contato@jedicenter.com.br
Rebelss02e05

Iniciando uma Rebelião #13 – s02e05 – Brothers of the Broken Horn

Depois de finalmente nos apresentar os dois novos Inquisidores, Dave Filoni, principal produtor de Star Wars Rebels continua o fan service da série, desta vez trazendo de volta Hondo Onaka, pirata que muito ajudou (e atrapalhou) Obi-Wan e Anakin no passado. Este episódio é mais um daqueles pra deixar os fãs órfãos de The Clone Wars felizes – mas será que faz jus à série atual? Venha conosco descobrir, junto com Ezra, como está Hondo 15 anos depois.

Lembrando sempre que este review assume que você já viu o episódio ou que não se importa de ler spoilers.

Clique aqui para os episódios anteriores.

Curiosidades:

  1. A parte de trás da jaqueta de Hondo tem o símbolo de sua antiga gangue pirata, que aparece entre as bandeiras no trailer internacional de O Despertar da Força.
  2. Entre os posters vistos na estação Hub 218 em Nixus estão algumas propagandas da marinha imperial e uma propaganda de leite azul.
  3. O favor que Ezra deve para Vizago vem do arco final da primeira temporada.
  4. O gosto musical de Hondo Onaka não mudou desde das Guerras Clônicas, sendo que ele escuta a mesma música que em sua primeira aparição na primeira temporada da outra série.
  5. Como Azmorigan é baseado em uma arte não usada para Jabba, seu tema musical é uma variação do tema de Jabba.
  6. O clã Rang, que colocou uma recompensa por Hondo, é mencionado no livro The Dark Disciple, sobre Asajj Ventress.
  7. A nave de Azmorigan é um iate de luxo modelo SoroSuub 3000, mesmo modelo que o UE Legends designava como modelo da nave Lady Luck de Lando Calrissian e a Jade’s Fire de Mara Jade.

Opinião do M’Y: O episódio já começa com Rex e Kanan disputando a atenção de Ezra, o que, conforme eu já havia comentado anteriormente, me parece muito fora do Rex que conhecemos de The Clone Wars. Se tem um cara que eu entendo que jamais iria interferir num treinamento Jedi é ele – péssima escolha dos roteiristas já pelo segundo episódio seguido. Aí Kanan e Rex ainda não conseguem entender o que está incomodando Ezra! Se está me incomodando aqui, que vejo 22 minutos por semana, imagine o coitado do Ezra!

A Ghost está estacionada em Garel, planeta praticamente vizinho a Lothal, e que já apareceu em Droids in Distress. O Comandante Sato os informa que o planeta Rinn está tendo uma crise de energia que pode deixar os habitantes congelados. Supondo que o planeta seja quase Hoth, não deve ser um lugar que o Império se interesse o suficiente pra ajudar. É a desculpa perfeita para a equipe sair e ficarem apenas Ezra e Chopper.

Apenas alguns instantes depois do time sair para procurar geradores de potência no mercado negro, Chopper recebe um sinal de socorro da nave de Cikatro Vizago, o gangster de Lothal que ainda não havíamos visto nessa temporada. Ezra, sob o pretexto de devolver o favor que ficou devendo para Vizago na temporada anterior, pega a Phantom e vai atrás do sinal. A nave de Vizago, a Broken Horn (Chifre Quebrado) está claramente orbitando Garel, já que o pequeno caça rebelde não tem hiperdrive.

Rebelss02e05spaceballs

Senti uma certa influência de Spaceballs (SOS – Tem um louco solto no espaço, em mais uma maravilhosa tradução brasileira).

Os robôs que guardam Vizago estão desligados e aí damos de cara com Hondo Onaka, que 15 anos depois das Guerras Clônicas parece ter perdido todo o seu pequeno império pirata e está sozinho. Ele alega ter ganho a nave e os droids num jogo de Sabacc. Ezra se apresenta como Lando Calrissian, o que Hondo acaba acreditando. Ficamos sabendo que Hondo perdeu sua equipe inteira graças ao Império. Falando neles, eles aparecem e Ezra consegue conectar uns fios e arrumar o hiperdrive, levando-os ao planeta Nixus.

Hondo está carregando geradores de potência, justamente o que os rebeldes necessitam e Ezra consegue negociar com ele receber seu pagamento em geradores para ajudar o pirata a entregá-los. O cliente é Azmorigan, criminoso que apareceu na primeira temporada juntamente com Lando Calrissian. O problema é que o vermelhão não curte muito a ideia de negociar com um substituto e há uma recompensa pela cabeça de Hondo.

Eis que chega Chooper correndo desesperadamente para salvar o dia. E com a ajuda da Força, Ezra consegue impedir que Hondo seja lançado ao vácuo. A coisa só estraga quando Chopper sai correndo em cima de apenas uma roda com um blaster em cada braço com uma mira pior do que stormtroopers com os olhos vendados.

Rebelss02e05rambo

É sério mesmo que eu devo acreditar que isso é canônico?

Quando Hondo percebe que o garoto é um Jedi (e nem iria adiantar explicar pra um pirata a diferença entre Ezra e um Jedi), Hondo lembra que “um de seus melhores amigos era um Jedi”, em referência clara a Obi-Wan Kenobi. É procurando uma bebida que Ezra acha Vizago preso em sua própria nave e acaba libertando-o, apenas para que o Devaronian verde ligasse os dróides, obrigando Ezra a lutar – enquanto Hondo escapa com a Phatom e os geradores.

Vizago acaba tendo a nave de volta enquanto Ezra e Chopper voltam ao planeta em um pod de escape. Como a Phantom estava com o piloto automático, eles encontram Hondo contando uma versão “melhorada” dos fatos. O episódio acaba com Hondo partindo com os créditos e os geradores ficando com os rebeldes.

Conclusão do M’Y: Este, para mim (você leitor é livre para discordar), foi o pior episódio da temporada até agora. Toda a história em si é forçada demais, até para níveis de Star Wars. É quase impossível olhar para ela e crer que acontece no mesmo universo do episódio anterior. A cena já citada onde Chopper é um Rambo vesgo equilibrado em cima de uma roda só exemplifica claramente isso: é completamente desnecessário que o astromech erga suas duas pernas.

O que nos leva para um elemento que tem me incomodado – e também a outros sites que fazem review, como o Making Star Wars: o excesso de participações de personagens antigos, que desviam a atenção dos personagens principais e fazem parecer com que a minha cidade no interior do estado de São Paulo seja muito maior do que uma galáxia inteira! Contando os “filmes” iniciais de cada temporada como apenas um episódio, tivemos até agora 19 episódios (14 na primeira temporada e estamos no quinto desta) e já tivemos: Obi-Wan Kenobi, C-3PO, R2-D2, Bail Organa, Darth Vader, Wilhuff Tarkin, Luminara Undulli, Yoda, Lando Calrissian, Ahsoka Tano, Rex, Wolffe, Gregor e Hondo Onaka – e já sabemos pelos trailers que ainda veremos alguém ligado a Pre Vizsla, o Mandalorian que carregava o sabre-de-luz negro em The Clone Wars.

Será que todo mundo conhece todo mundo nessa galáxia? É mesmo necessário que todo mundo se conheça? É claro que várias dessas aparições contribuíram para a história em geral, mas você começa a perder o senso do tamanho da galáxia e, principalmente, daqueles que são os personagens principais: os rebeldes da Ghost. Nesse ponto, acho que a presença mais danosa em geral é a do Rex – que, além de tudo, está fora da caracterização do personagem apenas para bater de frente com o Kanan.

A parte boa é que temos ainda mais 16 episódios até o fim da temporada, onde dá pra reverter isso.

Nota do M’Y: 5.5 (0 até 10)

REBELS RECON #2.05

Reviews e notas da 2ª Temporada

s02e04 – Always Two There Are: 9.0

s02e03 – Relics of the Old Republic: 8.5

s02e02 – The Lost Commanders: 6.0

s02e01 – The Siege of Lothal: 9.0

Reviews e notas da 1ª Temporada

s01e07 – Gathering Forces: 7.0

s01e06 – Empire Day: 8.0

s01e05 – Out of Darkness: 7.5

s01e04 – Breaking Ranks: 6.5

s01e03 – Rise of the Old Masters: 8.0

s01e02 – Fighter Flight: 7.0

s01e01 – Droids in Distress: 7.5

s01m01 – Spark of Rebellion: 7.5

Mestre Yoda

Mestre Yoda na verdade se chama Jair e é um engenheiro nerd que se pudesse ganharia dinheiro com Star Wars. Como não pode, fica enfiado nos detalhes do Universo Expandido e das obras para telinha da saga o máximo que pode. Só vê uma possibilidade de Star Wars ser melhor do que é: The Beatles como trilha sonora!
  • Marcelo Eduardo

    Boa Jair