contato@jedicenter.com.br
O Lightsaber De Anakin Skywalker

As doze lutas mais épicas com o lightsaber de Anakin Skywalker

Construído durante as Guerras Clônicas, o lightsaber de Anakin Skywalker tem muita história para ser contada. Inclusive, arrisco a dizer que essa arma elegante é mais interessante que inúmeros personagens do universo Star Wars.

Anos antes dos acontecimentos do seriado The Clone Wars, Anakin possuía o seu primeiro lightsaber. Ele fora feito previamente aos eventos da HQ Obi-Wan & Anakin, e utilizado durante o Episódio II. Contudo, após a Batalha de Geonosis, o Jedi perdeu a sua arma. Precisando de um novo sabre, ele forjou este lightsaber lendário que será abordado no artigo.

Sob a posse do segundo lightsaber, Anakin lutou toda a Clone Wars e vivenciou as aventuras do Episódio III. Posteriormente, a arma ficou anos com Obi-Wan no planeta desértico de Tatooine. Somente Luke Skywalker voltou a usar o sabre de fato, quando ele conheceu o Mestre Kenobi no início de Uma Nova Esperança.

O filho de Darth Vader então encarou a própria jornada com o lightsaber de seu pai. Embora nas telonas só tenhamos visto Luke entrar em ação no Episódio V, quando justamente ele perde o sabre de luz, o fazendeiro de Tatooine também manipulou o lightsaber no universo expandido. Entre as principais obras, estão a série em quadrinhos Star Wars, e os livros Arma de um Jedi e Herdeiro do Jedi. Todas anteriores ao Império Contra-Ataca.

No intervalo de Empire Strikes Back e The Force Awakens, a amiga de Han Solo, Maz Kanata, encontrou o lightsaber de Skywalker. Vale ressaltar que até o momento que este artigo está sendo escrito, não sabemos ainda como Maz realizou esse feito. Por alguns anos, Kanata manteve o artefato Jedi escondido em seu castelo, até Rey receber um chamado da arma em Takodana.

A partir desse momento, a sucateira de Jakku recusou-se a aceitar o lightsaber. Com isso, o seu amigo Finn acabou usando o sabre da linhagem Skywalker no planeta de Maz. E futuramente no duelo contra Kylo Ren na base Starkiller, quando enfim Rey decidiu abraçar o seu lado que estava despertado.

Todos os fatos narrados até agora nos levam ao Episódio VIII, Os Últimos Jedi. Neste ponto, darei uma pausa no texto para começar a listagem das lutas mais épicas com o lightsaber de Anakin. Gostaria de frisar que somente materiais pertencentes ao cânone serão citados. Por fim, trechos do filme de Rian Johnson estarão incluídas na relação.

Anakin vs Ventress

Anakin vs Ventress (The Clone Wars, Season 3)

A série animada Star Wars: The Clone Wars possui muitos méritos, e um deles são as batalhas travadas por Anakin. No segundo episódio da terceira temporada, Skywalker impede Ventress de destruir a linha de produção dos clones em Kamino. Esse é apenas um dos vários duelos entre os dois em TCW, mas decidi selecioná-lo pela importância da trama.

Anakin vs Ahsoka Tano

Anakin vs Ahsoka (The Clone Wars, Season 3)

Mais um confronto da animação produzida pela LucasFilm, igualmente localizada na terceira temporada. De modo curioso, assistindo Star Wars: Rebels, somos induzidos a pensar que a luta de Ahsoka com Vader é a primeira entre os dois. Entretanto, puxando um pouco da memória, lembramos do arco de Mortis em TCW, precisamente o décimo sexto episódio. Nele, o Filho captura Ahsoka tentando atrair Anakin para derrotar seu Pai e Irmã. Para isso, o misterioso personagem lança um feitiço lado negro na padawan de Skywalker, feito que desencadeia o conflito dos Jedi.

Anakin vs Conde Dookan

Anakin vs Dookan (Episode III - Revenge of the Sith)

Anakin e Dookan se encontraram algumas vezes no decorrer de TCW, mas a luta escolhida aqui é a vista em A Vingança dos Sith. O combate pode não ser o melhor da saga, porém carrega um significado importantíssimo. É a começar por esse momento que Anakin caminha para o lado sombrio, ao passo que também temos a morte de Dookan. Obviamente, outras circunstâncias direcionaram Skywalker rumo a escuridão no transcorrer da trilogia prequel. Todavia, arrisco que a execução do Conde está nas primeiras causas.

Anakin vs Younglings

Anakin vs Younglings (Episode III - Revenge of the Sith)

Oh, espere. Você ao ler este subtítulo deve ter pensado “a morte de crianças indefesas conta como uma luta?“. Pois é, respondendo a provável pergunta, não. Apesar disso, quando paramos para analisar o lightsaber de Anakin Skywalker, é impossível esquecermos do ocorrido. Alvo de incontáveis memes, a atitude cruel do aprendiz de Obi-Wan marcou o Episódio III. Além da queda de quase todos os padawans, cavaleiros e mestres, Anakin não hesitou em eliminar o futuro da Ordem Jedi.

Anakin vs Obi-Wan Kenobi

Anakin vs Obi-Wan (Episode III - Revenge of the Sith)

Mesmo que seja difícil os fãs entrarem em consenso, sem dúvida o duelo de Anakin e Obi-Wan no desfecho do Episódio III está na relação dos mais emocionantes de Star Wars. É nesse embate que Skywalker perde o famoso lightsaber para seu mestre, o qual sai vitorioso da batalha. Ou melhor dizendo, vitorioso em partes, pois de Mustafar, Kenobi viajou rumo ao exílio de Tatooine.

Luke vs Boba Fett

Luke vs Boba Fett (Star Wars Marvel)

Lançada mensalmente pela Marvel Comics, a HQ Star Wars já passou das quarenta edições. As histórias contadas localizam-se entre o Episódio IV e V, e colocam Luke Skywalker em numerosas situações de apuros. Uma delas acontece na sexta edição, no planeta desértico de Tatooine. Luke volta para sua terra natal com o objetivo de descobrir o que o destino lhe guardava. Para isso, o menino Skywalker decide explorar a casa de Obi-Wan, onde ele depara-se com Boba Fett. O caçador de recompensas, sob ordens de Vader, tinha a missão de capturá-lo vivo. Tendo essa tarefa, Fett cegou momentaneamente Luke, o qual conseguiu derrotar o vilão mesmo enfrentando esta adversidade. Tudo isso sendo guiado pela Força, e usando o lightsaber de seu pai.

Luke vs Darth Vader

Luke vs Darth Vader (Episode V - The Empire Strikes Back)

Uma das cenas mais famosas do cinema não poderia faltar nesta lista. Depois de fracassar no confronto, perdendo não apenas o lightsaber, bem como sua mão, Luke descobre que Vader é o seu pai. A revelação além de ser chocante, abriu espaço para que o jovem criasse um vínculo com o vilão. Dessa forma, no episódio seguinte, ele alcançou o retorno de Anakin Skywalker para o lado da luz.

Finn vs Kylo Ren

Finn vs Kylo Ren (Episode VII - The Force Awakens)

Esse sabre de luz. Ele pertence a mim!“. Querendo salvar Rey acima de tudo, Finn foi o primeiro a encarar Kylo Ren em um duelo de lightsabers. Ainda que o personagem não seja um Jedi, vimos no livro Antes do Despertar que ele recebia treinamentos de combate na Primeira Ordem com os Z6 Baton. Deixando de lado os ferimentos, Kylo derrotou Finn e por alguns segundos teve o gostinho de recuperar o lightsaber do seu avô.

Rey vs Kylo Ren

Rey vs Kylo Ren (Episode VII - The Force Awakens)

Conhecendo os poderes proporcionados pela Força, Rey chama o lightsaber para si nos momentos finais de o Despertar da Força. A ação da garota gerou surpresa em Kylo Ren, que logo em seguida travou uma das lutas mais belas de Star Wars, visualmente falando. O cansaço de Ben deixou-lhe vulnerável, e até então desconhecida Rey venceu seu oponente.

Kylo Ren vs Snoke

Kylo Ren vs Snoke (Episode VIII - The Last Jedi)

Criança patética. Não posso ser traído, não posso ser derrotado. Vejo sua mente, vejo todas as suas intenções. Sim. Eu o vejo virando o sabre de luz para atacar verdadeiramente. E agora, criança tola. Ele o aciona e mata seu verdadeiro inimigo!“. A leitura errônea do Supremo Líder Snoke custou sua vida, e fez Kylo Ren definitivamente abandonar as coisas velhas. Esta passagem do longa metragem pode não ser uma luta, mas foi um dos usos extremamente chocantes do lightsaber de Anakin em toda sua trajetória.

Rey vs Elite Praetorian Guard

Rey vs Praetorian Guard (Episode VIII - The Last Jedi)

Imediatamente após a morte de Snoke em Os Últimos Jedi, Rey junta-se a Ben Solo para enfrentar a Guarda de Snoke, os Praetorianos. Em uma sequência de cenas de tirar o fôlego, os dois conseguem derrotar os oito guardas. É legal mencionar que Rey utiliza o lightsaber de Anakin durante grande parte da luta, mas é Kylo Ren que encerra o duelo com a arma de seu avô, apenas acionando o sabre no meio da cabeça de um dos guerreiros.

Luke vs Kylo Ren

Luke vs Kylo Ren (Episode VIII - The Last Jedi)

Vários dirão que esta também não é uma luta, e talvez até tenham razão em não classificá-la de tal forma. Porém, é neste encontro que presenciamos uma demonstração sensacional de poder do Mestre Luke. E a cena fica mais bacana ainda porque Skywalker projeta o lightsaber de seu pai, eternizando a arma no oitavo episódio da saga.

Curiosidades

  • Estima-se que Anakin Skywalker construiu o seu segundo lightsaber em 22 BBY. Como ele acabou sendo destruído no confronto de Rey e Kylo Ren (Os Últimos Jedi) no ano 34 ABY, o sabre totaliza aproximadamente 56 anos de existência.
  • Rian Johnson explicou o motivo de Luke Skywalker projetar o lightsaber de Anakin:

Luke está basicamente adaptando essa projeção para ter o máximo de impacto em Kylo. Ele sabe que o ponto fraco de Ren é a sua raiva, e é por isso que ele se parece mais jovem, como Kylo o teria visto em seu confronto no templo. Dessa maneira ele decidiu trazer o sabre de luz do avô de Kylo – o lightsaber que fez Kylo gritar parar Rey, “isso é meu, pertence a mim”.

  • Padmé Amidala (The Clone Wars) e Han Solo (The Empire Strikes Back) já usaram o lightsaber de Anakin.
  • O lightsaber fez 107 aparições no seriado The Clone Wars. Além disso, vimos o sabre dos Skywalker em outras mídias: A Vingança dos Sith, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Despertar da Força, Os Últimos Jedi, A Arma de um Jedi (livro), O Herdeiro do Jedi (livro), Ahsoka (livro), Dark Disciple (livro), Darth Vader (HQ), Star Wars (HQ), Doutora Aphra (HQ), Forces of Destiny (série), etc.
  • Menção Honrosa: Luke Skywalker realizou sua primeira batalha contra Darth Vader nas duas edições iniciais dos quadrinhos Star Wars. O duelo ocorre algum tempo após Uma Nova Esperança.

Lucas Dirani

Fanático por Star Wars desde os 6 anos, teve o seu primeiro contato com a saga assistindo os filmes da trilogia clássica e jogando Super Star Wars de SNES. Atualmente escreve para o site Jedicenter e coleciona todos os materiais da franquia, desde livros/HQs até action figures.