contato@jedicenter.com.br
Rebelss02e17

Iniciando uma Rebelião #24 – s02e17 – Shroud of Darkness

Kanan, Ezra e Ahsoka retornam par ao Templo Jedi em Lothal, procurando entender como os Inquisidores continuamente os encontram. Cada um deles tem uma experiência diferente, com participações de conhecidos e retornos inesperados. Venha conosco seguir ver o manto da escuridão cair sobre nossos heróis.

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Nota  do M’Y: 10.0 (0 até 10)

Trilha Sonora: Can’t protect Ezra forever (Link)

Curiosidades:

  1. O planeta no início do episódio é identificado no roteiro como Oosalon.
  2. Anakin Skywalker veste uma roupa de treinamento nunca antes vista em sua gravação do holocron.
  3. Os desenhos ancestrais vistos no Templo Jedi incluem humanóides cavalgando o que parecem ser lobos gigantes.
  4. O design do dojo Jedi, criado para este esse episódio, foi visto na edição 7 dos quadrinhos Star Wars: Kanan, lançado em outubro de 2015 nos EUA.
  5. Os sabres-de-luz no dojo Jedi são modelos reutilizados e/ou repintados, incluindo sabres de inquisidores sem os anéis e sabres que foram de Ki-Adi-Mundi, Luminara Unduli, Kit Fisto e Adi Gallia.
  6. Para o treinamento de sabre de Anakin, o time de produção de Rebels reviu material da época do Episódio III do coordenador de dublês e mestre de espadas Nick Gillard dando uma lição de sabres-de-luz para um time de produção de jogos.

O Episódio: Começar um episódio no meio de uma batalha é algo  que muitas vezes te deixa com um gostinho de quero mais, principalmente em uma temporada com fillers. Suponho que a aventura de Kanan e Ezra chegando até Oosalon seja bem mais interessante do que um episódio sobre a perna do Chopper (que será o próximo e que me cheira a “faltam 5 minutos para Namekusei explodir”). A batalha em si é muito gostosa de se assistir e mostra uma interação que Obi-Wan e Anakin nunca tiveram. Nem mesmo Anakin e Ahsoka foram capazes de tanta coordenação, implicando que Kanan e Ezra são a melhor dupla de mestre e aprendiz que já vimos (ao menos em vídeo).

O poder de Ezra de se comunicar com os animais está cada vez maior e muito à frente de qualquer coisa que já vimos. Me dói o fundo do peito cada vez que me aparece alguém com uma daquelas teorias tipo “Ezra é o Snoke”ou “Ezra é o Benicio Del Toro”. Vou abrir um espaço para uma observação aqui:eu odeio teorias de que tudo tem que estar ligado
É uma galáxia, não uma cidade do interior de Minas Gerais. Tem gente que estudou comigo e não vejo faz 15 anos numa cidade de 200 mil pessoas. Aí na galáxia tem que todo mundo se conhecer? Tem que estar tudo ligado? E mais, pra quê limitar a série de TV tendo que fazer o Ezra virar vilão?

Kanan tem uma percepção bem próxima da de Luke em ROTJ: a presença deles está trazendo perigo para a missão, e por isso eles pedem ajuda para Ahsoka longe da frota. Quando encontram a ex-Jedi na Ghost, ela está vendo um vídeo de Anakin explicando algumas alterações na Forma IV de combate de sabre-de-luz e descobrimos que Ezra usou eles para estudar seu método de luta. Ahsoka ainda não sabe o que aconteceu com ele, mas fala que a última vez que viu ele, ele estava correndo para salvar o Chanceler e então tudo mudou – essa informação é nova, já que implica que Anakin e Ahsoka se viram pouquíssimo tempo antes de ROTS. Eles decidem então perguntar para Mestre Yoda o que fazer.

De volta a Lothal, eles retornam ao templo Jedi ancestral que havia lá. Podemos ver que Ahsoka ainda continua se considerando uma não-Jedi, o que é bastante curioso, dado o fato de que ela tem uma possibilidade clara de ajudar a reconstruir a Ordem de maneira nova. Nova também é a porta que aparece, dando para uma nova sala dentro do templo, onde eles decidem meditar. Uma porta se abre para Kanan, mas apenas ele vê. Esta porta dá para um dojo com um Guarda do Templo Jedi. Se você se lembra pouco destes caras, reveja os episódios finais da quinta temporada de The Clone Wars, o arco final de Ahsoka como Jedi. Os Guardas do Templo Jedi possuíam todos o mesmo uniforme, com as mesmas marcações e o mesmo sabre-de-luz duplo amarelo.

20351951660_408e7196fd_h

A versão que vemos aqui é menos cerimonial e mais de batalha, com algumas alterações no desenho do sabre, que agora se dobra. Mas o mais interessante é que conhecemos essa voz. O guarda diz que o garoto precisa ser eliminado para que o lado sombrio não o consuma. Uma batalha começa com uma trilha sonora sensacional, quando cortamos para Chopper fugindo da chegada do Quinto Irmão e da Sétima Irmã.

Ahsoka se lembra de Yoda ficando cada vez mais triste durante as guerras crônicas e quando termina de falar, Ezra está falando com Yoda no que parece ser uma dimensão da Força. Kanan puxa um sabre vermelho para lutar contra os 3 guardas, e a escolha da cor pelo time de produção não é uma coincidência, afinal, azul e vermelho são as cores que mais simbolizam os lados da luz e negro.

Ahsoka então vê Anakin perguntando a ela o motivo de ela ter partido e onde ela estava quando ele precisava e em meio a lágrimas ela finalmente descobre que Anakin é Darth Vader. É quando Yoda está falando dos erros da velha Ordem que os Inquisidores começam a abrir o templo. E finalmente Kanan entende que não pode protege-lo para sempre, que o máximo que pode fazer é treiná-lo corretamente e torce pelo melhor. E o guarda, se mostrando ser o Grão Inquisidor,  torna Kanan em um cavaleiro Jedi oficialmente.

“Encontre Malachor” é a última fala de Yoda, antes que Ezra, Kanan e Ahsoka tenham que fugir e vários Guardas liderados pelo Grão Inquisidor ataquem os dois inimigos. Temos ainda uma última visão de Yoda dando a mão para Ahsoka, certamente matando uma saudade enorme.

Vader aparece no templo de Lothal, apenas para nos deixar com mais vontade de ver a série.

reb_ca_1856_d204d5ca

Opinião do Jair Yoda: Este episódio foi, com toda a certeza, o melhor da temporada. Cheio de acontecimentos e significados, além de uma trilha sonora belíssima, vemos o manto de sombra caindo sobre os três Jedi. Dessa queda, Kanan se levanta finalmente como um cavaleiro Jedi, de maneira reconhecida pela própria Força – já que sabemos que aquilo era uma visão e não o próprio Grão Inquisidor -, Ezra sai com um caminho e Ahsoka com uma resposta. Sabemos que o fim da história de Ahsoka está próximo aqui a série dá mais um passo a frente. Se houver uma morte, Rebels será, provavelmente, uma das séries em desenho mais corajosas da história da Disney. Estou também muito curioso para ver como o planeta Malachor será no cânone. No universo Legends ele surgiu no jogo Knights of the Old Republic II, e terminou o jogo bastante destruído e considerado inabitável.

É pena que agora teremos um hiato na semana que vem e depois um episódio de Goku e Picollo aprendendo a dirigir Chopper atrás de sua perna.

REBELS RECON #2.17

Reviews e notas da 2ª Temporada

s02e16 – The Honorable Ones: 8.0

s02e15 – Homecoming: 8.5

s02e14 – The Call: 8.0

s02e13 – Legends of the Lasat: 8.0

s02e12 – The Protector of Concord Dawn: 7.0

s02e11 – A Princess on Lothal: 7.0

s02e10 – Legacy: 7.0

s02e09 – The Future of the Force: 9.0

s02e08 – Stealth Strike: 7.5

s02e07 – Blood Sisters: 7.5

s02e06 – Wings of the Master: 8.0

s02e05 – Brothers of the Broken Horn: 5.5

s02e04 – Always Two There Are: 9.0

s02e03 – Relics of the Old Republic: 8.5

s02e02 – The Lost Commanders: 6.0

s02e01 – The Siege of Lothal: 9.0

Reviews e notas da 1ª Temporada

s01e07 – Gathering Forces: 7.0

s01e06 – Empire Day: 8.0

s01e05 – Out of Darkness: 7.5

s01e04 – Breaking Ranks: 6.5

s01e03 – Rise of the Old Masters: 8.0

s01e02 – Fighter Flight: 7.0

s01e01 – Droids in Distress: 7.5

s01m01 – Spark of Rebellion: 7.5

Mestre Yoda

Mestre Yoda na verdade se chama Jair e é um engenheiro nerd que se pudesse ganharia dinheiro com Star Wars. Como não pode, fica enfiado nos detalhes do Universo Expandido e das obras para telinha da saga o máximo que pode. Só vê uma possibilidade de Star Wars ser melhor do que é: The Beatles como trilha sonora!