contato@jedicenter.com.br
Capa Jedicenter Abc

Por que Luke Skywalker se fechou para a Força?

Como bem entendemos em Os Últimos Jedi, Luke Skywalker se fechou para a Força. Entretanto, no filme, o motivo para ele se fechar não é evidente. A adaptação em HQ nos ajuda em muito a entender melhor as razões de Luke. Seguem abaixo cenas passadas antes do encontro entre Luke e Rey:

Adaptação de Os Últimos Jedi em HQ

Como vimos, Luke conclui que é mais difícil se fechar para a Força do que se conectar com a mesma. O que o leva treinar essa habilidade é a busca pelo equilíbrio.O que ele tinha em mente remte à uma frase do Snoke, a ideia de que sempre as trevas iriam ao encontro da luz, e isso sempre gera conflito, mortes, fatalidades as quais ele sofreu ao se deparar com seu templo em chamas, seu maior fracasso.

A ideia de Luke se assemelha com as práticas monásticas, como jejum, retiro, contemplação, o que geralmente se resume em abster-se de algo essencial para buscar o autoconhecimento ou para uma experiência espiritual.

No contexto do Mestre Luke faz muito sentido. Ele buscou um lugar isolado, alto, onde há um templo, para buscar algo, buscar uma verdade. Até então, apenas conseguimos dizer que Luke viu que o melhor era ele ficar isolado, para manter o equilíbrio, pois, para ele, se retornasse, apenas ampliaria o conflito.

Em Os Últimos Jedi Luke diz que durante muito tempo houve equilíbrio, até o momento que ele aceita treinar seu sobrinho. É um dos pensamentos que o leva a optar pelo isolamento, não só da realidade, mas também da Força.

Fechar-se para a Força não é uma Técnica Infalível

Um detalhe interessante, presente no início da novelização de Os Últimos Jedi, é a constatação de que a técnica de se fechar para a Força não é infalível. Há momentos em que Luke não consegue evitar a conexão, como em sonhos, quando ele não está consciente. Ele sonha com uma realidade totalmente alternativa sobre a vida dele, na qual inclusive ele teria uma esposa.

A conclusão em que podemos chegar é que Luke teve motivos reais para se fechar. Ainda assim a Força encontrou alternativas de se conectar com ele. Conforme vemos na HQ, a Rey é um dos meios pelo qual a Força vale para alcançar o Mestre Jedi.

Cícero de Jesus

23 anos, fã de Star Wars desde os 5. Apaixonado por todos conteúdos da saga e nerdices em geral, mas não apenas isso. Meu personagem favorito é Luke Skywalker, considernando que moro em Tremembé, idenfico-me com o personagem em seu exílio. Gosto de escrever/resenhar os conteúdos que vejo/leio em Star Wars, compartilhar opniões é algo que me agrada.