contato@jedicenter.com.br
Star Wars The Last Jedi 4K Ultra HD 1

Esta é a habilidade que Luke utilizou em Os Últimos Jedi

Em Star Wars – Episódio VIII: Os Últimos Jedi, vimos que, durante os eventos no planeta Crait, Luke projetou uma ilusão de si mesmo para distrair Kylo Ren – dando tempo para a Resistência conseguir fugir com Rey à bordo da Milennium Falcon, despistando as forças implacáveis da Primeira Ordem -, enquanto ele mesmo estava o tempo todo em Ahch-To, concentrando-se na Força. Porém, esta habilidade já existia na continuação do universo Legends de Star Wars.

Uma Jedi utilizando Dopplegänger num exército de dróides

Dopplegänger, ou Simifulturus, é uma habilidade da Força que permite ao usuário projetar uma ilusão de si mesmo ou um objeto para um grupo de indivíduos. Se tratando de uma habilidade visual, portanto, pode enganar dróides, como vemos no exemplo ao lado. Ela é relatada no livro existente dentro do universo de Star Wars – na continuação Legends -, O Caminho Jedi: Um Manual para Estudantes da Força.

 

Luke como aprendiz de Darth Sidious, ou Palpatine

Essa habilidade apareceu pela primeira vez em Dark Empire – Império do Mal, aqui no Brasil -, uma série de três HQs que mostram o Império Renascido de Darth Sidious, onde Luke decide se tornar seu aprendiz, a fim de espioná-lo. Estas HQs foram lançadas de 1993 até 1997, e Luke aparece usando Dopplegänger pela primeira vez lá.

Anakin matando o clone de Dopplegänger de Dooku

Dopplegänger apareceu também em Star Wars: The New Droid Army, um jogo lançado para Game Boy Advance, logo depois do lançamento de O Ataque dos Clones. No jogo, Anakin luta e destrói a ilusão de Dopplegänger que Dookan usa no planeta de Metalorn, logo após a Batalha de Geonosis.

 

 

Luke utiliza Dopplegänger em Crait contra Kylo

Durante os eventos finais de Os Últimos Jedi, Luke utilizou esta habilidade para distrair e atrasar Kylo Ren e sua Primeira Ordem, dando tempo para o restante da Resistência fugir com Rey na Millenium Falcon, continuando sua fagulha de esperança pela galáxia.

Tweet de Rian Johnson mostrando sua estante contendo o Caminho Jedi

Quando questionado no Twitter sobre a habilidade usada por Luke no filme, Rian Johnson – o diretor de Os Últimos Jedi – respondeu mandando fotos de seu próprio exemplar de O Caminho Jedi, explicando que se tratava de Dopplegänger, habilidade do universo Legends, tornando-a parte do novo cânone de Star Wars.

Rian Johnson postando foto das páginas de seu Caminho Jedi no Twitter

E ai? Já conhecia a origem dessa habilidade usada por Luke em Os Últimos Jedi? Deixe nos comentários!

João Pedro Duarte

16 anos, estudante, Fã de Star Wars. Administrador nos veículos Star Wars Storyteller, Mundo Star Wars, Ordem Sith Brasil, Cast Wars, Jedicenter e Expandindo Universos. Membro de comissão da União Star Wars.