contato@jedicenter.com.br
Cover America2

SOLO | Seu guia definitivo de easter eggs e referências

HAN SOLO: UMA HISTÓRIA STAR WARS finalmente chegou e, assim como Rogue One (confira aqui nosso guia) está repleto de Easter Eggs e referências muitas delas ao Universo Expandido, o novo e o Legends. Fiz o melhor para compilar todos os momentos que consegui encontrar vendo o filme apenas no cinema. Se você sentiu falta de algum, mande nos comentários e vamos nessa!


OS DADOS “DE SABAAC”

Certamente alguém parou para pensar qual era o lance com os dados que estão pendurados na Falcon, mostrados em OS ÚLTIMOS JEDI. Pois bem, Rian Johnson escreveu a cena de Luke retirando os dados de Han pois havia uma cena no roteiro de O DESPERTAR DA FORÇA onde o próprio Han pendurava os dadinhos ao pegar a Falcon de volta. Os dados apareceram brevemente em UMA NOVA ESPERANÇA e nunca mais foram vistos até Episódio 8.

O Dicionário Visual do Episódio 7 conta que Han usou estes dados no jogo de Sabaac para ganhar a Millennium Falcon, mas em HAN SOLO vemos que é um amuleto que ele carrega para dar sorte desde sua infância.


A MARCHA IMPERIAL

O icônico tema de Vader e o Império toca brevemente em uma propaganda para o recrutamento Imperial. Vale destacar que a trilha sonora de John Powell utiliza diversos trechos da Trilogia Clássica durante o percurso de Kessel, como o tema Imperial do Episódio 4, a fuga de Tatooine, o Ataque dos TIE-Fighters e o Campo de Asteróides.


VCX-100

O modelo da nave pode não parecer familiar aos ouvidos, mas aqueles que acompanharam Rebels vão reconhecer que Han alega pilotar uma nave de mesmo modelo da Ghost.


AS IRMÃS ZAN, BOSSK e AURRA SING

Val menciona as irmãs Zan, que pode ser uma referência à Zan e Zu Pike que aparecem no livro Sombras do Império.

Bossk é o famoso trandoshano que aparece em O IMPÉRIO CONTRA ATACA durante a cena dos caçadores na nave de Vader.

Lando afirma que Beckett matou a caçadora Aurra Sing que teve uma breve participação em A AMEAÇA FANTASMA e um papel maior em THE CLONE WARS


“HEM” SOLO

Pouca gente nota isso mas Billy Dee Williams sempre pronunciou “Han” como “Hem” e Donald Glover pronuncia da mesma maneira.


MAUL E DATHOMIR

O líder da Aurora Escarlate é ninguém menos que Darth Maul ou melhor, Maul. Para aqueles que apenas acompanham o filme, Maul sobreviveu ao golpe de Obi-Wan e durante as temporadas finais de The Clone Wars foi rejeitado por seu antigo Mestre e aprisionado. A HQ Filho de Dathomir (publicada aqui no Brasil levando o selo Legends por engano) conta sobre a fuga de Maul e como ele reuniu alguns ex-mandalorianos para seu séquito. Em REBELS, alguns anos após SOLO, encontramos ele novamente. O filme mostra um período de tempo até então desconhecido de Maul e os roteiristas tiraram vantagem para faze-lo como o chefão do crime da vez.

Maul também menciona para Qi’Ra seu planeta-natal Dathomir, famoso no lore de Star Wars por abrigar as Bruxas da Noite.


TËRAS KÄSI

Qi’Ra é uma lutadora formidável graças a seu conhecimento de “Teräs Käsi”, um estilo de luta  Star Wars: Masters of Teräs Käsi.


WEASEL

O ator Warwick Davis apareceu em diversas mídias de Star Wars, tanto os filmes como nas séries animadas. O mais curioso aqui é que em SOLO ele interpreta o mesmo personagem de sua participação em A AMEAÇA FANTASMA: o pirata Weasel que faz parte do bando de Enfys Nest.


SCARIF

Scarif é mencionado brevemente por Qi’Ra como um dos lugares que pode conter Coaxium refinado em grande quantidade, alegando que o local é impossível de invadir.


O DISFARCE DE LANDO

Para invadir as minas de Kessel, Beckett se disfarça de guarda costas de Qi’ra e ele usa a mesma roupa que Lando usou em RETORNO DE JEDI.


C-3PWOOKIE

Anthony Daniels esteve em todos os filme de Star Wars como C-3PO. Até agora. No entando o ator teve uma breve participação como um Wookiee durante a Rebelião de Kessel.


BENTHIC DOIS TUBOS

O capanga de Saw Gerrera em ROGUE ONE faz aqui uma pequena participação na gangue de Enfys Nest.


ONDE ELA APRENDEU A SE COMUNICAR?

A fusão de L3 com a Millennium Falcon pode parecer estranha a princípio, mas na verdade é uma referência a uma fala de C-3PO em O IMPÉRIO CONTRA ATACA: “Senhor, eu não sei onde sua nave aprendeu a se comunicar, mas tem um dialeto muito peculiar”, diz o droid do protocolo. Não bastasse isso, quando a fusão ocorre temos um som que antes era característico da Falcon sendo ligada e agora podemos pensar que L3 é a fonte disso. Confira o som aqui, logo nos primeiros segundos do vídeo.


O MESMO MOVIMENTO

A aparição do tabuleiro da Falcon já não pode ser considerado um easter-egg, no entanto, durante a partida com Beckett, Chewbacca faz o mesmo movimento com as peças que o fez perder a partida para R2-D2 durante UMA NOVA ESPERANÇA. Beckett usa a mesma criatura que R2, também.


EU SEI

Óbvio dos óbvios, o momento em que Han responde “Eu sei” ao “Eu te odeio” de Lando é uma referência à famosa cena de O IMPÉRIO CONTRA ATACA quando Han responde o mesmo ao “Eu te amo” de Leia.


TAG E BINK

Dois personagens muito famosos dos quadrinhos fariam uma aparição em SOLO, mas a cena foi cortada perto do final do processo de edição do filme. Ron Howard até havia postado uma foto em seu twitter dos dois. Jonathan Kasdan, o roteirista, interpretaria um dos personagens. A cena se passaria durante a Academia Imperial, Han desobedeceria uma ordem como piloto e seria escoltado para fora pela dupla.

Tag e Bink foram originalmente criados por Kevin Rubio e apareceram em algumas edições de vários quadrinhos de Star Wars. Eles foram vistos em várias aventuras diferentes durante a cronologia da Saga, muitas vezes se cruzaram com os principais eventos e personagens vistos nos filmes. Sua breve cena em SOLO estava no roteiro, desde o primeiro rascunho.


CLOUD RIDERS

Embora eles não sejam nada parecidos com os personagens dos quadrinhos, a gangue de Enfys Nest leva o nome de um grupo de piratas espaciais vistos nos quadrinhos clássicos da Marvel. Os Cloud-Riders são bandidos violentos que atacam e saqueiam aldeias locais, que é o que os espectadores devem pensar de Enfys e sua tripulação … antes de descobrirmos a verdade!


O DETONADOR TÉRMICO

Durante seu confronto com Lady Proxima, Han ameaça a líder dos com uma pedra que ele finge ser um Detonador Térmico. Ele até faz um clique com a boca para “armar” o detonador, da mesma forma que Leia ameaçou Jabba com um verdadeiro detonador térmico em O RETORNO DE JEDI quando ela está disfarçada como Boushh.


VALACÓRDIO

Enquanto Val fala sobre seu time dos sonhos, Tobias Beccket fala sobre como ele vai se aposentar em um planeta distante e aprender a tocar o Valacórdio. Esta é uma referência profunda a um game de Star Wars. Introduzido pela primeira vez no MMORPG Star Wars Galaxies, o valacórdio é um instrumento musical encontrado em Yavin 4.


ISSO PERTENCE A UM MUSEU!

Dryden Vos tem muito orgulho dos artefatos que colecionou ao longo dos anos e, com certeza, esses incluem os ídolos mais notáveis ​​de cada um dos principais filmes de Indiana Jones. O ídolo da fertilidade de Os Caçadores da Arca Perdida, as Pedras Sankara do Templo da Perdição e o Santo Graal de A Última Cruzada. Com certeza, um dos ídolos mais proeminentes em exibição no escritório de Vos é, na verdade, um crânio de cristal, que parece ser uma referência ao filme de Indiana Jones. No entanto, não é assim tão simples. Por um lado, sim, emparelhado com os outros ídolos, é definitivamente uma referência, ao mesmo tempo, porém, é uma referência ao passado legends de Han Solo.

De acordo com o guia visual do filme, o crânio de cristal é especificamente de Xim, o déspota. Ele foi um personagem importante no último romance da trilogia The Han Solo Adventures, de Brian Daley. Xim era um maluco que viveu há milhares de anos e ficou famoso por seu tesouro escondido. Em Han Solo e o Legado Perdido, Han e Chewbacca se dirigem a um planeta misterioso para tentar encontrar o tesouro de Xim, mas acabam tendo a Millennium Falcon roubada deles! De qualquer forma, a capa do livro contou, é claro, com uma caveira de cristal!

E não vamos esquecer da armadura mandaloriana!


AS CRÔNICAS DE CALRISSIAN

Lando senta na Falcon e começa a ditar as Crônicas de Calrissian, um livro de memórias sobre uma aventura envolvendo uma mulher chamada Sharu. Isso, é claro, é uma referência a Lando Calrissian and the Mindharp of Sharu, de L. Neil Smith, o primeiro de uma trilogia. Esse romance introduziu o jogo do sabacc no universo de Star Wars.


BIG SHOT GANGSTER

Qi’Ra comenta sobre o Cartel Hutt, Beckett menciona Tatooine e um grade gangster montando uma equipe. Quem será, não é?


Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook