contato@jedicenter.com.br
Template Cover Site

O que Snoke quer e como isso se conecta à Saga?

Desde que O Despertar da Força surgiu nas telas de cinema em Dezembro passado, a galera da Internet tem discutido fervorosamente sobre quem seria Snoke e o consenso da maioria é que ele seria um rosto já familiar na Saga (ou pelo menos um descendente), chegando muitas vezes a forçar a barra. Mas a pergunta sobre quem é Snoke e como ele se conecta aos eventos anteriores de Star Wars (precisa mesmo sempre se conectar?) pode ser a pergunta errada. E se a questão mais pertinente fosse o que Snoke quer e como isso se conecta ao oitavo capítulo da Saga e o futuro da galáxia?

A CIÊNCIA SOMBRIA DA TRANSFERÊNCIA DE ESSÊNCIA

Para um Lorde Sith, poucas idéias poderiam apresentar maior fascínio do que aquela de obter o poder de enganar a morte. A capacidade de passar várias vidas explorando o Lado Sombrio da Força e tudo o que ele é capaz, é o objetivo final para aqueles que buscam o domínio absoluto da galáxia.

A prática de transferir a consciência de um ser em outro corpo humano tem seus benefícios (corpos expiram muito antes das mentes mais agudas), mas também é repleta de perigo. Aventurando-se pelos romances Legends, a falta de vínculo com o novo corpo do hospedeiro poderia resultar em seu ser espiritual expelido para O Vazio, o que, claramente, não é o ideal. É por esta razão que Darth Plagueis recusou-se a tentar a transferência de sua alma para outro corpo, enquanto Darth Bane tentou usar a técnica em sua aprendiz, Darth Zannah, como a anfitriã, mas foi derrotado.

fc3lhgbqwllzxekvfylw

O próprio Imperador criou clones de seu próprio corpo, conseguindo prolongar seu reinado. De todo modo, isso é muito perigoso e pelo novo Universo Expandido de Star Wars, clonar-se ainda é um modo de alcançar algo que arranha a imortalidade.

Então, onde Snoke entra nisso tudo? A teoria de Jack Carr do site Movie Pilot diz que o objetivo final do Líder Supremo é a transferência de essência, e que o tempo está se esgotando para ele. Seu rosto é severamente desfigurado, o que poderia sugerir a idade avançada, mas pode ser igualmente um indício de que Snoke anteriormente tentou transferir sua consciência para outro corpo hospedeiro, mas a tentativa falhou, daí sua desfiguração horrorosa.

Snoke precisaria de um sujeito que seja jovem, permeável e emocionalmente instável, alguém incapaz de reunir a força de vontade para lutar contra a consciência invasora. Quem se encaixa nesse projeto?

Segundo Jack, Kylo Ren tem todos os requisitos. Ele não é poderoso e nem influente o suficiente para que Snoke o valorize como alguém que carregará seu legado (Rey está aí para isso), mas ele é manipulado com facilidade podendo ser o hospedeiro perfeito. O problema é que algumas inconsistências já aparecem: se for o caso, por que ele já não fez isso com Kylo Ren, por que esperou até que Kylo matasse Han Solo, deixando-o um pouco mais poderoso? Episódio 8 introduzirá questões como a transferência de essência visto que isso nunca foi abordado em um filme antes (ou um romance do novo Universo Expandido)? Seria um pouco tarde para isso?

Todas as dúvidas (ou pelo menos, parte delas) serão respondidas em Dezembro de 2017.

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook
  • trooper_rebelde

    Só queria lembrar que Snoke e Kylo não são necessariamente Sith… ser um adepto do lado sombrio não te faz ser um Lorde Sombrio do Sith, só te faz… sombrio mesmo.

  • Acho que faz sentido !
    E de quebra , daria sentido a frase de Han Solo para seu filho , Ben , : ” Snoke , só quer o seu poder ! Quando conseguir irá descartá-lo.”