contato@jedicenter.com.br
Template Resenha

[RESENHA] Star Wars: Dark Forces 2 – Jedi Knight

Star Wars: Dark Forces 2 – Jedi Knight é a continuação da história do Dark Forces, porém com gráficos totalmente 3D, cutscenes com atores reais, poderes da força e muito mais. Foi meu primeiro contato com um jogo de Star Wars no PC e um dos meus primeiros jogos originais. O  jogo foi lançado em 1997 para PC e desenvolvido pela LucasArts. O trabalho de localização e distribuição foi através da finada BRASoft – responsável pela distribuição de empresas como Maxis, Eletronic Arts e LucasArts.

Capa do Jogo

A primeira vez que tive contato com esse jogo foi na casa de um amigo, ele tinha a versão de demonstração do jogo que só continha apenas uma fase e nada mais. Não lembro exatamente o ano em que vi esse jogo pela primeira vez, mas não existia internet ADSL, muito menos Youtube, então os jogos pra PC sempre tinham versões de demonstração pra que os consumidores possam jogar um pouco antes de comprar.

Alguns poucos anos depois encontrei o jogo numa loja de informática quando fui comprar alguma peça para o meu PC e vi o jogo à venda por um preço bem barato. Comprei sem nem pensar duas vezes e corri pra casa para poder jogá-lo. Após a instalação, iniciei e jogo e tive as duas primeiras boas impressões do jogo: cutscenes com atores de verdade e dublagem em português do Brasil!

Atores de verdade!

Atores de verdade!

 

Fazendo parte do selo Legends, a história se passa um ano após os eventos do Retorno de Jedi. O protagonista é o mercenário Kyle Katarn, previamente apresentado no antecessor Dark Forces. Kyle descobre que seu pai, Morgan Katarn, foi assassinado por um Jedi Sombrio chamado Jerec, que planeja trazer o Império de volta sob seu comando. Após recuperar um disco que estava em posse do droide 8t88, Kyle retorna a casa do seu pai em seu planeta natal para poder descobrir o que aconteceu com ele.

O jogo também tinha personagens em CGI!

O jogo também tinha personagens feitos digitalmente!

Ao vasculhar a casa, Kyle encontra o droid da família Katarn, WeeGee, que pode ler o disco que ele encontrou com 8t88. O disco continha uma mensagem do pai de Katarn, que lhe revelava a existência do “Vale dos Jedi”, um local sagrado e que também é um ponto de foco da Força. Na mensagem, o pai de Kyle também o presenteia com um sabre de luz que estava dentro do droid e a missão de encontrar o vale e impedir os planos de Jerec.

Woah, um lightsaber pra mim? Obrigado, pai!

Wow! Um lightsaber pra mim? Obrigado, pai!

Jedi Knight é essencialmente um first person shooter como o Dark Forces, porém existe também a opção de uma visão de terceira pessoa – muito mais legal de se jogar, na minha opinião. O jogo tem dois modos de jogos que nos são apresentado logo na tela de início: Single-player e Multi-player.

imagem-4

Na campanha single-player, que conta com 21 (isso mesmo, vinte e uma) fases, com objetivos específicos que devem ser completados para que a próxima esteja disponível. Uma variedade enorme de armas e após a terceira fase, pode-se utilizar o sabre de luz e a Força! Aqui que o jogo muda drasticamente, pois com a adição da Força e sabre de luz, deixa o jogo muito mais divertido e muda a forma como os FPS eram naquela época.

E aí, vão encarar?

E aí, vão encarar?

Digam "olá" para meu pequeno amiguinho blaster!

Digam “olá” para meu pequeno amiguinho blaster!

O sabre de luz além de muito poderoso, também é capaz de desviar tiros de blasters, destruir alguns obstáculos e também serve como lanterna em lugares escuros.  Existem três tipos de poderes da Força: poderes da Luz, Sombrio e Neutro. Os poderes do lado da Luz fornecerem opções que não dão dano, por exemplo: o poder de recuperar a vida e persuadir os inimigos a ignorar o jogador. Poderes Sombrios são os que infligem dano: poder jogar objetos nos inimigos e o famoso estrangular tão usado nos filmes por Darth Vader. Já os poderes Neutros aumentam as habilidades atléticas do jogador, por exemplo pulo alto ou correr mais rápido.

Poderes da força.

Poderes da força.

São 12 poderes da Força no total, quatro para cada tipo. Após completar algumas fases específicas, ganha-se um ponto para distribuir entre os poderes além também de um ponto bônus caso se encontre todos os segredos de uma fase. A distribuição de pontos se dá entre as fases, assim dá pra iniciar cada nova fase com novos ou poderes mais fortes.

Muitas fases contém quebra-cabeças que é necessário usar os poderes da Força afim de completá-los e também existe uma variedade enorme de inimigos e não inimigos que podemos interagir.

Deixa eu passar essa luz verde em vocês, juro que não dói!

Deixa eu passar essa luz verde em vocês, juro que não dói!

Em um determinado momento do jogo somos apresentado à mesma escolha que Luke Skywalker teve. Se juntar ao Lado Negro ou se manter no lado da Luz. Conforme a escolha do jogador, o final do jogo muda, com direito a cutscene e tudo.

Somos do mal pois usamos roupas pretas!

Somos do mal pois usamos roupas pretas!

O modo Multi-player permite batalhas de até oito pessoas em rede local e trinta e duas (!!!!) através da internet. Neste modo, é possível customizar a skin do personagem, ou seja, podemos jogar com outros personagens da saga além de Kyle Katarn e a cor do sabre de luz (lightsaber roxo, oh yeah!). No multi-player existem dois modos: Capture a bandeira e o “Jedi Training” que é basicamente um mata-mata e que pode ser customizado também, por exemplo, limitando alguns poderes da força ou a criação de times.

Aquela emoção do multiplayer

Aquela emoção do multiplayer

Os sons do jogo também são dignos de nota. Com músicas conhecidas da série e os ótimos efeitos sonoros, tanto de explosões, tiros, como de naves, e movimentos com o sabre de luz. Vale também notar uma boa dublagem em português do Brasil, enriquecendo ainda mais a experiência do jogo conforme você confere abaixo:

Dark Forces 2 foi um dos jogos que mais joguei e um grande responsável pelo crescimento do meu amor a Star Wars. A experiência que tive com ele na época foi maravilhosa. Os gráficos do jogo envelheceram bastante, mas é um jogo altamente recomendado, tanto pela história como também pra sentir como eram os jogos antigamente. O jogo pode ser adquirido através do Steam, porém apenas em inglês.

Calleb Bezerra

Fã inveterado de Star Wars, acredita que os Ewoks são mais terríveis do que pensamos e que os Midi-chlorians foram uma ideia induzida pelo Lado Sombrio da Força.