contato@jedicenter.com.br
Full20040606144659

[RESENHA] Star Wars: Dark Forces

cOVER

Star Wars: Dark Forces é necessário para qualquer fã de Star Wars com vontade de explodir Stormtroopers. É mais um daqueles jogos onde sua missão é ir de um ponto ao outro. Embora possa soar como o seu antigo clone Doom, Dark Forces tem mais jogabilidade, ótimo som, e acima de tudo, um cenário deslumbrante.

Não se engane. Este trooper da capa ainda errou o tiro!

Não se engane. Este trooper da capa ainda errou o tiro!

Dark Forces é o primeiro FPS (First Person Shooter) criado que lhe permite olhar para cima e para baixo, tornando mais fácil para você atirar nos inimigos acima e abaixo de você. Justamente quando você pensa que está sozinho e seguro enquanto caminha através da face de um penhasco, um tiro vem sabe-se lá onde, forçando você a passar alguns momentos procurando pelo atirador. Hoje em dia, obviamente este recurso pode parecer mundano, comum e lógico. Mas, citando ele novamente, experimente jogar a primeira versão de Doom onde você apenas virava para a esquerda e a direita. É frustrante! As habilidades de pular e abaixar também são essenciais!

Parte da história gira em torno do roubo dos planos da primeira Estrela da Morte. Uma trama que será aproveitada no vindouro filme “Rogue One”

Kyle Katarn é um ex-oficial imperial que virou mercenário e agora é contratado pela Aliança Rebelde. Depois de ter roubado os planos da Estrela da Morte de uma instalação remota, ele é encarregado de investigar a destruição repentina de uma base rebelde escondida. Isso o leva a enfrentar o General Imperial Rom Mohc e seus Dark Troopers – soldados cibernéticos com a armadura e poder de fogo para virar a maré da guerra.

BeardlessKyleKatarn-PreTalay-SWDF

O temido Dark Trooper

O temido Dark Trooper

O jogo marca a primeira tentativa da LucasArts no mercado de tiro em primeira pessoa. Em vez de licenciar o motor gráfico de Doom, como muitos concorrentes, a LucasArts criou o seu próprio motor interno: Jedi”. O motor “Jedi” contém recursos mais avançados de tecnologia, incluindo a capacidade de olhar para cima e para baixo, saltar, agachar, e suporte limitado para salas (setores) sobre salas. Modelos 3D também fazer aparições ocasionais dentro do jogo, como torres ou a nave de Kyle deixando-o ou buscando-o a cada missão. A maioria dos níveis tem uma estrutura bastante complexa, muitas vezes como um labirinto, e incluem vários botões que precisam ser ativados para alterar o layout do nível. O pulo está integrado na jogabilidade, pois certas áreas só pode ser acessadas dessa maneira.

Você já sabe o que vai acontecer com este pobre trooper solitário

Você já sabe o que vai acontecer com este pobre trooper solitário

O jogo apresenta catorze níveis. Muitos deles fazem referência a personagens ou lugares da Trilogia Clássica e o Universo Expandido, como uma visita a Jabba, uma viagem por Coruscant, e uma batalha no interior de um Star Destroyer. Ao contrário da maioria dos FPS daquela época, cada nível tem objetivos para Kyle cumprir, que vão desde pegar uma pista e sair vivo, até plantar bombas em torno de uma fábrica para destruí-la. Cutscenes aparecem entre as missões-chave para atualizar a trama.

A cada inicio de fase você pode rever um briefing sobre a história e ajustar a dificuldade

A cada inicio de fase você pode rever um briefing sobre a história e ajustar a dificuldade

A música e os sons do jogo são incríveis. O título de abertura já apresenta o tom com o clássico tema de John Williams e assim que o jogo começa você imediatamente lembra das cenas de ação do filme pela trilha sonora fiiél. Finalmente, os cenários são fantásticos. Há tantos níveis diferentes de altura neste jogo que o seus arredores são nada menos do que vastos!

Você se perderá várias vezes

Você se perderá várias vezes

Uma missão favorita é o nível de gelo no planeta Fest, onde os soldados podem estar em qualquer lugar em frente, acima, abaixo, ao lado, ou do outro lado de um abismo. Tão grande são os níveis que você pode realmente disparar em um inimigo bem longe de você em um outro ponto por ora inalcançável da fase, apenas para se deparar com seu corpo morto 20 minutos depois!

Percebam a variação de altura dos cenários

Percebam a variação de altura dos cenários

Dark Forces é um jogo maravilhosamente concebido que te mantém entretido por horas. Apesar de não permitir um multiplayer, há abundância de desafio para manter-se ocupado por muito tempo. É preciso ser realmente poderoso com a Força para passar através de todas as missões sem perder uma só vida. A sua biblioteca de jogos de Star Wars estaria incompleta sem Dark Forces!

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook