contato@jedicenter.com.br


    27/09/2017 – Não deixando a chama apagar

 

Há alguns dias resolvi fazer uma limpeza em algumas pastas antigas de meu e-mail e encontrei a mensagem de registro em nosso antigo Fórum. Datava de 16/05/2005. Caramba! Me peguei pensando nas velhas noites dos finais de semana e nos dias em que voltava correndo da escola para verificar os debates sobre a Saga. Três anos depois, em 2008 virei Moderador do Fórum e logo depois, em 2010 entrei como editor do site!

Sempre me perguntaram como um site chamado JEDIcenter tem como logo o pássaro da Aliança Rebelde e eu nunca soube responder.

Em uma rápida pesquisa encontrei uma mensagem do Pablo Hidalgo, membro da Lucasfilm Story Group explicando que o símbolo da Ordem Jedi surgiu apenas em 2005 como parte do marketing de A Vingança dos Sith. O site nasceu antes e se você notar, em nenhum momento do filme vemos o logo estampado nos caças Jedi em Ataque dos Clones e sua primeira aparição nas telas é em Os Últimos Jedi.

Por esta razão apresentei uma proposta para a equipe de um novo logo para comemorar nossos 15 anos, celebrados agora em agosto:

Se você rolar um pouco mais para baixo nas outras edições do expediente, vai ver que o Jedicenter existe desde 2002, fruto da extinta Academia Jedi – Praexum e do FAR – Fórum Aliança Rebelde. Desde que entrei, é espantoso pensar quantas pessoas já passaram por aqui, seja como membro da equipe ou apenas um fã procurando notícias.

É triste ver que outros sites e muitos deles grandes parceiros e amigos chegaram e foram embora. Alguns se aposentaram, outros desistiram do fandom mas seja em alta temporada ou nas grandes secas de notícias, o Jedicenter se mantém firme por QUINZE longos anos sempre esquentando a chama de Star Wars.

Só me resta agradecer a todos que tornam isso possível! Que a Força esteja com todos vocês!

Marcelo Skywalker
Leme, 27 de Setembro de 2017


    20/04/2011 – UMA NOVA ESPERANÇA

 

Era maio de 2005.

Em meio a euforia causada pela iminente estréia do tão esperado Episódio III de Star Wars, vivíamos no Jedicenter o ápice em termos de movimento e atualizações.

Nossa equipe numerosa se esmerava para trazer cada imagem, cada spoiler e novidade sobre o filme.

O Fórum, vivia em intenso movimento, não raro haviam 50/60 usuários online, além dos visitantes, o que por sua vez também exigia o constante e eficaz trabalho de nossa equipe de moderação, necessário para manter a nossa costumeira ordem da qual sempre nos orgulhamos de manter.

O Filme passou, e muitos se maravilharam, outros se decepcionaram, mas o nosso trabalho continuava o mesmo. Muitas vezes o servidor caia pois o fluxo de tráfego continuava absurdamente alto. Nesse meio tempo, tivemos nosso árduo trabalho reconhecido com a escolha do Jedicenter como melhor site brasileiro sobre Star Wars, em eleição realizada pelo Telecine.

Até que de repente a febre causada pelos novos fãs começou a passar, vivia-se agora a expectativa pelo lançamento dos DVD´s e o conteúdo extra neles incluídos, o que acabou por trazer um pequeno alento em relação ao interesse pela Saga.

Depois vieram os anúncios das series de TV, mas o interesse por Star Wars continuava em baixa com a franquia “fora da mídia” e vivendo de escassos lançamentos de games para o grande público.

Vivia-se uma fase de “vacas magras”, o movimento no fórum era pequeno, as notícias e lançamentos relacionados a Saga eram ainda mais escassos, o desinteresse tomou conta inclusive de alguns membros da equipe. No entanto, a determinação da administração do Jedicenter, sempre se manteve intacta, muito embora sem poder dedicar mais o mesmo tempo de antes ao site devido aos compromissos da “vida real”, dentro do possível sempre tentávamos trazer o que havia de novo no Universo Star Wars aos fãs brasileiros da Saga.

Enquanto continuávamos de forma “capenga”, víamos com certa tristeza, nossos velhos “concorrentes” encerrando suas atividades um a um.
No último ano, devido a sobrecarga pessoal dos administradores, estivemos com o site parado e sem atualizações devido a problemas técnicos, que felizmente foram superados com a troca da plataforma e formato de nosso site.

Entramos em 2011, á véspera de completarmos 10 anos de existência, de cara nova e com ânimo renovado. Ainda não estamos 100% “operacionais”, mas estamos em busca disso, procurando trazer sempre o que há de novidade no universo Star Wars e provendo um espaço para aqueles que desejam debater sobre a nossa amada Saga, afinal somos um site feito de Fãs para Fãs.

Que a Força esteja SEMPRE conosco.

Fabiano Barbosa – “Fab-Wan”
Porto Alegre, 20 de Abril de 2011


    28/06/2005 – O FIM DE UMA SAGA

 

Maio de 1977. Os mais antigos lembrar-se-ão. Foi o início. A época em que tudo começou. Mas não para mim. No meu ponto de vista, tudo começou em agosto ou setembro de 1980, em uma sala de cinema, levado por minha mãe e na companhia de meu irmão. “Luke, eu sou seu pai !”. Apesar de não compreender as implicações daquela frase, ela me fez acordar para o que era STAR WARS. Para um garoto com menos de 10 anos de idade, foi um choque.

Maio de 2005. Encerra-se uma das sagas mais importante na cultura pop mundial. Finalmente vemos que foi o amor, e não o ódio, a cobiça, a ganância e a inveja que trasnformaram uma pessoa promissora no maior vilão de toda a história ficcional. Finalmente pudemos entender o porquê. Finalmente vimos o como. A história terminou.

Neste momento, tenho uma sensação de alegria e tristeza. Alegria por ter acompanhado a série, quase do seu início, ter crescido e poder assistir seu final, em um momento de puro apogeu. Tristeza por saber que esta série magnifíca chegou ao seu fim. A história de Anakin Skywalker, de sua infância, sua transformação em Darth Vader, sua ascenção e queda já são de conhecimento do público. Ficará uma sensação de vazio.

Porém, a esperança não morreu. Diversos livros ainda são esperados, há rumores da continuação do desenho ‘Clone Wars’ e de uma série de Live Action situada entre ‘A Vingança dos Sith’ e ‘Uma Nova Esperança’. Para quem achava que Star Wars estaria morto após o Episódio 3, aguarde uma decepção.

E para quem acha que o Jedicenter iria enfraquecer após este filme, não se enganem. Não esperem do Jedicenter um site só de notícias. Também temos conteúdo. Se você acha que chegamos próximo à nossa capacidade, tenho uma notícia:

Acho que ainda nem começamos direito !

Leonardo Santos – “Ulic”
Belo Horizonte, 28 de Junho de 2005


    15/04/2004 – RENOVAÇÃO

 

Há um tempo atrás, talvez em agosto ou setembro de 2003, conheci o Fab-Wan, através do Master Scheidt (ou Xaidos) do FAR. Era uma pessoa interessada em ajudar no conteúdo do JC, já que além de me afastar do FAR, estava me afastando do JC, por motivos profissionais diversos, que acabaram me consumindo muito tempo.

O Fab-Wan me foi apresentado como a pessoa que poderia criar e gerir o JC. Conheço o Xaidos há algum tempo, virtualmente também e é uma pessoa que admiro e respeito, pelo excelente trabalho que vem realizando com o FAR. A simples indicação dele para uma pessoa que reorganizasse o JC já era uma indicação de peso. Desta forma, depositei minha confiança no Fab-Wan.

Hoje, depois de vários meses, conversas via ICQ, MSN e e-mail, acabo de ver o resultado de tudo isto. Não só o Fab-Wan e o Xaidos, que encabeçaram este projeto, mas daqueles que tenho acompanhado, quase camuflado, o trabalho que estão desenvolvendo.

Fab-Wan, Xaidos, Sith Lestat, Luna Kenobi, Bruno Silva, Solo, Luizkywalker, Orion, o velho parceiro de golo e cigarro Dany_Wan (apareça mais !) e todos os outros que de alguma forma contribuíram para o aprimoramento do Jedicenter. A única coisa que posso dizer é MUITO OBRIGADO. Vocês fizeram um trabalho excelente. Muito acima do que eu imaginava. Muito além do que eu esperava. Muito a frente do que eu seria capaz.Bola para frente. E mais uma vez, parabéns pelo brilhante trabalho.

Dado é um componente cru, sem objetivo ou aproveitamento.

Informação é um dado contextualizado.

Uma informação bem usada se transforma em conhecimento. Transformar as informações providas pelo Jedicenter no seu conhecimento de Star Wars. Este é o nosso Objetivo.

Aproveitem o Jedicenter. Ele é nosso !

Leonardo  Santos – “Ulic”
Belo Horizonte, 15/04/2004


    17/08/2002 – UMA BREVE HISTÓRIA

 

Tudo começou em 1996. Era programador Web de uma software house mineira, especializada em conteudo para Web. Todos tinham uma home page pessoal. Bom, quase todos. Como era (e ainda sou) viciado em Star Wars e RPG, pensei, “por que não montar um site para acompanhar as aventuras do meu grupo de RPG ?” Assim, em Maio de 1996, ia ao ar o site “Academia Jedi – RPG”.

Com o tempo, algumas coisas não específicas do jogo começaram a ser acrescentadas. Os Jedis, os Siths e por ai foi. Foi nesta época, por volta de 1999, comecei a receber e-mails de algumas pessoas que pediam mais informações. Com um convite para hospedar a home page no servidor da Nova República, a participação do fórum no extinto Templo Jedi e minha participação no mail list do Conselho Jedi de Minas Gerais – CJMG (sim, e eu ainda trabalhava), meu site deu um pulo de cerca de um hit a cada duas semanas para quase um hit por dia. Foi quando decidi mudar o nome para “Academia Jedi – Praexum”. Não era mais uma página voltada apenas para o RPG, mas sim para todos os tipos de informações ligadas ao Universo Expandido de Star Wars.

Mas aquele era um tempo negro para os fãs. Uma luta forte iniciou-se entre os Conselhos Jedis e no fórum do Templo Jedi. Com isto, a maior parte dos frequentadores do fórum saiu e montou um fórum próprio, onde não estavam sujeitos a regras ditatoriais de alguns. Eis que surge, em agosto de 2001, sob a direção do Master Shedit ( ou Xeidos) o FAR – Fórum da Aliança Rebelde.O Fórum cresceu rapidamente, contrariando as expectativas de alguns e para a infelicidade de outros. O Fórum, em um ano, conseguiu acumular quase 700 usuários (um feito para o Brasil) e ter 11 das suas 12 sessões classificadas entre as 100 mais movimentadas do site Forunnow.com.br, sendo que o FAR ocupa a posição de 19º lugar, num total de 63.898 fóruns (dados de 17/08/2002). E depois que o Academia Jedi – Praexum foi citado na revista Globo Ciência (e olha que não foi matéria paga), o número de visitas cresceu assustadoramente.

Mas ainda havia um problema…. O Academia Jedi – Praexum nunca possuiu uma sala de chat, ou um fórum próprio, onde os visitantes pudessem entrar e postar suas opiniões e dúvidas. Por outro lado, o FAR nunca possuiu uma home page oficial, que fosse repleta de informações sobre Star Wars. A união era inevitável. No final de Julho, eu, Xeidos e Dany nos reunimos para traçar o esboço do que seria esta união. Dai sairia um site diferente do que existe hoje em dia por ai. Um site sobre os filmes ? Isto está repleto na net. Um site atualizado dinamicamente via blog ? Parecia uma boa idéia, se para mante-lo ativo todos os dias, não fosse necessário incluir fofocas e tricôs, típico de uma revista Capricho ou Contigo. A decisão então ficou mais clara: Sai o foco utilizado anteriormente em RPG para concentrar no universo Expandido, já que esta é uma grande falha de Star Wars no Brasil.

Nossa Missão? Prover conteúdo de qualidade ao visitante que procura informações do universo de Star Wars que vão além dos filmes lançados e que venham a ser lançados no cinema.

Nosso Objetivo? Ser um centro de referência no Brasil no que se refere ao Universo Expandido, despertando a curiosidade do visitante.

Nossa Meta? Provar que no Brasil existe um potencial enorme a ser explorado pelo Universo Expandido, seja em revistas em quadrinhos, livros ou jogos de RPG e computador, despertando a atenção dos detentores dos direitos autorais daqueles para sua publicação em nosso pais.

Ser um Centro Jedi, não é ser um site de internet. É ser um centro de conhecimento e informação.

Aproveitem

Leonardo Santos – “Ulic”
Belo Horizonte, 17/08/2002