contato@jedicenter.com.br
Dawn Of The Jedi Force Storm

LEGENDS | Os nove templos Je’daii

No começo deste ano, publicamos uma resenha sobre o primeiro arco da série Dawn of the Jedi, pertencente aos quadrinhos Legends da saga. Se você ainda desconhece a história, recomendo que leia o mais breve possível, pois na minha opinião é um dos melhores enredos de Star Wars que já foram feitos em mídias diferentes do cinema e televisão.

Hoje, de modo a introduzir o público que não leu Tempestade da Força, e até mesmo para relembrar os fãs que acompanharam há um bom tempo a trama, trazemos algumas curiosidades sobre os nove templos Je’daii de Dawn of the Jedi. Todas as informações retiradas constam na edição #00 de Force Storm, que além de abordar os templos da Ordem que precedeu os Jedi, mostra outros dados interessantes sobre os personagens, planetas e naves da HQ.

Kaleth, O Templo do Conhecimento

Kaleth Temple

Acima dos outros templos de Tython, Kaleth é o mais importante das nove estruturas. Afinal, serve como ponto de encontro dos Mestres Je’daii e centro de convocação de toda a Ordem. Kaleth é onde as questões críticas surgem, onde as decisões são tomadas e o julgamento é feito em nome de toda a Ordem. Além disso, Kaleth abriga a vasta biblioteca Je’daii. Curiosamente, Kaleth é uma palavra Je’daii que significa “santuário“.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Force Storm 1, Dawn of the Jedi: Force Storm 3, Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 2 e Star Wars: The Old Republic.
  • Mestre do Templo: Kora Ryo.

Bodhi, O Templo das Artes

Bodhi Temple

Localizado nas verdejantes planícies, perto da Floresta do Prazer, Bodhi é onde os mestres e alunos estudam a Força manifestada pelas artes – literatura, caligrafia, dança, pinturas, esculturas, culinária, música e teatro.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Into the Void.
  • Mestre do Templo: Jake Fenn.

Anil Kesh, O Templo da Ciência

Anil Kesh Temple

Neste templo, os cientistas Je’daii mergulham na ciência e alquimia. Os entusiastas são teóricos, mas os resultados geralmente são práticos e, às vezes, imprevisíveis. Anil Kesh situa-se em cima do Chasm, uma fenda tão profunda que ninguém jamais conseguiu alcançar o seu fundo. Algo dentro do Chasm interfere nos sentidos Je’daii: quanto mais forte na Força você for, mais fundo irá, e pior a interferência se torna. Alguns Je’daii ficaram malucos tentando descobrir os segredos do Chasm. Para os cientistas de Anil Kesh, o Chasm representa a Força em sua forma mais misteriosa, e eles nunca vão parar de tentar compreender sua profundidade com a ciência e a Força.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Into the Void, Dawn of the Jedi: Force Storm 2, Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 1 e Dawn of the Jedi: Force War 4.
  • Mestre do Templo: Quan-Jang.

Mahara Kesh, O Templo da Cura

Mahara Kesh Temple

Mahara Kesh está localizado no oceano e parte da sua instalação é sub-aquática. Aqui o foco é na arte da cura – ambas, com e sem a Força. O interior do templo é cheio de instalações médicas avançadas e câmaras, bem como várias salas de meditação. Muitos dos quartos que se alinham no exterior do templo possuem grandes janelas que permitem aos seus ocupantes olhar para as profundezas do Oceano Profundo. Os canhões laser foram adicionados ao templo durante a Guerra Déspota.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Force Storm 5.
  • Mestres do Templo: Naro e Calleh.

Vur Tepe, A Fornalha

Vur Tepe Temple

Esse templo reside diretamente em cima de um vulcão ativo. Um domo interior, construído sob um rio de lava, utiliza o calor do magma para energizar o templo. Nos corredores de Vur Tepe, os Je’daii se concentram em aplicações práticas. Assim, enfocam as maneiras pelas quais a Força pode ser aplicada para criar ou melhorar as coisas físicas. O templo desfruta de uma boa relação com o vizinho Anil Kesh.

A tecnologia no templo permitiu que os Je’daii impregnassem sua katana com a Força e tornassem o material extraordinariamente forte e afiado. Dizem o que Anil Kesh imagina, Vur Tepe faz acontecer.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 2, Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 5 e Star Wars: The Old Republic.
  • Mestre do Templo: Tem Madog.

Qigong Kesh, O Templo das Habilidades da Força

Qigong Kesh Temple

Localizado no deserto silencioso, a ausência de som auxilia os Je’daii a estudar suas habilidades mentais e os sentidos usados na Força.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Force Storm 2.
  • Mestre do Templo: Miarta Sek.

Stav Kesh, O Templo das Artes Marciais

Stav Kesh Temple

Stav Kesh é uma grande cidade-templo localizada na Cordilheira Gigante de Gelo. As partes principais do Templo são duas grandes estruturas construídas ao lado da montanha, com topos planos e laterais que descem as formações rochosas, além de uma torre cilíndrica que se ergue ao lado direito do templo. Pátios abertos para treinamento de combate ocupam grande parte da área externa superior de Stav Kesh.

Os habitantes de Stav Kesh criaram a forma de artes marciais conhecida como Alchaka, enquanto treinavam para aperfeiçoar suas habilidades e conexão com a Força. Muitos Je’daii alegaram brincando que esta técnica fora desenvolvida para manter as pessoas aquecidas no templo. O treinamento de armas é outra disciplina ensinada no local, sendo que Stav Kesh testa as armas desenvolvidas por Vur Tepe, a Forja Je’daii.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Force Storm 1 e Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 1.
  • Mestres do Templo: Lha-Mi e Tave.

Padawan Kesh, A Academia Je’daii

Padawan Kesh Temple

Envolto em tijolos de pedra e coberto com várias torres douradas, o templo fortaleza Padawan Kesh serve a Ordem Je’daii como sua academia para aqueles muito jovens para enfrentar os desafios de um Padawan.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Into the Void.
  • Mestre do Templo: Ruhr.

Akar Kesh, O Templo do Equilíbrio

Akar Kesh Temple

Sob um elevado pico flutua a maior das naves piramidais – o Tho Yor original de Tython. Este templo é composto por oito torres grossas que cercam um pavilhão plano. No centro há uma piscina circular em torno da qual os mestres Je’daii discutem filosoficamente sobre o equilíbrio entre Ashla e Bogan: o lado luminoso e sombrio da Força.

  • Aparições: Dawn of the Jedi: Force Storm 1, Dawn of the Jedi: Force Storm 3, Dawn of the Jedi: Force Storm 4, Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 1, Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 4 e Dawn of the Jedi: The Prisoner of Bogan 5.
  • Mestre do Templo: Ketu.

Lucas Dirani

Fanático por Star Wars desde os 6 anos, teve o seu primeiro contato com a saga assistindo os filmes da trilogia clássica e jogando Super Star Wars de SNES. Atualmente escreve para o site Jedicenter e coleciona todos os materiais da franquia, desde livros/HQs até action figures.