contato@jedicenter.com.br
Capa Trap

RUMORES: a maturidade necessária (ou a falta dela) para lidar com eles

Todo fandom tem seus rumores. Em Star Wars não seria diferente. São muitos os fãs, muitos os meios de divulgação de informações, e a interação é intensa. Isso tudo propicia que os rumores se alastrem muito rapidamente.

Antes de falarmos sobre como lidar com os rumores, considero importante refletir sobre o valor dos mesmos. Rumores são relativos, sabendo lidar com eles, podem ser saudáveis, agradáveis, inspiradores até, quem não gosta de especular? Mas também pode ser um gerador de falsas expectativas, um mero clickbait, ou um disseminador de fake news.
Radicalismo não será a posição aqui. Não penso que rumores devam ser evitados e ignorados (totalmente), nem também que devam ser aceitos como verdades como muitos fazem. O importante é buscar um equilíbrio.

Pense naquele personagem que você mais gosta, e que talvez, você não tenha ficado satisfeito com o que fizeram com ele. Imagine a notícia: “Personagem X retornará em próximo episódio da saga, saiba como!” por duvidoso que seja, muitos vão clicar. Alguns vão se iludir e compartilhar como verdade factual, alguns sem ler até. Outros meios sensacionalistas vão compartilhar mais ainda, o negócio vai se alastrar. Os mais inteligentes vão de deparar com a decepção assim verem que não é nada.

Do mesmo modo os rumores sobre filmes, como os rumores sobre um filme do Obi Wan. Grande parte dos fãs quer, daí surgem rumores e mais rumes, uns dizendo que já começou a ser produzido, outros que quem vai dirigir é o George Lucas, e isso vai longe, mesmo que a Lucasfilm nem sequer tenha se pronunciado oficialmente, tem gente que já leva isso como algo real e confirmado, e se alguém questiona e pede fontes, traz um link de algum site sem credibilidade alguma, cheio de “talvez”, “parece que”, “meio que”, “rumores indicam”.

A maturidade diante dos rumores, deve partir, em primeiro lugar, dos meios que veiculam as notícias. Os veículos de mídia devem honrar a credibilidade que seus leitores depositam. Há muitos sites, páginas e canais extremamente sensacionalistas. Usam títulos atraentes, para embalar uma mentira sem fundamento, e o alvo é sempre você que está lendo! O objetivo é te instigar a acreditar, ao menos o suficiente para curtir, comentar e compartilhar. O meu mais sincero conselho diante disso é que tenha cuidado, leia com atenção, verifique as fontes. Cabe a cada leitor se conscientizar sobre o que está lendo.

Uma coisa bem negativa, quando não ponderamos os rumores, é a ilusão de expectativa. Pegando um exemplo bem prático de rumores que muitos ouviram. Sobre Os Últimos Jedi, havia um rumor, no qual o Kylo Ren iria com os Cavaleiros de Ren enfrentar Luke e Rey, Kylo enfrentaria a Rey e Luke daria conta de todos os cavaleiros de uma forma incrível, muitos se animaram com isso, e depois se frustaram quando perceberam que não tinha nada de real.

Não é ruim criar expectativas, desde que você seja maduro o suficiente para lidar com elas. Uma coisa é entre amigos especular o que vai acontecer. Outra coisa é ler rumores e depois criticar a Lucasfilme e a Disney por não terem feito o que você achou que iria ser.

Como você lida com os rumores?

Cícero de Jesus

23 anos, fã de Star Wars desde os 5. Apaixonado por todos conteúdos da saga e nerdices em geral, mas não apenas isso. Meu personagem favorito é Luke Skywalker, considernando que moro em Tremembé, idenfico-me com o personagem em seu exílio. Gosto de escrever/resenhar os conteúdos que vejo/leio em Star Wars, compartilhar opniões é algo que me agrada.