contato@jedicenter.com.br
Capa Jedicenteraaa

O que você sabe sobre a Força?


A compreensão acerca do que realmente é a Força teve explicações profundas durante a linha do tempo cânone, segundo o mestre Yoda, a Força: “É energia, nos cerca nos protege”, segundo a Maz Kanata “Ela se move e cerca todos os seres vivos”, segundo Luke “ É a energia entre todas as coisas, uma tensão, um equilíbrio que unifica todo universo”, há uma similaridade nas compreensões, mas com o passar do tempo, a amplitude desse significado foi tomando mais forma.

Um ponto dessa compreensão demorou para ser observado, o que diz respeito à Força ser independente de usuários, de modo à Força ser a responsável pelos feitos, sendo os usuários instrumentos da Força, e não a Força instrumento de seus usuários.

Luke fala sobre isso em Os Últimos Jedi, porém, ele começou a aprender isso muitos anos antes, de uma forma mais simples.

Conforme relato do livro Herdeiro do Jedi, que se passa um ano após a batalha de Yavin, Luke começa e descobrir, de forma autodidata, suas habilidades e as testa, tentando mover um macarrão com a Força. Eis que uma alienígena da espécie Givin (espécie com um raciocínio matemático fora do normal) que estava junto, faz uma observação:

-Notável – disse Drusil, apontando para o macarrão. – Mover isso pode ser uma proeza trivial para você, mas é algo impossível para quase todos os seres da galáxia. Você percebe o quão pequena é a sua proporção demográfica, Luke Skywaler? Estatisticamente inexistente, e ainda assim aqui está você. – Ela reclinou-se para trás, cruzou os braços e inclinou a cabeça para um lado. -A Força nunca foi descrita matematicamente. Há histórias, é claro, mais como lendas, de alguns poucos Givins que se tornaram Jedi no passado, mas se recusaram a compartilhar suas ideias com o resto da espécie. Eles fizeram o melhor que podiam para manter o funcionamento da Força um enigma, e o melhor deles foi suficiente. Portanto, não sei exatamente o que você fez. Só sei o que você não fez.
– O quê?
– Você não mexeu o macarrão com a sua mente. A física impede isso, portanto seria mais correto dizer que você moveu outra coisa, e isso moveu o macarrão.
– Oh! – A Givin tinha um talento para proferir frases que alterava a forma como eu encarava um problema. Sua observação deixou claro que eu tinha movido a Força, não o macarrão, mas eu não tinha percebido isso dessa maneira até que ela me dissesse.

O que deixa claro que o que é movido é  Força entre o objeto, e não o objeto em si. Uma mudança no paradigma sobre o controle que os usuários tem sobre a Força.

“A Força não é um poder que pertence aos Jedi”. Essa frase de Luke Skywalker parece apenas uma reflexão de um Jedi relutante, porem, tem um alcance imenso no que diz respeito à real natureza da Força, natureza a qual tanto Luke quanto Snoke buscaram avidamente. Que dizer que a Força é a protagonista das ações, ainda que possa ser influenciada pelos seus usuários.

A novelização de The Last Jedi traz informações interessantes sobre isso, confirmando que a Força usa de alguns usuários em específico como instrumento de sua vontade, vale citar Anakin e Luke. Quem aprende é essa lição é a Rey, no que restou do trono de Snoke, após a explosão do cristal do sabre a Rey desperta antes do Kylo, e passa por exatamente  a mesma tentação que o Luke, ela observa o Kylo ainda inconsciente, e pensa em como poderia poupar sofrimentos se desse um fim a ele…

Conforme o texto da novelização:

“[…]Rey havia aprendido que a Força não era um instrumento seu – de fato, era o contrário.
Assim como Kylo também era um instrumento da Força, apesar da determinação em dobrar sua vontade. Algum dia ele descobriria isso, ela sentiu – a Força ainda não havia terminado com ele. […] “

Será que o Kylo chegará a mesma compreensão que a Rey chegou e que o Luke também chegou antes dela?

Essa é uma compreensão importante da Força. profunda e reflexiva. Diz respeito à sua real natureza, talvez isso possa ser mais aprofundado no tão esperado Episódio IX.

Snoke tenta manipular a vontade da Força e fracassa. Kylo tenta dobrar a vontade da Força, e também não é bem sucedido. Luke, em um primeiro momento se fecha para a Força e impõe a vontade própria sobre ela, até o momento em que ele sente o que é vontade da Força. Ao descobrir isso ele se entrega de modo a cumprir os seus desígnios com paz e propósito.

Cícero de Jesus

Fã de Star Wars desde os 5 anos de idade, apaixonado por todos conteúdos da saga e nerdices em geral. Tal como o Luke, vive exilado, só que no Vale do Paraíba, em busca de conhecimento.