contato@jedicenter.com.br
Capa Poster

OS ÚLTIMOS JEDI | Teaser Trailer comentado cena a cena

O trailer começa aparentemente mostrando as estrelas. Aposto que todos estavam esperando uma nave surgir quando a imagem vai ficando mais clara e vemos uma rocha. De súbito, temos Rey em treinamento, muito provável que a cena se passe após aquela em que as pedras começam a levitar (a qual veremos mais embaixo). Talvez acordando de uma visão, tipo Luke perdendo a concentração em TESB.

Dois takes maravilhosos de Skellig Michael (Ahch-To) e Luke fala para Rey apenas respirar. Ela está se recuperando da visão, aparentemente. O mais legal aqui é que estas duas tomadas são as cenas mais “terrenas” que já vimos em Star Wars. Sempre temos uma adição que torna o universo mais alienígena, mas aqui vemos planos completamente comuns para nós.

Ela olha para o mar no melhor estilo “cena do por do sol” em um momento de contemplação.

Rey sentada em plena meditação consegue mover as pedrinhas ao seu redor. Novamente um espelho do treinamento de Luke em O Império Contra Ataca.

Leia é a luz e Kylo Ren as trevas, o que é bastante simbólico, considerando que são mãe e filho. A cena de Leia é linda e me faz pensar se, assim como o Almirante Raddus (o Mon Calamari azul) em Rogue One, a morte dela não ficará implícita ao fim do filme. Sabemos que ela não retornará para o IX, de acordo com Kathleen Kennedy. Isso pode, inclusive, alterar o arco de Ben Solo. Sem pai e mãe, será que ele voltaria para a luz? Nem o amor entre mestre e Padawan fez Vader voltar a ser Anakin. Apenas o amor de pai e filho fez isso na Trilogia Clássica.

Uma pequena biblioteca e temos a capa de um livro com o símbolo da Ordem Jedi. Penso que as cenas não necessariamente estejam ligadas ou ocorrendo no mesmo lugar. O livro está queimado e em O Despertar da Força nem Luke nem Rey usam luvas mas é muito legal vermos relíquias de épocas antigas sendo apresentadas no filme. O livro acompanha Rey falando do balanço, aquele que ouvimos falar nas prequels e no trailer da quarta é última temporada de Rebels. Talvez Luke inicialmente pense que o balanço é não ter Jedi e não haver ordem do Lado SOmbrio. Imagino que durante o filme ele perceba que se não houverem Jedi, ainda assim haverá ordens do Lado Sombrio.

“É muito maior”, ele diz, enquanto vemos ele treinar Rey no estilo Karatê Kid: já é uma das cenas mais bonitas da Saga.

E aí começa a ação. Temos speeders inéditos em um planeta de sal chamado Crait (filmado na Bolívia) contra os novos walkers da Primeira Ordem.

Finn ainda em recuperação no início do filme pelas luzes que passam rapidamente na cena, Finn pode estar em uma nave pelo hiperespaço. Poe e BB-8 correndo, e logo a X-Wing deles é destruída durante a invasão que veremos mais tarde liderada pela Capitã Phasma. Um detalhe: na cena da X-Wing explodindo podemos ver modelos novos da A-WING no canto esquerdo e direito da tela.

Falcon versus TIEs: ou Rey, R2 e Chewie saem de Ahch-To e encontram problemas, ou os problemas encontram eles lá.

Rey correndo com o sabre e Ren com o sabre apontando para alguém. Pela iluminação, não estão na mesma cena.

Luke e R2 vendo um prédio destruído. Talvez a mesma cena de O Despertar da Força por outro ângulo. Acredito que o flashback seja ainda no momento em que ele reluta em treinar Rey (como Yoda relutou em treina-lo).

Phasma chegando ao que parece a base Rebelde onde Poe e BB-8 estavam.

Aí finalmente temos uma batalha espacial foda! Podemos ver brevemente mais das A-Wings que já aparecem nesta época na HQ Poe Dameron da Marvel. Há também novos cruzadores da Resistência. Seria uma fuga desesperada?

E Luke diz que é hora dos Jedi acabarem. Coisa que o trailer entrega que não vai acontecer, afinal ele claramente treina Rey.

O teaser trailer é inicialmente escuro, um pouco mais com cara de filme dos anos 80 do que TFA ou Rogue One. Como todo teaser, ele é feito pra te cutucar e entregar pouco: vemos Finn ainda sem se recuperar (e sabemos que ele irá), vemos Poe e BB-8 em apenas duas cenas (não necessariamente corredor e X-Wing preta explodindo são continuação), não sabemos o que Leia está fazendo, não sabemos se a batalha é entre República e Primeira Ordem, Resistência e Primeira Ordem ou os três, não vemos nada de Rose (a personagem de Kkelly Marie Tran), nem de Benício Del Toro (que não sabemos o nome), nem Laura Dern (que também não sabemos o nome), nem Snoke, Hux, Chewbacca, R2-D2, Maz Kanata ou o planeta-cassino Canto Bight.

O trailer diz muito pouco e o que diz é confuso: Luke não quer mais treinar Jedi, mas treina Rey. A teoria: Rey chega, Luke diz que não quer treinar Jedi, algo acontece que muda a mente de Luke e ele treina ela (coisa que vemos no trailer). Pronto. E em algum momento ou eles saem de Ahch-To, ou a Primeira Ordem chega (vide Falcon versus TIEs). O curioso é: pode ser a primeira vez em nove filmes que poderemos ver o treinamento de um Jedi em detalhes! Estamos ansiosos.

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook
  • Luciano Rezende

    Marcelo, para mim a última frase é a soma de duas frases separadas: It’s time for the Jedi…. e só depois, com outro tome de voz “… to end.” Acho que é só pra gerar (e deu muito certo) especulação. O que você acha?

    • Marcelo Eduardo

      Acho provável também. Conhecendo a nova tendência de star Wars de mostrar pouco ou mostrar desinformações seria bem possível!

  • Rafael Teles

    Tá muito preso nos Jedi amigo, o Luke quer o fim deles e isso é bem necessário, afinal não há mais sith tbm. Rey vai ser treinada na Força, apenas isso.