contato@jedicenter.com.br
Template Resenha

RESENHA |Star Wars: Knights of the Old Republic – iOS & Android

android-rpg-kotor-3

Star Wars: Knights of the Old Republic permanece como um dos melhores jogos de Star Wars já feitos mesmo após 13 anos de seu lançamento! Portanto, não há dúvida se você deve ou não jogá-lo (sim! Mil vezes sim!). A pergunta que fica no ar é se o port para as plataformas móveis se mantém.

Lançado pela Aspyr Media para Android e iOS (originalmente desenvolvido pela BioWare e lançado pela LucasArts), em Knights of the Old Republic (KOTOR a partir daqui) os jogadores podem escolher uma das três classes  (em inglês: soldier, scout e scoundrel), cada uma com diferentes habilidades (furtividade, persuasão etc). É possível customisar o rosto do personagem bem como o sexo e o nome.

kotor-android-game-review-2

KOTOR se mantém muito bem nos dias de hoje. Apesar de suas mecânicas não serem tão polidas quanto um Mass Effect ou Dragon age, os personagens, ambientação e a trama ainda se mantém belamente e se manterá por muito. Pegue o combate por exemplo. O jogador controla um personagem assinalando para ele ações de combate (mudando de personagens do seu grupo ao seu critério) de uma maneira muito parecida com Dragon Age II. A vasta árvore de diálogos e suas escolhas, as vezes o levando a escolher entre o lado da luz ou sombrio é um precursor óbvio do sistema paragon/renegade de Mass Effect.

A produtora aponta na playstore: “KOTOR não foi reduzido para mobile de nenhuma maneira. É a experiência completa!” Enquanto isso justifica o tamanho do app, também resume os prós e contras de portar um jogo de console para um mobile. Vamos lá:

Mesmo após uma década de avanços, KOTOR envelheceu muito bem. Os gráficos estão ótimos na telinha e a trilha sonora (do renomado Jeremy Soule) é épica e lembra muito a trilha dos filmes. Cada raça alienígena do jogo tem sua própria língua o que te dá uma imersão gigantesca no universo e como todo bom RPG, o mundo está cheio de problemas que apenas você pode resolver.

photo-2-610x457

Navegar pelos menus e os equipamentos está muito melhor com o advento dos controles de toque, com alguma exceção como o menu de poderes, onde os ícones estão pequenos e o texto é complicado de ler. Controlar o movimento de seu personagem e mudar a câmera são feitos com o mesmo movimento do dedo o que se prova meio desajustado.  Acabei por pausar o jogo e então mover a câmera o que acaba com, por exemplo, a fluidez do combate. Jogar em um tablet (ou com uma stylus) pode resolver.

Mesmo com esses problemas, o jogo merece nossa atenção. A trama não é menos interessante por ser jogada em um telefone. Essa história maravilhosa está ao nosso alcance em uma fila de banco, esperando o ônibus, em qualquer lugar chato onde não tem um videogame à mão.  Mesmo que você seja um fã da BioWare e Star Wars ou está jogando pela primeira vez, esta versão móvel é um grande atrativo narrativo. Afinal, quem não quer ter a chance de salvar a Galáxia… ou mergulhá-la nas trevas?

android-rpg-kotor-1

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook

This Post Has One Comment

  1. SanX

    Melhor jogo de Star Wars que existe. A história é sensacional, devia ser canonizada!

Comments are closed.