Iniciando uma Rebelião #23 – s02e16 – The Honorable Ones

Não são apenas os rebeldes e os Jedi que tem honra. É extremamente fácil de achar pessoas honradas dentro de um ambiente militar e o Império não é diferente. Neste episódio, descobrimos que o agente Kallus é um deles, ainda que seu posicionamento dentro da galáxia seja deturpado. Quer saber como o ódio entre ele e Zeb se torna respeito? Venha conosco seguir os honorable ones.

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Nota  do M’Y: 8.0 (0 até 10)

Trilha Sonora: Friendship Rock (Clique para salvar)

Curiosidades:

  1. O script teria especificado que o Agente Kallus foi resgatado por um comerciante independent que recebeu seu chamado de emergência, e que o Império não havia gasto muito tempo procurando o seu oficial desaparecido, demonstrando a natureza fria e inumana do Império.
  2. A criatura chamada de bonzami tem seu nome baseado em uma máquina de limpar gelo em jogos de hockey chamada Zamboni.
  3. O design do chifre e do bico do bonzami é inspirado em caminhões limpa-neve.
  4. A esfera de construção imperial é baseada em uma arte de Ralph McQuarrie para o que então ainda se chamava Revenge of the Jedi (A Vingança de Jedi) de várias Estrelas da Morte sendo construídas.
  5. A esfera também tem o design similar ao complexo imperial que domina a capital de Lothal, indicando também a transformação do mundo em uma fábrica para a máquina de guerra imperial.

O Episódio: O episódio começa com a parte mais importante para a história da galáxia – rebeldes muito próximos de encontrarem a Estrela da Morte. Geonosis está deserto, não há qualquer sinal de vida na superfície do planeta. Isso é apenas um gancho que fica inexplorado e, de acordo com o Rebels Recon, voltará futuramente. A última vez que vimos Geonosis, foi em Revenge of the Sith, e agora descobrimos que o planeta foi dizimado e que algo muito grande estava sendo construído.

ROTS-DS

Geonosis tá ali, logo abaixo.

Pousando na esfera de construção, eles são recepcionados pelo Agente Kallus e ainda ganhamos uma cena de batalha entre Chopper e uma unidade R2, que me lembrou bastante o episódio 7 da primeira temporada de The Clone Wars, onde R2-D2 é obrigado a lutar com R3-S6, um astromech espião. Porém, ao escapar, Zeb fica para trás, tendo que fugir em um pod de escape. O problema é que Kallus acha exatamente o mesmo pod e os dois acabam caindo em uma lua gelada (Bahryn), no fundo de uma caverna. Para ajudar, Kallus ainda quebra a perna.

Presos lá, os dois começam a trocar farpas típicas dos inimigos que são, mas começamos a ver o motivo do título (Os Honrados, em tradução livre) quando Zeb diz que prefere esperar que Kallus se recupere da perna quebrada para que possam terminar a luta de maneira justa. Quando a célula que os mantinha quentes tem sua energia gasta, Zeb encontra uma pedra que emite luz e calor. É claro que eu não entendi o que levaria dois seres supostamente inteligentes a ficarem do lado de fora do pod, expostos a inimigos e vento, quando poderiam estar dentro, mais protegidos e quentes.

E é aí que Zeb resolve escalar a caverna para que o sinal do transponder chegue aos rebeldes, mas é interrompido por um bonzami, que não me parece ser exatamente o bicho mais inteligente do universo, além de lerdo. Zeb começa a colocar perguntas na cabeça de Kallus, como descobrir o que aconteceu com a população de Geonosis – e o agente não acredita que tenha sido o Império, pois não vê sentido nisso.

Descobrimos que o bo-rifle que Kallus tem não foi pego como um troféu, mas foi oferecido por um Lasat que foi derrotado pelo agente. Descobrimos também que na sua primeira missão, o agente Kallus foi o único sobrevivente de sua unidade e que vários cadetes foram mortos justamente por um mercenário Lasat. A conversa se conclui com ambos se perguntando se você pode julgar todos os Lasat ou os Imperiais por apenas um deles.

honorable-ones-concept-art_26_74b8b985

A escapada é típica de desenho animado. Mas dá pra engolir pela diversão que é ver o agente Kallus em desespero.

Após escaparem da caverna, eles acabam continuando a conversa em volta da pedra quente, e Kallus afirma que em Lasan não era para ter sido um massacre. Quando a Ghost chega, Kallus resolve ficar e esperar o Império e Zeb se despede, não avisando seus colegas de que Kallus estava lá.

O episódio termina com Kallus encontrando o almirante Konstantine, que nem sequer pergunta nada para o agente. Kallus guarda para si a pedra e o episódio termina.

Opinião do Jair Yoda: Este episódio neste momento parece pouco significativo e não e daqueles que sentimos grande vontade de rever, mas deixa três implicações importantes: os rebeldes não estão tão longe de descobrir a Estrela da morte, Geonosis foi dizimado (informação que aparece também na HQ Darth Vader) e o Agente Kallus agora terá muito o que pensar. Esta última é a mais importante para a série, podendo indicar um arco similar o de Ventress ou mesmo de Finn. É sempre curioso também ver quando um imperial não é realmente ruim, mas que ele acha que está fazendo o bem para a galáxia. Espero agora um crescimento de qualidade dos episódios, já que faltam apenas 5 para o fim da temporada.

REBELS RECON #2.16

Reviews e notas da 2ª Temporada

s02e15 – Homecoming: 8.5

s02e14 – The Call: 8.0

s02e13 – Legends of the Lasat: 8.0

s02e12 – The Protector of Concord Dawn: 7.0

s02e11 – A Princess on Lothal: 7.0

s02e10 – Legacy: 7.0

s02e09 – The Future of the Force: 9.0

s02e08 – Stealth Strike: 7.5

s02e07 – Blood Sisters: 7.5

s02e06 – Wings of the Master: 8.0

s02e05 – Brothers of the Broken Horn: 5.5

s02e04 – Always Two There Are: 9.0

s02e03 – Relics of the Old Republic: 8.5

s02e02 – The Lost Commanders: 6.0

s02e01 – The Siege of Lothal: 9.0

Reviews e notas da 1ª Temporada

s01e07 – Gathering Forces: 7.0

s01e06 – Empire Day: 8.0

s01e05 – Out of Darkness: 7.5

s01e04 – Breaking Ranks: 6.5

s01e03 – Rise of the Old Masters: 8.0

s01e02 – Fighter Flight: 7.0

s01e01 – Droids in Distress: 7.5

s01m01 – Spark of Rebellion: 7.5