Os RPG’s de uma Galáxia muito, muito distante (Parte 1)

Como fruto de minhas outras postagens, muitas pessoas vem me perguntando o que é RPG, por isso resolvi fazer uma série de postagens sobre os RPG’s de Star Wars e dando algumas dicas sobre o que é e como podem encontrar mais sobre esse assunto.

Há 30 anos atrás o universo de Star Wars ganhava uma abertura maior para seu universo, expandido-o de uma forma nunca vista antes no mercado, antes mesmo do lançamento de livros, que consolidariam o antigo cânone (o universo expandido que foi desconsiderado após a compra da Lucasfilm pela Disney).

Estou falando do primeiro RPG de Star Wars, lançado pela já extinta West End Games, que trouxe muita alegria e aventura a muitos fãs, daquela época até os dias de hoje.

capasLançado em 1987, tal RPG possuia uma abertura, permitindo que o fã de Star Wars pudesse criar um personagem da forma que quisesse e vivesse aventuras no tão amado universo de George Lucas. O hype na época foi tanto que deu origem a muito material extra criado pelos autores da editora, material este que é usado até hoje nas obras do antigo e do novo universo expandido. Uma curiosidade é que boa parte dessa equipe criativa, hoje, faz parte do Grupo de História da Lucasfilm, contratados pela Disney para manter o novo universo expandido mais coeso.

Antes de falarmos do jogo em si, para você que talvez não conheça essa modalidade de jogo, vamos falar um pouco, de maneira simples, o que é RPG?

O RPG é um jogo onde um narrador cria uma aventura com acontecimentos, personagens coadjuvantes e antagonistas em um determinado cenário (no nosso caso, Star Wars). Ele quem controla a história, deve estar a par das regras do jogo e conhecer bem os personagens dos jogadores.

narrador

Já os outros jogadores serão os personagens centrais da história, cada um terá uma ficha de papel (hoje em dia há maneiras mais tecnológicas com tablets e fichas em pdf, mas eu sou mais clássico) onde criará seu personagem, de acordo com as regras do jogo, tendo valores em atributos físicos, mentais, habilidades, conhecimentos, entre outras características que definem um personagem.

jogadores

O narrador irá começar a contar sua história de maneira que os jogadores interajam com ela, fazendo testes de suas características em determinadas situações, como por exemplo, tentar comprar um artefato mais barato do que ele vale. Se seu personagem for bom em habilidades de comércio e negociação ele pode conseguir.

Em breve gravarei alguns vídeos explicando o conceito dos jogos de RPG, voltados para Star Wars, bem como sessões de jogo, mas ja podem ser encontrados vários materiais sobre “o que é rpg” no Youtube.

Voltando para Star Wars, o sistema da West End Games continuou em vigor até 1999, tendo uma segunda edição e outra revisada.

Vamos falar um pouco sobre o jogo?

O jogo em si é muito legal, no livro básico temos opções de espécies, seu poersonagem podendo ser um humano ou membro de uma raça alienígena, como um Rodiano, um Sullustano ou um Twi’Lek. Cada espécie tem alguns valores de atributos pré-determinados podendo ainda gastar alguns valores como bem entender.

No livro podemos ver também alguns templates de profissão, não que seja obrigatório que você seja de alguma delas, mas é muito útil para apresentar o conceito do jogo e para personagens iniciantes. Você pode ser desde um alien estudante da força, uma jovem jedi, um pirata, uma contrabandista, um jogador salafrário, um piloto destemido, entre outras profissões bem legais.

No jogo temos 6 atributos principais e várias perícias dentro de cada  um desses atributos.

oct-2011-008O atributo Destreza por exemplo, rege sua agilidade, sua habilidade com armas, entre outras coisas mais. O atributo Conhecimento mede sua inteligência, o quanto você sabe sobre a galáxia. O atributo Mecânica mede o quanto você sabe sobre pilotar naves de caça, cargueiros, transportes e até mesmo Walkers. O atributo Percepção determina como vê o mundo ao seu redor, perceber um inimigo escondido, evitar ser enganado por alguém, entre outras habilidades, O atributo Força determina não só sua habilidade de combate mano a mano, mas também sua resistência corpórea, quanto tempo aguenta correr, quanto peso consegue levantar. O atributo Técnica mede suas habilidades em reparar naves, dróides, invadir sistemas de segurança, entre outros (Cliquem na imagem ao lado para verem como é uma ficha preenchida).

Tendo os valores de cada um, bastava rolar u número do atributo, somado com o valor da perícia em dados de 6 lados. Por exemplo, se eu quisesse me esconder, teria que rolar Percepção (3) + Esconder (2), com isso rolaria 5 dados de 6 lados. O mestre determina uma dificuldade (geralmente de 0 a 31) e eu devo obter o valor dessa dificuldade em minha jogada de dados, se não conseguir, simplesmente falhei e não consegui me esconder e provavelmente fui visto por algum stormtrooper na floresta ou alguma criatura muito pior.

Star Wars Roleplaying Game 2nd Edition R E UEste foi apenas um pequeno exemplo de como era a jogabilidade. Outros 2 sistemas foram lançados após 1999 e possuem jogabilidades diferentes (os quais falaremos nas outras partes). No entanto o Star Wars D6, como é conhecido, encantou diversos fãs e encanta até hoje, tanto que uma comunidade de fãs no Google Plus (sim, tem gente que frequenta aquela terra desolada) atualizou o sistema com espécies, naves, poderes da força e outras coisinhas mais, lançando a edição que chamamos de Star Wars REUP (Revised Extended and Updated), com belíssimas imagens e uma diagramação mais que profissional.

Infelizmente para aqueles com dificuldades com o inglês, o sistema nunca foi traduzido para nossa lingua tupiniquim (mas fiquei sabendo de alguns fanáticos que estão pensando em traduzir).

Por hoje ficamos por aqui e em brave voltamos com a segunda parte sobre os RPG’s de Star Wars.

Que a força esteja com vocês, sempre!