera, Kanan e Ezra. Os cinco entram em uma caverna que estava ali o tempo todo, mas que ninguém resolveu checar antes.

Eu gosto quando o visual de um episódio é bonito. Ficamos muito mal acostumados com a qualidade maravilhosa que The Clone Wars atingiu em suas últimas 3 temporadas e Rebels não chegou nisso – reporta-se que o orçamento é cerca de 3 a 4 vezes menor. Então quando temos cenas visualmente bonitas, como os sabres no escuro da caverna, é sempre legal. Essa questão da luminosidade dos sabres sempre me incomodou nos filmes da NT quando você não tem ela. A pior sequência está na luta entre Anakin e Dooku em AOTC: enquanto takes de perto e de longe se alternam, os de perto tem luminosidade e os de longe não. E ninguém nunca pensou em arrumar isso no computador.

anidooku

Luz, sem luz, luz, sem luz.

Logo os dois Jedi encontram as aranhas e entram em uma discussão que, por algum motivo, me lembra Anakin e Obi-Wan no Episódio II – embora eu não acredite que Ezra vá para o lado negro. É impossível não lembrar da série Alien quando os rebeldes dão de cara com ovos e Rex está preso. Eles encontram Rex e decidem ir e, de repente, nunca existiu uma piloto rebelde sumida. Ninguém, em momento algum, se lembra que a redshirt também estava sumida. Isso é um ponto bem chato para uma série infantil, visto que crianças percebem essas coisas. Podem não perceber outros tipo de furo, mas quando você mostra para elas um herói sumindo e ninguém se lembra de resgatar, elas se preocupam.

Tentando escapar, os rebeldes notam que sua nave foi presa por teias e aí são obrigados a descer da Ghost para salvar o dia. Chega a ser bizarro dois Jedi jogando Sabine longe em direção a um penhasco ao invés de levitar ela e colocar no lugar certo. Outro furo daqueles só para gerar uns segundos de emoção. Ao menos valeu a piada de não ter um jetpack!

FCEPALM

Não sei se o facepalm é pelos furos de roteiro, pela lerdeza do Kanan ou pelos dois.

Temos a maravilhosa cena de despedida entre Kanan e Hera, onde vemos os verdadeiros sentimentos dos dois. Espero que ao menos até o fim da série eles fiquem juntos, pois sempre tenho uma sensação de Rachel Green e Ross Geller. Ahsoka chega e nos preparamos para o pior.

Screen Shot 2016-03-23 at 11.11.16 PM

Opinião do Jair Yoda: Este episódio foi a calmaria antes da tempestade. Foi também o episódio que provavelmente seria resumido em 2 ou 3 minutos no caso de uma temporada curta, o que significa que num futuro, dificilmente irei rever este. Isso não quer dizer que é ruim, apenas que não é necessário para o arco da série. O episódio anterior é mais importante no sentido de que estabelece que os rebeldes encontram uma base. Ainda assim, retirando esse fator de o episódio não ser importante, ainda foi um bom entretenimento. Nada memorável, mas nada que me fizesse querer meia hora da minha vida de volta.

Spoiler leve do próximo episódio: considerando inclusive que já sabemos por trailer que Maul voltará no episódio duplo final (passa na quarta que vem nos EUA) e também que haverá a luta entre Vader e Ahsoka, talvez seria mais interessante um arco triplo, dando mais tempo de tela para algo realmente importante do que este episódio.

REBELS RECON #2.19

Reviews e notas da 2ª Temporada

so2e18 – The Forgotten Droid: 9.0

s02e17 – Shroud of Darkness: 10.0

s02e16 – The Honorable Ones: 8.0

s02e15 – Homecoming: 8.5

s02e14 – The Call: 8.0

s02e13 – Legends of the Lasat: 8.0

s02e12 – The Protector of Concord Dawn: 7.0

s02e11 – A Princess on Lothal: 7.0

s02e10 – Legacy: 7.0

s02e09 – The Future of the Force: 9.0

s02e08 – Stealth Strike: 7.5

s02e07 – Blood Sisters: 7.5

s02e06 – Wings of the Master: 8.0

s02e05 – Brothers of the Broken Horn: 5.5

s02e04 – Always Two There Are: 9.0

s02e03 – Relics of the Old Republic: 8.5

s02e02 – The Lost Commanders: 6.0

s02e01 – The Siege of Lothal: 9.0

Reviews e notas da 1ª Temporada

s01e07 – Gathering Forces: 7.0

s01e06 – Empire Day: 8.0

s01e05 – Out of Darkness: 7.5

s01e04 – Breaking Ranks: 6.5

s01e03 – Rise of the Old Masters: 8.0

s01e02 – Fighter Flight: 7.0

s01e01 – Droids in Distress: 7.5

s01m01 – Spark of Rebellion: 7.5