contato@jedicenter.com.br
2LxEEcr

Origem da Caverna Sombria de Dagobah

A caverna presente no planeta Dagobah, com certeza, já intrigou muita gente, pelo fato de ter uma alta concentração de energia do Lado Sombrio; porém, você sabe por que ela emana tanta energia sombria? Dissecaremos sobre sua origem na continuação do universo Legends de Star Wars.

         O Jedi Minch, da mesma raça de Yoda

700 anos antes dos eventos de Uma Nova Esperança, um grupo de Jedi Negros – Jedi e usuários da Força que debandam ao Lado Sombrio, mas não são Sith – estavam causando problemas no Sistema Bpfassh. O Conselho Jedi então designou um grupo de assalto Jedi para detê-los. Nesta equipe, além de alguns Cavaleiros Jedi, estava o também Cavaleiro Jedi Minch – um membro da mesma raça de Yoda -, e seu Mestre da raça Zabrak, T’dai, que liderava a missão.

         T’dai, o Mestre Jedi de Minch

Ao chegarem na estação de comércio de Bpfassh, Minch acabou lutando contra um dos Jedi Negros, porém, perdeu rapidamente, se sentindo envergonhado pela derrota, já que, o Jedi Negro o havia insultado, achando que ele era um Padawan somente por seu tamanho.

   Minch sendo derrotado por um dos Jedi Negros

O Jedi Negro acabou se matando após o restante do grupo Jedi chegar para ajudar Minch, não querendo revelar nada sobre seu Líder que havia fugido da estação. Minch, se sentindo humilhado, queria provar para si mesmo sua capacidade contra os Jedi Negros, após ser humilhado por um deles.

Conseguindo localizar a nave do Líder dos Jedi Negros, T’dai ordenou que o restante dos Jedi pegassem seus caças e o seguissem.
Fazendo um bloqueio em Dagobah – planeta onde o Jedi Negro estava -, os Jedi estavam esperando a nave-capitania de T’dai chegar, porém, Minch decidiu romper sua posição e ir enfrentar sozinho o Jedi Negro, para provar a si mesmo sua capacidade.

Após cair no solo por conta das tempestades tensas de Dagobah, Minch e o Líder dos Jedi Negros entraram em duelo, ao mesmo tempo em que o Jedi Negro tentava seduzir Minch ao Lado Sombrio, por sentir sua raiva pelo que lhe aconteceu com um dos Jedi Negros na estação de comércio. Minch acabou sendo atraído até uma caverna, onde sentiu a presença do Jedi Negro.

Minch e o Líder Jedi Negro lutando em Dagobah

Minch acabou conseguindo matar o Jedi Negro, depois de aceitar a calma, invés do desespero e medo que estava sentindo quando o Jedi Negro o estava tentando convertê-lo ao Lado Sombrio.
Porém, com a morte do Jedi Negro na caverna, sua energia sombria acabou se espalhando e impregnando o local, como um ponto de forte concentração do Lado Sombrio.

Durante as Guerras Clônicas

Yoda em Dagobah, durante seu treinamento para se tornar uno com a Força

Perto do final das Guerras Clônicas, Yoda começa a ouvir a voz de Qui-Gon Jinn pela Força, que o guia até Dagobah, para lhe guiar nos caminhos dos testes das Sacerdotizas da Força, para poder se tornar um Fantasma da Força.

Yoda acaba sendo atraído até a caverna, quando ele acaba tendo uma visão da Ordem 66, mostrando muitos Jedi morrendo, e a ascenção de Darth Sidious – Palpatine. Qui-Gon lhe diz que aquilo já estava acontecendo há muito tempo. Os Jedi cegados pelo Lado Sombrio.

Treinamento de Luke Skywalker

Luke lutando contra a ilusão de Vader na caverna de Dagobah

Vinte e dois anos depois das Guerras Clônicas, durante seu treinamento Jedi com Yoda em Dagobah, Luke Skywalker enfrentou o teste de resistência ao Lado Sombrio na caverna, ao enfrentar uma ilusão de Darth Vader como ele mesmo. Luke acabou conseguindo derrotar a ilusão e ver que era ele mesmo por baixo da máscara.

E aí? Já sabia da origem no universo Legends dessa temerosa caverna com energia sombria? Deixe nos comentários!

João Pedro Duarte

16 anos, estudante, Fã de Star Wars. Administrador nos veículos Star Wars Storyteller, Mundo Star Wars, Ordem Sith Brasil, Cast Wars, Jedicenter e Expandindo Universos. Membro de comissão da União Star Wars.