contato@jedicenter.com.br
S03e10

Iniciando uma Rebelião #38 – s03e10 – Visions and Voices

Ezra e Maul se vêem frente a frente novamente, em um retorno do Sith ao seu planeta natal, lar das Bruxas de Dathomir.

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Nota  do M’Y: 8.5 (0 até 10)

Trilha Sonora: Maul’s Shrine to Satine (link)

Curiosidades:

  1. Os títulos iniciais do episódio incluiam “Dark Blade of Dathomir” (“A lâmina negra de Dathomir”) e “The Boy Who Cried Maul” (“O garoto que chorou Maul”).
  2. Ao descrever as visões de Maul que Ezra tem no início do episódio, o produtor executivo Dave Filoni procurou uma “qualidade de Freddy Krueger”.
  3. O darksaber (sabre negro) apareceu inicialmente em The Clone Wars em uma addição tardia ao arco de Mandalore na segunda temporada. Sua inclusão gerou um grande desenvolvimento da história passada do planeta.
  4. Espalhados no santuário de Maul estão cabeças de battle droids e capacetes descartados de seus antigos guerreiros mandalorians.
  5. Maul roubou uma pintura cubista da Duquesa Satine Kryze, a amada de Obi-Wan Kenobi, que Maul matou durante as Guerras Clônicas.
  6. O compositor Kevin Kinner usa um pequeno refrão apenas de piano do tema da Duquesa Satine na trilha sonora no momento em que Ezra olha para sua pintura.
  7. Meredith Salenger e Anna Graves, duas atrizes recorrentes em The Clone Wars, retornam para fazer as vozes de Kanan e Sabine quando estão possuídos pelos espíritos das Irmãs da Noite.
  8. A escrita Sith na parede do santuário de Maul diz: KENOBI.

reb_ca_2750_62acc758

O Episódio: Continuando do episódio anterior, Hera Syndulla discute com o Esquadrão Phoenix o ataque à fábrica em Lothal. Ezra Bridger está tentando escutar a reunião, mas começa a ver Maul na base. Ninguém vê Maul, mas Ezra assusta e chega até a cair na mesa e tem que ser levado para o quarto. Pouco antes de sair com a nave para a missão, Ezra vê de novo Maul e ataca um piloto achando que era o Sith.

A Ghost parte sem Ezra, Kanan e Sabine, que coloca um rastreador no comunicador de Ezra a pedido do mestre dele. Os dois Jedi vão falar com Bendu e encontram Maul em Atollon. O Sith conseguiu chegar lá através de fragmentos de memória que ficaram de quando os dois compartilharam as mentes com os dois holocrons. Maul e Ezra partem para Dathomir, onde Maul pretende conseguir o resto das informações que faltam.

Kanan e Sabine seguem os dois com a Phantom. Descobrimos que Maul é o último sobrevivente daqueles que viveram em Dathomir e que ele vai usar a mágica das Nightsisters para recuperar a o que falta da memória do que eles viram. Vemos a Duquesa Satine com marcas de sangue e o darksaber.

O Sith encontrou um feitiço que pode resolver o problema e ambos tomam uma poção e tem a visão: um planeta desértico com dois sóis e que “ele” está vivo. Hoje já temos o restante do trailer e podemos confirmar o que todo mundo já sabe: Obi-Wan está vivo em Tatooine.

Ao final do efeito, eles precisam para os débitos: os espíritos das Irmãs da Noite precisam ser compensado pelo uso de sua mágica. Nessa hora Kanan e Sasbine chegam e acabam sendo possuídos pelos espíritos no lugar de Ezra e Maul. Os 4 duelam e Maul foge para Tatooine enquanto Ezra tenta salvar seus amigos: eles não podem sair da caverna, pois a fonte de seu poder é o altar no centro dela.

Ezra reentra na caverna e é obrigado a lutar na caverna contra Sabine, que acabou pegando o sabre negro. A sorte de Ezra é que ele tem a Força e é esperto o suficiente para jogar a Mandalorian para fora da caverna com um empurrão. Ele volta pra dentro e destrói a mesa, destruindo os espíritos. Ezra conta para Kanan que a chave para destruir os Sith é Obi-Wan Kenobi e que eles procuram um planeta de dois sóis. Sabine pega o sabre-negro para si.

reb_ca_2749_b9b81f6f

Opinião do Jair Yoda: Se você prestar bem atenção no que Hera diz, não faz sentido que esse episódio seja após o anterior (sabemos que este foi produzido antes), visto que ela está falando que Ezra tem que se infiltrar em Lothal – coisa que ele já fez no s03e09. Ela fala, inclusive, que eles não sabem se Thrawn está em Lothal! Podiam ter alterado isso antes de lançar o episódio, né?

Outra coisa que me incomoda é o darksaber para aqueles que não viram The Clone Wars, é meio complicado de entender a importância dele, mas eu faço um resumo. O sabre negro é extremamente antigo e, supostamente, um dos primeiros sabres-de-luz (embora a luz não seja preta). Ele foi roubado do Templo Jedi muito antes das Guerras Clônicas e virou a relíquia familiar da casa Vizsla, da qual o clã Wren (da qual Sabine faz parte) é membro. A lâmina negra na verdade apareceu como parte do jogo (então canônico) The Force Unleashed como uma das cores possíveis para ser usada no cristal do sabre de Starkiller, personagem principal. Mas a cor não era canônica, pois a novelização estabelecia que a cor canônica era azul. Aí o George Lucas resolveu que existem sabres-de-luz que emitem luz preta. E estamos aqui.

Aí você olha pra dois parágrafos de reclamação e vê que a nota é 8.5. Bem, o episódio em si é muito bom. A existência do darksaber não é culpa do episódio e, se ele já existe, antes que se faça bom uso dele do que besteira. Caminhamos para um duelo entre Maul e Obi-Wan e, esperamos, finalmente um final que finalize o fim da vida do ex-Sith. Tivemos o excelente retorno das Nightsisters (ou Bruxas de Dathomir, Irmãs da Noite) e um daqueles episódios em que Ezra não foi Panakin (sim, o P é proposital). Dos melhores da temporada!

REBELS RECON #3.10

Mestre Yoda

Mestre Yoda na verdade se chama Jair e é um engenheiro nerd que se pudesse ganharia dinheiro com Star Wars. Como não pode, fica enfiado nos detalhes do Universo Expandido e das obras para telinha da saga o máximo que pode. Só vê uma possibilidade de Star Wars ser melhor do que é: The Beatles como trilha sonora!
  • DeCocco

    Também gostei. Espero que a temporada engrene de vez agora. Tivemos muitos episódios desnecessários para a trama.