Iniciando uma Rebelião #21 – s02e14 – The Call

A galáxia muito, muito distante é praticamente um oceano sem água! Tem raias, tem lesmas e Star Wars Rebels não parou e nos apresentou as baleias/lulas que viajam pelo hiperespaço – algo que faz mais sentido do que uma minhoca gigante conseguir comida morando em um campo de asteróides. Siga-nos em um dos episódios mais peculiares da série, The Call (O Chamado)!

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Nota  do M’Y: 8.0 (0 até 10)

Trilha Sonora: Purrgil in hyperspace (Clique com o botão direito para salvar)

Curiosidades:

  1. O design do Chefe Yushyn é baseado em um design de Ralph McQuarrie para um caçador de recompensas em O Império Contra-Ataca.
  2. A falta de um tanque externo sugere que o planetóide tem uma atmosfera respirável, mas que ela precisa ser filtrada. Yushyn e os Rodians respiram normalmente. Adeus ciência em nome de um orçamento.
  3. A pintura que Sabine fez no capacete de Kanan é de um Loth-cat.
  4. A forma do plural correta de purrgil é purgill mesmo, apesar de Hera falar purgills.
  5. No script, o líder purgill  é chamado de Rei Purrgil.
  6. A falta de dois painéis nos estabilizadores, as asas, dos TIE Fighters aumenta muito o campo de visão do piloto, mas deixa o TIE muito difícil de ser pilotado, instável.

O Episódio: Os rebeldes estão com muito pouco combustível e congelando para não gastar com aquecedor enquanto tentam roubar “gasolina espacial” do Império. É nessa hora que Ezra escuta um barulho que ninguém mais escuta, nem mesmo Kanan – quando descobrimos que são uma mistura de baleias com lulas/polvos espaciais. Já havíamos visto raias espaciais em The Clone Wars, minhocas em Império, então não é difícil que existam outras mega-criaturas do vácuo.

O choro delas para quando a Ghost passa a voar entre elas, mas é neste momento que dois TIEs amarelos modificados, pintados de amarelo e sem dois painéis frontais em cada asa. Os caças são da Corporação Mineradora e pilotados por Rodians.

the-call_21_9dc104ce

Fico pensando o que exatamente leva alguém a tirar os dois painéis da frente de TIE Fighters!? Será que para deixar de reserva?

Ghost segue as baleias espaciais até onde está a refinaria. É um cenário muito bonito e há uma piscina de gás combustível bruto. Enquanto discutem o plano, Ezra nota um purrgil diferente e Rodians atirando nos outros purrgil. Descobrimos que as baleias se alimentam do combustível e que Yushyn quer elas mortas.

O salto quase orbital que eles fazem é bem parecido com a cena que existe em Star Trek de J.J. Abrams e tenho bastante certeza de que isso foi proposital. Enquanto a batalha ocorre, Ezra cai em cima do Rei Purrgil e vemos várias das baleias espaciais roxas e amarelas, que inicialmente pensei serem de uma espécie diferente das anteriores, até pela comunicação e olhares brilhantes. Quando elas chegam para ajudar, a batalha é rápida e logo a estação mineiradora é destruída.

O episódio termina com todas as purrgil entrando no hiperespaço – o que me fez concluir que elas são roxas e amarelas quando tem “combustível”!

Opinião do Jair Yoda: Esse foi um episódio bem diferente e até curioso. Não vi grande evolução nos personagens, o que dificilmente fará deste um episódio para ser revisto. Nem mesmo a característica de Ezra de comunicação com animais é notável aqui, já que vimos isto várias vezes e de maneira mais importante para o seu caro. Mas serviu para explicar como os rebeldes conseguem combustível e vimos também o que inspirou o povo daquela galáxia muito, muito distante a querer viajar pelo universo.

REBELS RECON #2.14

Reviews e notas da 2ª Temporada

s02e13 – Legends of the Lasat: 8.0

s02e12 – The Protector of Concord Dawn: 7.0

s02e11 – A Princess on Lothal: 7.0

s02e10 – Legacy: 7.0

s02e09 – The Future of the Force: 9.0

s02e08 – Stealth Strike: 7.5

s02e07 – Blood Sisters: 7.5

s02e06 – Wings of the Master: 8.0

s02e05 – Brothers of the Broken Horn: 5.5

s02e04 – Always Two There Are: 9.0

s02e03 – Relics of the Old Republic: 8.5

s02e02 – The Lost Commanders: 6.0

s02e01 – The Siege of Lothal: 9.0

Reviews e notas da 1ª Temporada

s01e07 – Gathering Forces: 7.0

s01e06 – Empire Day: 8.0

s01e05 – Out of Darkness: 7.5

s01e04 – Breaking Ranks: 6.5

s01e03 – Rise of the Old Masters: 8.0

s01e02 – Fighter Flight: 7.0

s01e01 – Droids in Distress: 7.5

s01m01 – Spark of Rebellion: 7.5