contato@jedicenter.com.br
Rey Lightsaber Rise Of Skywalker

IX | Rey não está treinando na primeira cena do teaser

Pra muitos pode parecer obvia a afirmação do titulo deste post e considerariam desnecessária a existência deste. Mas depois da divulgação do titulo e teaser do novo filme, o fandom foi tomado por diversas teorias. Uma delas inclui a cena inicial que mostra Rey num planeta desértico e dando um salto por uma nave da Primeira Ordem que possivelmente é pilotada por Kylo Ren (o que sustenta a teoria Reylo de alguns).

Mas o que me leva a afirmar com tanta certeza de que Rey não está treinando? Sua trajetória. Em O Despertar da Força, ela se descobre como uma sensitiva e encontra um lugar para si na Resistência. Já em Os Últimos Jedi, vai até Ach-To atrás de Luke Skywalker para iniciar seu treinamento Jedi e sai de lá com os livros sagrados que estavam numa árvore antiga. E segundo JJ Abrams afirmou durante o painel do filme na SWC, The Rise Of Skywalker não se passará horas ou poucos dias após os acontecimentos do episódio anterior. Logo, não há, portanto, motivos para que Rey continue treinando e treinando neste terceiro filme. Seria cansativo, repetitivo e desnecessário que a personagem não se firmasse como Jedi (ou seja lá o que planejam chamar agora) no fim desta trilogia.

Se compararmos a trajetória de Rey com do jovem Luke na trilogia clássica, podemos ver a semelhança que torna claro o que acabei de dizer no parágrafo anterior. Em Uma Nova Esperança, Skywalker se descobre como sensitivo, encontra seu lugar na Aliança Rebelde e ajuda a destruir a primeira Estrela da Morte. Em O Império Contra-Ataca, Luke vai até Dogobah atrás do Mestre Yoda para dar inicio ao seu treinamento e por fim em O Retorno de Jedi, Luke aparece como Cavaleiro Jedi, concluindo seu treinamento ao construir seu sabre de luz e fazendo o que todos nós já sabemos.

Assim como o jovem Luke, Rey vem amadurecendo e se firmando como Jedi. The Rise Of Skywalker como último filme, pede que os personagens já não tenham mais medo e amadorismo diante da ameaça. Já não há mais tempo para isso. O salto dado por Rey não mostra um treinamento, mostra que ela já sabe muito bem o que consegue fazer.

 

 

Vanessa Fernandes

Admiradora da General Organa, tem nela sua inspiração para liderança. Presidente do Conselho Jedi Amazonas e integrante do Jedicenter quando não está em missões diplomáticas na orla exterior.