Iniciando uma Rebelião #16 – s02e09 – The Future of the Force

Hoje não tem nada a dizer além disso: Ahsoka luta! AH! SO! KA! LU! TA! Precisa de mais motivo pra acompanhar o review com a gente?

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Curiosidades:

  1. Não é dito no episódio, mas o planeta para onde o transporte de fugitivos está indo se chama Chandel.
  2. A criança capturada dos braços da avó no início do episódio se chama Alora, em homenagem a Elora Danan, o bebê que inicia a história de um clássico da Lucasfilm: Willow.
  3. O mundo de Takobo pode ou não ter seu nome derivado do fato de que o jantar do dia em que essa história foi desenvolvida pela primeira vez foi em uma casa de tacos.
  4. O espaçoporto em Takobo tem o arco que foi criado por Ralph McQuarrie (e não utilizado) para o palácio de Jabba. Este mesmo arco pode ser visto em Jakku em The Force Awakens. Inclusive, levou este que vos escreve a achar por uns 30 segundos que Takobo era Jakku.
  5. A vizinhança que Kanan e Ezra investigam é chamada de Hammertown (Cidade-Martelo, em tradução literal – aliás, você que é fã de Game of Thrones, já parou pra pensar que Winterfell é Inverno Caído?), indicando que a cidade é uma colônia de Ithorians.
  6. O apartamento de Oora tem uma boneca tooka, que já havia aparecido anteriormente em The Clone Wars.

Rebelss02e09jakku

Alguém anda fazendo dinheiro vendendo essa peça pela galáxia.

Opinião do M’Y: Sobre o planeta Chandel, Darja tenta acalmar sua neta, quando a Sétima Irmã e o Quinto Irmão invadem a nave. Eles procuram a pequena Alora, e logo já temos uma cena bastante incomum para um programa do Disney XD: o Quinto Irmão enviando seu sabre-de-luz para chacinar os passageiros que não são considerados importantes.

De volta a Garel, Ahsoka precisa conversar com Kanan sobre “assuntos de Jedi”, dizendo, inclusive, que o mestre de Ezra se qualifica a isso mais do que ela – uma clara alusão a sua saída da Ordem Jedi antes da Ordem 66. Ela explica que ela tem tentado descobrir mais informações sobre o Sith e monitorado transmissões de Mustafar. Com isso, ela descobre que os Inquisidores tem uma segunda missão – ela só não sabe qual. Porém, ela consegui decodificar duas coordenadas diferentes e precisa que Kanan e Ezra investiguem uma enquanto ela parte para a outra. Ahsoka pede ainda para que levem Zeb. Fica implícita aqui a existência de uma hierarquia que coloca Ahsoka acima de Kanan, como se eles fossem uma mini Ordem Jedi de 3 membros e Ahsoka fosse o conselho inteiro.

Rebelss02e09gallifrey

Talvez meu lado Whovian esteja vendo demais…

Os três partem para Takobo, que tem cidades que de longe me lembraram as cidades do planeta Gallifrey, planeta natal de um certo Doutor sem nome em uma das mais longínquas séries de ficção científica existentes. Chegando mais próximo, a cidade está mais para um projeto Cingapura galáctico do que para a capital de uma civilização universalmente poderosa: os prédios são todos iguais, com pequenos apartamentos para Ithorians.

Quando Ahsoka aparece sozinha em um A-Wing, meu fã interior queria que fosse um Jedi Starfighter do fim das Guerras Clônicas. Por algum motivo, os Inquisidores retiraram os corpos dos mortos, mas deixaram Darja viva. Considerando a demonstração anterior da Sétima Irmã em querer muito derrotar Ahsoka, não duvido que isso tenha sido parte do plano. Apenas fiquei pensando como que uma cidadã idosa, normal, saberia identificar que o bebê tem a Força.

Chopper e Zeb encontram dois TIE Advanced com a pequena Elora dentro – e Chopper quer explodir a nave com a criança dentro! Acho que isso, apesar de ter sido usado com humor, me pegou até mais que a chacina. Há uma clara diretriz da equipe criativa para Ezra não matar (a maioria das vezes ele usa a arma de estontear ou apenas corta os blasters dos inimigos), mas Chopper pode falar de explodir uma nave com um bebê?

Kanan e Ezra encontram a Ithorian Oora, que teve seu filho Pipey procurado, mas ela conseguiu enviá-lo com um dróide antes que os Inquisidores chegassem. Mais uma vez não é fácil de entender como uma mãe comum saberia que o filho bebê tem a Força e ainda se adiantou aos Inquisidores. Zeb alcança o bebê, mas logo é alcançado pelos dois Inquisidores, que começam uma perseguição. Tentando alcança-los, Kanan e Ezra enxergam um dos dróides papagaios da Sétima Irmã, mas optam por não drestuí-lo, apenas desviam de seu campo de visão. Isso mais pra frente se provará um erro.

Screen Shot 2015-12-13 at 8.07.01 PM

“Olha mãe, brilha!” – Ithorian, bebê

Ezra tenta acalmar o Ithorian, mas ele provavelmente sente a presença do lado negro. Kanan tem uma ideia esperta: enganar os dois com o barulho do choro pelo comunicador e depois se usar de isca para a criança escapar. Aí é que Kanan e Ezra percebem: a criança tem a Força. Enquanto Ezra foge com Piper, Kanan enfrenta a Sétima Irmã e Zeb enfrenta o Quinto Irmão. Por algum motivo, ver o Jedi e a Inquisidora lutar me lembra muito as lutas de Obi-Wan Kenobi e Asajj Ventress, mas sem o flerte descarado.

E é aí que Ezra solta a besteira: “Assim que eu te devolver para sua mãe, talvez você poderia viver com a gente em Garel”. O problema é que um dróide papagaio não tem esse nome por acaso. “Comandante, envie reforços e feche todos os espaçoportos”. Esta ordem precede o momento de uma perseguição de speeders! Olá Ataque dos Clones! Aliás, uma cena muito legal tanto aqui quanto nas prequels. Kanan demora uma eternidade pra pensar em atirar no speeder inimigo, mas quando isso finalmente acontece, o Quinto Irmão lança seu sabre – e eu achei que ia tirar a cabeça do Zeb.

A luta de sabres continua: dois Jedi, um Lasat e dois Inquisidores – e um bebê Ithorian quase enfiando a mão no sabre-de-luz. Mas a vitória do lado negro é fácil. Aí você que, assim como eu, estava irritado com o excesso de fan service na série toma na cara com o segundo maior fan service – e ama! Ahsoka Tano! Dois sabres! Brancos! Com uma trilha sonora sensacional e um dos movimentos mais legais que eu consigo me lembrar de uma batalha de sabres, Ahsoka jamais passa perigo. É uma evolução impressionante. Não no sentido de que ela vá equivaler a Darth Vader (é sempre interessante lembrar que os Inquisidores não chegam aos pés do Lorde sombrio), mas no sentido da evolução que a personagem teve no próprio controle.

Screen Shot 2015-12-13 at 8.10.32 PM

Darth Maul pira nas defesas!

Deixamos o episódio com Ahsoka lembrando dos acontecimentos de Children of the Force (s02e03 de The Clone Wars, onde o caçador de recompensas Cad Bane roubou crianças para serem levadas para Mustafar para servir como fontes de poder de Palpatine. E com os Inquisidores descobrindo os rebeldes em Garel.

Rebelss02e09tfa

Essa mereceu até um poste estilo TFA!

Conclusão do M’Y: Este foi um episódio daqueles que dá gosto de rever! Talvez o duelo entre Ahsoka e os Inquisidores ajude, mas este foi um episódio bom. O retorno de uma história iniciada e deixada aberta nas Guerras Clônicas faz sentido: se no passado Palpatine tinha os Jedi para impedi-lo, ao estar no poder o passo natural seria usar crianças sensitivas ao seu bel prazer. A maneira como este episódio faz a história geral da série andar (ou aparenta fazer), nos faz esquecer os pequenos problemas, sendo o principal deles o fato de as duas parentes das crianças conhecerem os Inquisidores e saberem que as crianças são sensitivas. A trilha sonora é um show à parte, principalmente durante o duelo. Kevin Kiner apanhou bastante pela trilha sonora de The Clone Wars, que foi bem ruim no filme e nas duas primeiras temporadas. Desde a terceira temporada as músicas tem sido muito boas, mas Rebels apresenta o ápice. Esperamos poder ver um disco mais pra frente com as melhores!

Nota do M’Y: 9.0 (0 até 10)

REBELS RECON #2.09

Reviews e notas da 2ª Temporada

s02e08 – Stealth Strike: 7.5

s02e07 – Blood Sisters: 7.5

s02e06 – Wings of the Master: 8.0

s02e05 – Brothers of the Broken Horn: 5.5

s02e04 – Always Two There Are: 9.0

s02e03 – Relics of the Old Republic: 8.5

s02e02 – The Lost Commanders: 6.0

s02e01 – The Siege of Lothal: 9.0

Reviews e notas da 1ª Temporada

s01e07 – Gathering Forces: 7.0

s01e06 – Empire Day: 8.0

s01e05 – Out of Darkness: 7.5

s01e04 – Breaking Ranks: 6.5

s01e03 – Rise of the Old Masters: 8.0

s01e02 – Fighter Flight: 7.0

s01e01 – Droids in Distress: 7.5

s01m01 – Spark of Rebellion: 7.5

1 comentário

    • Jonas em 25/12/2015 às 14:17

    Great haul!! I picked up the Batman Pop! fgeruis today! I was shocked to see them there. I now realize I should have picked up the Chicken Walker too… that’s really cool looking. I love that the Hoth guys are hanging out in the freezer. That’s hilarious! Hope those are snow peas…

Comentários foram desabilitados.