Episódio VII and beyond: rumores e mais rumores! Jaina Solo ou Jabba the Hutt?

star-wars-episode-7
OK. Alguns dias sem atualizar e lá vamos nós! Pelas minhas contas temos mais ou menos uns 30 anos de filmes de Star Wars a cada 2 ou 3 anos pela frente!

Lembram da notócia sobre filme do Yoda baseada no fato de que a Disney espera lançar spin-offs baseados em personagens da saga? Agora já adicionaram ao rumor filmes do Han Solo e do Boba Fett no começo de Fevereiro e chegaram a falar de filmes do Jabba até esses dias. Então segue a lista de coisas que as pessoas dizem que a Disney vai fazer:

  • Yoda
  • Han Solo
  • Boba Fett
  • Palpatine
  • Jabba the Hutt
  • Darth Plagueis
  • Knights of the Old Republic

Não, você não leu errado. Só em fevereiro foram “confirmados” por pessoas que não tem nada a ver com quem manda em Star Wars 7 filmes além dos episódios VII, VIII e IX! Isso dá 30 anos de filmes! E agora nós do Jedi Center vamos te dizer o motivo de nenhum deles acontecer (talvez o do Han até aconteça um dia). Vamos começar com o que chama mais atenção de todos (caso você esteja interessado apenas nas notícias do Episódio VII, basta rolar até o fim da notícia):

KNIGHTS OF THE OLD REPUBLIC

KotOR é definitivamente o melhor jogo com a melhor história já criada para games de Star Wars. Ponto. Aí nós tivemos o fiasco KotOR II e o novo fiasco TOR, que pretendia ser KotOR III, IV, V, VI, VII, VIII, IX,…, CDXXI. E daria um excelente filme. Porém aqui cai no mesmo motivo de não vermos a Trilogia de Thrawn, a série X-Wing ou a série New Jedi Order no cinema: a Disney quer criar histórias novas, não simplesmente adaptar o que já está feito. Claro que um ou outro elemento pode ser utilizado, como nomes de personagens ou espécies aliens, mas as histórias em si? “Não, obrigada”, diz a Disney. Ah, e o Drew Karpyshyn, responsável por grande parte da história do jogo, já negou o rumor. Ainda assim esse provavelmente seria o melhor dos filmes citados.

DARTH PLAGUEIS

Quem pensou nesse rumor tem sérios problemas. Já cai primeiramente na questão do Universo Expandido que já fo abordada acima, visto que a história do Lord Sith que treinou Palpatine está em um livro que carrega o seu nome. Outro que o cara é alienígena. Alguém favor me achar um filme de ficção científica que a personagem principal não seja humano e que seja sucesso de público (e nem adianta falar E.T. do Spielberg, pois a personagem principal acaba sendo o menino Elliot). Claro que sempre é possível criar um roteiro onde um Jedi vá descobrir o Plagueis e morra no final, sem conseguir passar o conhecimento para a Ordem, mas até a Disney chegar nisso existem pelo menos uns 50 filmes mais legais pra fazer.

JABBA THE HUTT

Jabba é um ícone pop. Desde seu alter ego Pizza the Hutt em Spaceballs (S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço) até “Moves like Jabba”. Apesar disso, Jabba Desilijic Tiure não é exatamente o personagem mais interessante nem par aos fãs mais die-hard. Fui obrigado a procurar artigos do Universo Expandido focados na lesmona, mas existem pouquíssimos. Algumas HQs da década de 1990 e um livro chamado “Tales from Jabba’s Palace”, que embora tenha Jabba no título, é uma antologia de histórias de personagens menores presentes no palácio do gangster. Seria um gigantesco tiro no pé um filme assim. E se for pra fazer o que fizeram com Jabba no filme The Clone Wars, melhor que não faça mesmo.

PALPATINE

Um filme sobre Darth Sidious resvala bastante na idéia do filme sobre Darth Plagueis, até pelo motivo de que não existe nada muito fora da relação Plagueis – Sidious que falte ser explorado em tela. Os seis filmes junto com The Clone Wars já nos deram informação suficiente sobre o Sith e suas maquinações. No fim o que iria diferenciar um filme desses e um sobre Plagueis seria meramente o ponto de vista do roteiro. E aí resvala de novo na história já escrita, ter que criar história nova e tudo mais.

BOBA FETT

Tá aí um filme que realmente pode sair eventualmente. Existe um culto ao pensonagem entre os fãs – principalmente os fãs norte-americanos. E isso existe desde a TC, mesmo eu falhando miseravelmente em entender o motivo. Boba Fett é cult! Exemplo recente: How I Met Your Mother, uma das comédias mais assistidas dos EUA e programa mais pirateado de 2012 ao lado de Game of Thrones, no seu episódio de 11 de Fevereiro colocou a personagem principal, Ted Mosby, em armadura de Boba Fett para enfrentar sua louca namorada Jeanette. Esse é o filme que pode funcionar, se adicionarem um side-kick falante, já que o perfil do Boba é quietão.

HAN SOLO

Esse talvez seja o filme mais fácil de acontecer. Até pelo fato de que os rumores apontam para um jovem Han Solo e a Disney já é bem experiente com filmes de pirata fazendo sucesso. Lembrando que até GL flertou um pouco com inserir um jovem Han Solo (com cerca de dez anos) em ROTS. Fica de curiosidade o fanfilm Star Wars: The Solo Adventures  – e tem até opção pra ver em 3D com óculos!

YODA

Yoda é um filme que nada impede que ocorra, mas que não deveria ser feito. Entre as várias proibições que GL fazia para o UE, como wookies Jedi adultos na época da NT, a principal delas estava no velho mestre de espécie desconhecida: nada sobre seu passado deveria ser revelado. Nem espécie, nem planeta natal, nem mãe, nem nada. A NT e The Clone Wars já deram uma nova dimensão ao pequeno “sapo”, que não agradou muitos fãs e que alterou a percepção da TC: Luke foi a redenção de Yoda, foi a maneira de Yoda corrigir seus erros do passado (e não foram poucos). Do passado de Yoda pouco se sabe antes de ter treinado Dooku: seu primeiro mestre foi N’Kata Del Gormo e eventualmente o droid Professor Huyang ajudou Yoda na missão de construir seu sabre-de-luz. Agora que GL não manda mais, nada impede que a Disney faça isso. Mas isso seria destruir uma personagem icônica.

EPISÓDIO VII

Falando de filme confirmado agora, apesar de notícias não confirmadas. Por enquanto a previsão de lançamento é 29 de Maio de 2015 (os outros seis episódios todos saíram em Maio, enquanto os spin-offs The Clone Wars, Caravana da Coragem e Battle for Endor saíram entre Agosto e Novembro). Vale lembrar que J.J. Abrams pode, enquanto diretor e dono da produtora Bad Robot, adiar o filme se assim achar necessário.

Nada de muito surpreente, aparentemente agora Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford tem contratos assinados para voltar a seus papéis. A volta de Harrison talvez seja um pouco surpreendente, visto que o ator nunca escondeu preferir Indiana Jones e que ficou 30 anos sem assistir TESB após o lançamento. Obviamente isso ainda não está confirmado e não existe menção à Billy Dee Williams, embora este tenha se mostrado interessado em voltar.

Os papéis dos Big Three não devem ser principais. A Luke caberá um papel de mentor, similar ao Obi-Wan e de Yoda na TC, tão clássico na ficção em geral. Han e Leia devem ter aparição diferente da de Luke, embora seu papel também vá ser de suporte. O rumor mais atual é que a trilogia estará centrada em “Han and Leia’s child and grandchild“. Coloco em inglês pois a frase não dá indicação do sexo das personagens centrais. Fosse em português, a fonte do Nerdvana seria obrigada a entregar o sexo, já que a tradução pode ser tanto filho e neto como filha e neta.

O que isso significa pra gente hoje? Primeiro a questão de que é falado no singular: um(a) filho(a) e um(a) neto(a). Voltando no UE, Han e Leia tem 3 filhos, Anakin e os gêmeos Jacen e Jaina, e uma neta, Allana, filha de Jacen. Nas iterações mais recentes (44 anos pós-ANH) Han, Leia e Luke estão entre 63 e 75 anos, Jaina é uma Mestre Jedi de 35 anos, Jacen e Anakin Solo estão mortos e Allana é uma criança de 8 anos iniciando treinamento. As idades estão bem próximas das dos atores. Com isso e o recente boato de que a trilogia seria centrada em uma mulher o Nerdvana espera que exista uma chance de a trilogia utilizar Allana e Jaina Solo. Obviamente nada impede que os nomes sejam utilizados mas nada da história seja mantida. E também nada impede que até nomes sejam diferentes!

Nós (ou pelo menos eu!) aqui do Jedi Center estamos torcendo para um filme centrado na Sword of the Jedi e seu sabre púrpura!