contato@jedicenter.com.br
Snoke

OS ÚLTIMOS JEDI | Análise do trailer, os segredos e as pistas

Star Wars: O Despertar da Força entregou uma mensagem de potencial. Rey e Finn, praticamente desconhecidos, retidos e atormentados por seus passados, foram conduzidos pelo destino em uma aventura que os tornou heróis. Rey, em particular, percebeu sua forte conexão com a Força e resistiu mesmo ao altamente treinado Kylo Ren. Ao final do filme, ela foi para Ahch-To para buscar a orientação de Luke Skywalker, o Jedi mais experiente na galáxia.

A julgar pelo último trailer de Os Últimos Jedi, parece que Luke não é mais quem Rey pensou que era. E com uma mão estendida, Kylo sinaliza que ele também pode não ser. Este trailer é denso e oferece muitas surpresas, então dissecamos isso a fundo. Aqui está tudo o que obtivemos nesta prévia sensacional:

PODER BRUTO

A cena de abertura é de Kylo de pé na frente de uma janela, com vista para o que parece ser uma fábrica de armas que fabrica dezenas de walkers.

Pode-se assumir que estes são os novos modelos AT-M6. Um segundo olhar mostra que eles são versões pouco mais atualizadas que os AT-AT e AT-ST conhecidos de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.

O trailer então corta para Crait, o planeta que agora serve como base de operações para a Resistência de Léia. Os antigos AT-ATs estão em marcha, lado a lado com seus sucessores gigantes, bem como o transporte pessoal de Kylo.

As próximas tomadas mostram Kylo novamente, primeiro conduzindo uma guarnição de soldados através de uma formação de rocha negra, depois ajoelhado em uma sala vermelha e pegando seu sabre de luz. Snoke pode estar por perto pois vemos os pés dos seus guardas. Lembre-se desta sala.

Enquanto isso tudo se desenrola, ouvimos o Supremo Líder Snoke declarar: “Quando eu encontrei você, eu vi um poder bruto e indomável. E além disso, algo realmente especial.” Enquanto pensamos que ele está falando sobre Kylo, vemos Rey ligar o sabre de luz em Ahch-To. Estaria Snoke se referindo a ela?

SUA LINDA!

A JORNADA DO HERÓI?

Tomadas aéreas da ilha e vemos Rey se aproximar de Luke, como fez ao final de O Despertar da Força, para entregar o velho sabre de luz. Um detalhe interessante é que podemos ver parte do dano que a mão de Luke levou em O Retorno de Jedi logo acima da manga.

Então a vemos caminhar em direção a um tronco de árvore gigante e decaído. Dentro da árvore, ela encontra uma estante com os livros da Antiga Ordem mostrada pela primeira vez no teaser trailer. Os fãs especularam que esta árvore foi brotada dos restos da Grande Árvore, um forte condutor da Força que descansava no pátio do Templo Jedi em Coruscant. Uma vez que o Imperador tomou o poder, ele destruiu a árvore, salvo por dois galhos que foram selados em uma base oculta. A minissérie em quadrinhos Império Despedaçado, mostrou Luke recuperando os galhos com a ajuda de Shara Bey, uma piloto rebelde que, por acaso, era a mãe de Poe Dameron.

No entanto, a árvore parece muito mais antiga, pois está seca e guarda os restos da sabedoria da Antiga Ordem. Seria a Grande Árvore original? Afinal este é o primeiro templo Jedi.

Os fãs também têm sua própria teoria quanto aos livros. Começando com os primeiros rascunhos do primeiro filme de George Lucas, várias histórias da Star Wars referenciavam o Journal of the Whills, um registro histórico e um ícone da Força. Chirrut Îmwe e Baze Malbus de Rogue One, uma vez que juraram proteger um templo Jedi, foram referidos como “Guardiões dos Whills”. A verdadeira natureza do Diário e a definição de “Whills” continuam sendo um mistério, mas faz sentido que os único livros impressos sejam antigos.

Rey então demonstra sua vontade sobre a Força, enviando rachaduras pelo chão enquanto medita. Sua música tema toca enquanto a vemos em primeiro plano. “Algo dentro de mim sempre esteve lá” ela diz, “Mas agora despertou. E eu preciso de ajuda.”


Mas Luke não está impressionado com sua demonstração. Na verdade, ele está aterrorizado. “Eu vi essa força bruta apenas uma vez” ele responde, e o trailer corta para um flashback. O braço mecânico de Luke atravessa madeira ardente e estilhaçada. “Isso não me assustou o suficiente antes.” Seus joelhos se curvam à vista de um templo em chamas. “Assusta agora”. Luke se afasta de Rey, deixando-a agarrar-se a uma rocha. Kylo falhou com Luke antes, e ele não quer arriscar dar a Rey a chance de fazer o mesmo.

Destacamos a ótima atuação de Mark Hamill (e seus olhos) que nos mostra um Luke completamente aterrorizado com o que a Força pode fazer.

A VINGANÇA DE KYLO

Um close-up do rosto de Kylo mostra que a cicatriz que Rey lhe deu está agora coberta por uma tira metálica preta, possivelmente curando ou apenas acentuando sua face. Ele esmaga seu capacete contra uma parede, fazendo referência ao teaser onde o vemos em pedaços. Ele está renunciando ao seu Lado Sombrio, ou ele está simplesmente tentando destruir uma parte de sua antiga estética, agora considerada superficial?

“Deixe o passado morrer”, afirma Kylo. “Mate-o se você precisar. Essa é a única maneira de se tornar o que você deveria ser”. Enquanto ele diz isso, nos é mostrado seu novo TIE SILENCER, atravessando naves capitais da Resistência. O Mega Star Destroyer de Snoke, a Supremacy, é visível em segundo plano. Agora é o tema de Kylo que está tocando.

 

Em seguida, vemos pela primeira vez a General Leia, mãe de Kylo e líder da Resistência, que testemunha a destruição. Kylo mira na ponte de uma nave, sua mão fecha em torno do mecanismo de disparo. Está implícito que Kylo está tentando reunir a vontade de matar sua mãe. Mas ela realmente é seu alvo? Será que ele vai disparar?

O PILOTO E O TRAIDOR

A Millennium Falcon passa por uma caverna de cristais vermelhos em Crait. Chewbacca solta um rugido e é acompanhado por um Porg no painel de bordo. A câmera não nos mostra quem está no banco de piloto da Falcon.

Em seguida, somos mostrados a Poe Dameron, que parece muito mais determinado. Ele testemunha uma grande explosão, possivelmente vinda da própria Supremacy, que destrói uma nave de transporte da Resistência. Então, vemos os motores de sua nova X-Wing personalizada.

“Somos a centelha”, ele diz, com um toque de desejo de vingança, “que acenderá o fogo que queimará a Primeira Ordem”. No fundo do close-up de Poe vemos a tenente Kaydel Ko Connix, interpretado por Billie Lourd, filha de Carrie Fisher.

Corte para a capitã Phasma segurando um pique de prata. Finn vai até ela enquanto empunha um bastão da Primeira Ordem – a mesma arma usada contra ele em O Despertar da Força. Esses dois têm assuntos inacabados depois que Finn a deixou para morrer em uma pilha de lixo, e parece que tudo vai acabar com um conflito frente a frente.

Vale a pena notar que Finn está disfarçado aqui como um oficial da Primeira Ordem, e os dois parecem estar lutando nos restos daquela fábrica onde Kylo estava na abertura do trailer.

O FINAL

O trailer esquenta com uma enxurrada de tomadas diferentes: BB-8 sacode um choque elétrico em uma X-Wing, Luke deitado na chuva, adverte: “Isso não vai seguir o caminho que você pensa”. Em Crait, várias criaturas que se assemelham a uma raposa cristalina correm em direção a base de Resistência. É possível que as raposas tenham alguma conexão com as cavernas de cristal vermelho com as quais a Falcon passava.

A general Leia está diante da entrada gigante da base, quando lentamente as portas se fecham. Isso reflete a seqüência em Hoth, onde ela é forçada a fechar as portas da Base Echo, deixando Luke e Han do lado de fora.

Rey mergulha em uma piscina de água e emerge em uma gruta. Luke ergue-se sobre ela vestindo suas vestes escuras. O local possui um tom etéreo, quase místico.

Um enorme batalhão de soldados e oficiais é mostrado na fábrica. Finn entra usando o mesmo disfarce que ele usa quando batalha Phasma. Parece que a missão de Finn é infiltrar na base, junto com a engenheira Rose Tico, que também foi exibida vestindo um uniforme da Primeira Ordem em outros materiais promocionais. Logo depois temos mais batalhas em Crait.

Encontramos Snoke em seu manto dourado com o braço estendido. “Cumpra o seu destino”, ele entona. Um olhar mais amplo na cena mostra que Snoke está apontando seu braço para Rey, que está curvada para trás, tremendo e gritando em agonia. Também é visível um dos Guardas Pretorianos de Snoke. Lembre-se quando lhe dissemos para não esquecer esse quarto vermelho no início? Sim, parece que é a sala do trono de Snoke.

Depois de um corte em preto, ouvimos a voz de Rey: “Preciso de alguém para mostrar meu lugar em tudo isso.” Seu rosto está iluminado por um brilho alaranjado. A câmera muda para Kylo, cercada por faíscas e cinzas, com sua cicatriz e evidentemente faltando aquela faixa metálica. Kylo oferece sua mão.

Os trailers da Star Wars certamente já conduziram os fãs a conclusões erradas antes. O trailer de O Despertar da Força implicava que Finn, e não Rey, continuaria com o legado de Skywalker. O trailer de Rogue One retratou cenas que não estavam no filme. Essa troca entre Rey e Kylo poderia ser apenas um sonho ou algum tipo de teste da Força, no estilo da caverna em Império Contra Ataca. Talvez nem estejam no mesmo lugar.

O que esta cena de encerramento e todo esse trailer implicam, porém, é que o relacionamento (não pensem em romance, por favor) de Kylo e Rey desempenhará um papel fundamental em Os Últimos Jedi. Aqui estão duas pessoas imensamente poderosas que escolheram seguir caminhos radicalmente diferentes. Ambos parecem estar mais em conflito do que nunca.

Luke, por outro lado, aparece como totalmente ineficaz contra esses jovens com um potencial enorme. Star Wars nos treinou para se apoiar em heróis nobres e gentis em tempos de conflitos, mas as únicas palavras de encorajamento deste trailer são faladas por Kylo Ren e Líder Supremo Snoke. A questão é, quão fina é a linha entre o caminho de Rey e Kylo?

As respostas chegarão no dia 14 de Dezembro. Comente abaixo o que você achou de nossa análise e se você percebeu algo que não mencionamos aqui!

 

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook
  • Eu acho que o Kylo vem pro lado bom da Força .. e a Rey vai desandar ….

    Ela foi abandona pela família – tem motivos para raiva – enquanto o Kylo não … foi amado pelos pais … eu ainda acho que Han se suicidou, pois sabia que Kylo não o mataria …

    Então Luke fica assustado com ela … e não com ele, Kylo … sei não … e ainda no trailer, o Luke diz pra Leia: “Isso não vai seguir o caminho que você pensa” …