Han Solo e os spin-offs desnecessários de Star Wars

Enquanto a equipe do Jedicenter prepara a análise de Han Solo: Uma História Star Wars, decidi trazer uma discussão que envolve o novo spin-off: a trama dirigida por Ron Howard realmente foi necessária para o universo da saga?

A razão que me fez querer abordar esse assunto não está relacionada apenas com o ponto de vista dos fãs, mas especialmente pelas opiniões emitidas por grandes veículos do meio nerd. Antes mesmo de Han Solo lançar, muito se tem dito que a Lucasfilm deveria escutar o seu público, e trabalhar em filmes requisitados, a exemplo de Obi-Wan e da Velha República.

Esse pensamento, popular na mídia e disseminado em vários grupos do Facebook, vem sido pouco questionado para a minha surpresa. Afinal, o que uma nova história de Kenobi tem mais a acrescentar quando comparada com Solo? Quais são os critérios que definem um longa-metragem como sendo desnecessário?

Neste artigo, buscarei responder todas essas perguntas e me posicionar a respeito do tema central proposto no primeiro parágrafo. O objetivo não é fazer uma crítica do filme, embora é importante avisar que a publicação terá spoilers.

O desespero pelo spin-off de Obi-Wan

Ewan McGregor Obi-Wan Kenobi

Desde o início de 2017 que alguns portais influentes sugerem um spin-off de Kenobi. Os rumores são tantos, que diversos fãs já acham que o filme foi confirmado. Além de ser uma estratégia desprezível que pretende obter visualizações e acessos, notícias desse cunho podem frustrar os espectadores caso não aconteçam, afastando-lhes assim de outras produções diante de tal desapontamento.

Essa divulgação tendenciosa sobre Obi-Wan utiliza a paixão do fandom relativa ao próprio personagem, mas também por Ewan McGregor. E o louvor direcionado para o ator gera um círculo vicioso, no qual somente Kenobi parece ser digno de merecer um spin-off.

Antes que me xinguem nos comentários, não sou contra que o mestre receba sua própria trajetória nas telonas. Porém, venho presenciando há meses uma onda negativa de avaliações sobre Solo, justamente pelo desespero que Obi-Wan chegue aos cinemas.

Se analisarmos de modo cuidadoso, deixando de lado o hype descomedido criado por sites e canais do youtube, concluímos que o longa possui um escopo deveras fechado, restringindo-se à Tatooine. Kenobi, escrito por John Jackson Miller, seria o caminho mais provável que o filme seguiria, havendo escassas possibilidades de expansão.

Aliás, o atual UE mostrou Obi-Wan Kenobi no intervalo dos episódios III e IV, tanto na terceira temporada de Star Wars Rebels, quanto nos quadrinhos de Star Wars publicados pela Marvel. Na animação, vemos o Jedi dois anos antes de Uma Nova Esperança, matando Darth Maul no que poderia ser o ápice do eventual spin-off. Nas HQs, Kenobi aparece na adolescência de Luke, período do qual os fãs anseiam ver.

Kenobi tem mais a contribuir do que Solo?

Star Wars A New Hope

Han Solo: Uma História Star Wars relatou o esperado: o jogo de sabacc no qual Lando perdeu a Millennium Falcon, como Han conheceu Chewie, a Kessel Run e por aí vai. Informações adicionais e não tão aguardadas igualmente nos foram concedidas, a citar o primeiro relacionamento amoroso de Solo, a morte de Aurra Sing, personagens novos e o envolvimento de Darth Maul com as organizações criminosas, resgatando o arco que foi iniciado em The Clone Wars (série) e Filho de Dathomir (HQ).

Paralelamente, temos Kenobi com parte da sua jornada em Tatooine narrada. Sabemos ainda o destino de Obi-Wan ao término do longa, e superficialmente o desenvolvimento do enredo, que deve se concentrar na vigia de Luke e no ecossistema do planeta desértico. Esse conhecimento antecipado remete aos tópicos conjecturados de Solo que mencionei, cabendo a Lucasfilm elaborar surpresas e fazer com que os eventos previsíveis sejam formidáveis.

Melhor dizendo, Kenobi e Han Solo estão na mesma nave (ou barco, se preferir). Ambos são protagonistas queridos pelos fãs, e naturalmente despertarão interesse dos produtores na criação de mais histórias.

Dessa maneira, Kenobi não tem mais a contribuir do que Solo. E a afirmação é recíproca. Talvez esses não sejam os derivados com maior capacidade de amplificar o universo, só que aí entramos em outro debate.

E a Velha República?

Star Wars Kotor

São incontáveis os pedidos por um spin-off da Velha República. E opostamente ao Kenobi, noto que é uma vontade mais espontânea dos fãs. Os jogadores que tiveram contato com Knights of The Old Republic 1 e 2 com certeza compõem o grupo de entusiastas do filme, mas sempre gosto de recordar que esta era no Legends não se resume aos games, estendendo-se em 1000 anos de aventuras retratadas nas HQs e livros.

A trilogia de Darth Bane, A Era de Ouro dos Sith, A Insurreição de Freedon Nadd e a saga de Nomi Sunrider são somente alguns exemplos que o antigo universo expandido oferece de boas narrativas para a época da Velha República. E perante tanta diversidade de enredos e personagens, almejar um mero spin-off me parece desperdício. A fase da Old Republic facilmente rende facilmente uma trilogia de filmes, indo muito além do projeto recente de derivados.

E por que essas histórias não começam a ser contadas logo? Particularmente, acredito que a Lucasfilm possui um plano compreensível para o cinema, englobando ainda os demais setores (games, quadrinhos, etc). Digo isso baseado nos materiais de Star Wars lançados nos últimos anos. Em grande parte, as novas produções estão concentradas nos períodos das trilogias clássica e sequel. Basta observar: Star Wars Rebels, Estrelas Perdidas, Marcas da Guerra, Star Wars (HQ), Legado de Sangue, Doutora Aphra…

Lógico que houve exceções, como a mini-série de Darth Maul (HQ), por exemplo. Todavia, o foco permaneceu nos intervalos dos filmes originais e atuais. E essa abordagem é coerente, pois não gasta as épocas de uma vez só, permitindo que no futuro a Velha República receba atenção exclusiva da Lucasfilm. Sem contar que evita pontas soltas nas narrativas que já acompanhamos.

Portanto, muita calma! O momento da Old Republic certamente está se aproximando.

O que seria um spin-off desnecessário?

Han Solo and Q'ira

Caso tenha lido o texto até aqui, já deve ter notado que eu não considero Han Solo um spin-off desnecessário. Da mesma forma que para mim fortuitos derivados de Obi-Wan, Vader, Boba Fett e continuações para Solo são válidos. E digo isso tentando deixar as preferências pessoais em segundo plano, afinal Fett não é um dos meus personagens favoritos.

Contudo, reconheço que Boba e os demais ícones de Star Wars mencionados possuem algo a acrescentar na saga. Justamente a partir desse ponto, no qual uma nova produção cinematográfica pode expandir o cânone, é que passo a classificar o longa-metragem como útil, necessário ou qualquer outra atribuição semelhante.

Han Solo tinha o poder de contar narrativas há muito tempo desejadas (ex: Kessel Run), e de fato fez isto. Adicionalmente, os roteiristas interligaram a origem de Solo com arcos que aparentavam ser distantes (Maul e os sindicatos do crime). Gostando ou não, é inegável que o trabalho de Ron Howard contribuiu bastante para a franquia.

Assim sendo, um spin-off desnecessário seria aquele com pouco potencial de expansão, estrelando personagens sem tanta popularidade e/ou que se encaixasse em filmes mais abrangentes. De modo a clarear o que disse, usarei um rumor de 2017, o qual indicava que Jabba ganharia sua própria História Star Wars.

Mesmo estando na lista de figuras antigas da saga, não faria sentido bolar um spin-off do Hutt. Jabba se enquadraria em contextos maiores, podendo ser o vilão do longa de Fett, ou das eventuais sequências de Solo. Além disso, sua notoriedade nem chega aos pés de Yoda, Luke, Sidious, etc. Os spin-offs precisam focar nos protagonistas, e com base nisso inserir personagens secundários para explorá-los junto dos principais. Desse jeito, os fãs são atraídos pelo filme, e o objetivo de expandir o universo é atingido.

Eu recebo ordens de uma pessoa! Eu!

Acredito ter respondido todos os questionamentos feitos na introdução do artigo. Obviamente vários fãs continuarão achando Han Solo um spin-off inútil, e eu não busco mudar esta opinião. Porém, deixo o conselho que você, leitor, aproveite mais as novas histórias de Star Wars. Pense também se um filme é desnecessário apenas por você preferir outro personagem. E o mais importante de tudo, não deixe que rumores e notícias mentirosas influenciem nas suas convicções. Han Solo de fato teve muitos problemas, mas foi longe de ser um desastre como alguns anunciavam.

Portanto, não deixe de assistir Solo ou os próximos longas da saga devido a terceiros. Forme sua crítica e divirta-se, pois esta época é a melhor para ser um apaixonado por Star Wars!

13 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Vinicius Carvalho em 13/06/2018 às 19:28

    Quando anunciaram o filme do han achei desnecessário. Assim como muitos acham minha vontade de ver clone wars nos cinemas desnecessária. Como curto muito a série e ainda mais agora revendo na netflix em alta qualidade considero a obra melhor que alguns filmes da saga kkkkkk…Bom, após ver Han me surpreendi e minha visão sobre o filme mudou. Quero até ver uma continuação. Não de Han e como ficou endividado com Jabba. Mas de Qi’ra, Maul e esse mundo do crime no qual poderia envolver muitos personagens clássicos do cinema e das séries clone wars e rebels.

    • Vinicius Carvalho em 13/06/2018 às 19:00

    Old Republic tbm espero ver…mas não tenho pressa. Inclusive prefiro que ela seja introduzida em uma série de tv primeiramente do que nos cinemas. Acho que tem lenha pra queimar do período que já conhecemos e não deveriam misturar. Fechar primeiramente todo esse arco entre os eps1a9 e seus spin off para depois partir pra outra linha do tempo nessa galaxia tão distante.

    • Vinicius Carvalho em 13/06/2018 às 18:44

    Ótima matéria. Muita gente pedindo Kenobi. Apesar de ser meu personagem favorito da prequel e achar Ewan perfeito no papel a galera vai ter que entender que Kenobi se refugiou em Tattoine ao final do ep3 e por lá ficou no anonimato até ep4. Ou seja, não espere vê-lo em uma grandiosa missão e salvando a galaxia. Vejo uma obra mais intimista como o livro lançado no brasil do que um blockbuster cheio de explosões e um super vilão. Será que a massa sabe e estará preparada para isso?

      • Lucas Dirani em 14/06/2018 às 11:38

      Obrigado, Vinicius! Sobre o filme do Obi-Wan, vejo que muitos hypam mais pelo Ewan do que pelo próprio personagem e o contexto que este está inserido. Isso eu até acho que é um pouco inflamado pela mídia, conforme citei no texto. São muitos rumores e quem gosta das prequels já coloca esse filme na condição de mais importante, desejado. Também considero isso bem perigoso, pois talvez o longa acaba sendo de um jeito que o público não espera.

        • Vinicius Carvalho em 14/06/2018 às 12:12

        Meu medo maior é fazerem algo que o público quer e não condizer com o anonimato do personagem kkkkkk…é um filme pra se pensar muito em como fazer. Escolher bem a data de lançamento e o tempo de um filme SW pra outro. Acredito que o fracasso de Han se deve muito pelo fato que em fevereiro ainda estava passando the las jedi….pouco tempo de um filme para outro e ainda sofreu a concorrência de 3 filmes da marvel. A galera não vai tanto ao cinema assim. Talvez se tivessem lançado mais pro final do ano. Por que o filme não é ruim….ou alguém acha que jumanji 2 que faturou 900 milhões é melhor que han solo kkkkkk

          • Lucas Dirani em 14/06/2018 às 17:23

          Acho que quanto a fidelidade da história podemos ficar tranquilos. A Lucasfilm vem ligando os enredos em diversas mídias sempre com respeito em relação ao que já foi estabelecido no universo. Logo, dificilmente o filme do Obi-Wan não seguiria o exílio em Tatooine. Sobre o fracasso de Solo, acredito também que seja muito por conta da proximidade com TLJ, e o tempo escasso de divulgação do longa. Some isso a concorrência de Deadpool 2 principalmente, e das várias notícias negativas que circularam por meses a respeito de Solo, que de fato entendemos a fraca bilheteria.

    • Danilo Almeida em 11/06/2018 às 10:52

    Eu gostei bastante de Solo, principalmente na segunda vez, consegui enxergar mais do Han no ator, o Lando então nem se fala, na minha opinião ficou magnífico e muito fiel. Também gostei muito da expansão que o filme trouxe para a saga. Só espero que eles não desanimem com o “baixo” rendimento do filme, e tragam mais filmes de Solo, ou uma trilogia completa, pois ficaria muito indignado se depois daquele final, não tivesse uma continuação.

      • Lucas Dirani em 11/06/2018 às 11:23

      Concordo com você, Danilo! A continuação de Solo seria muito boa para enfim explorar o Jabba, e como o Han acabou entrando na lista negra do Hutt. Mas se no final das contas o longa acabar com números ruins, to achando que só veremos essa história nos livros.

        • Danilo Almeida em 11/06/2018 às 21:39

        Maldito sistema capitalista que só se baseia em números hasuheuahua apesar de eu querer muito um próximo filme, irei ficar satisfeito se for apenas no UE mesmo.

    • Silas Natan em 10/06/2018 às 23:46

    Com respeito à época em que as produções se concentram no momento também notei isso, quando realmente focarem na Velha República, e até antes, vai ser como uma renovação para franquia. Concordo o editor! E um excelente momento pra curtir star Wars! Precisamos mesmo aproveitar sem deixar que críticas, muita vezes sem razão, nos influenciem!

  1. Post muito interessante! Ainda não assisti Solo pra classificá-lo, mas vendo superficialmente ele mostrou coisas interessantes. Se fracassou, deve ter sido por outros fatores mas não foi por falta do que mostrar. Sobre Obi-Wan Kenobi é complicado pois mesmo que Ewan McGregor seja um grande ator, eles teriam que encaixa a história num momento onde Obi-Wan não possuía a mesma idade das prequels mas também não era tão velho. Pra mim, se levarmos em conta a idade atual do ator seria na metade do período entre o III e o IV. Claro que o ator não precisa ter a mesma idade do personagem, mas ela não pdoe ser tão distante também.

      • Lucas Dirani em 10/06/2018 às 17:37

      Muito obrigado, Luigi! Recomendo que você assista ao filme, com certeza irá se divertir. Acredito que o filme tenha ido mal de bilheteria até então principalmente por conta da concorrência, como a de Deadpool 2, por exemplo. Isso sem contar com os problemas internos (demissão dos diretores) e vários rumores negativos a respeito do longa. Mas independente disso, acredito que foi um spin-off bom para Star Wars no geral, diferenciando-se bem dos últimos lançamentos da saga 🙂

      1. Que bom ouvir isso 😀 Quero ir assistir sim. Outra vez tinha visto um post (tweet, comentário, não lembro) falando o seguinte “Só de ser um filme de Star Wars onde o objetivo principal não é destruir uma base, já é um motivo para ver” Algo do tipo. Concordo, se pararmos pra pensar, 4 dos 8 filmes principais da saga tem como objetivo a destruição de uma base (Episódio IV: Estrela da Morte, Episódio VI: Estrela Da Morte 2, Episódio I: A base da Federação Do Comércio (não era o objetivo principal, mas acabou sendo o motivo da vitória de Naboo sobre os droides) e Episódio VII: Starkiller)

Comentários foram desabilitados.