contato@jedicenter.com.br
Capitulo 1

DESVENDANDO AS LENDAS | CAPÍTULO I: Contos dos Antigos Jedi e Sith

Introdução ao capítulo

A civilização na galáxia de Star Wars remonta mais de vinte e cinco mil anos, com um passado antigo onde a história e a mitologia estão completamente entrelaçados. Existem lendas de culturas alienígenas completamente poderosas que eram arquitetos de algumas das maiores maravilhas da Galáxia: o agrupamento incomum de buracos negros chamado de Maw, o alinhamento peculiar dos cinco mundos do Sistema Corelliano, e a notável propagação da humanidade através das estrelas em tempos “pré-históricos”.

A literatura de Star Wars apresentou essas origens fantásticas como um plano de fundo histórico, com a maioria dos contos se passando não antes de cinco mil anos da Batalha de Yavin. Uma exceção, é encontrada na série Dawn of the Jedi que a Dark Horse Comics publicou em 2012, passando-se 25.000 anos no passado.

Antes do final de 1990, quando George Lucas e sua equipe começaram a trabalhar em Star Wars: Episódio I A Ameaça Fantasma, a cultura Jedi era uma raridade preciosa no Universo Expandido. A Lucasfilm manteve uma guarda apertada sobre mitologia Jedi, para dar maior liberdade às histórias que Lucas desejava explorar na Trilogia Prequel. Os autores então encontraram uma maneira de contar as histórias dos Jedi indo muito longe no tempo, milênios antes da queda da República. Assim, proporcionou-se uma considerável liberdade criativa mesmo porque as diferenças de interpretação poderiam ser suavizadas pelas passagens dos séculos.

Confira as outras edições já publicadas de DESVENDANDO AS LENDAS:

capitulo 0


Lost Tribe of the Sith: The Collected Stories (2012)

LTOTSppbk

Linha do tempo: 5.000 ABY (Precipice, Skyborn), 4.985 ABY (Paragon), 4.975 ABY (Savior), 3.960 ABY (Purgatory, Sentinel), 3.000 ABY (Pantheon, Secrets), 2.975 ABY (Pandemonium)

Resumo: Durante a Grande Guerra do Hiperespaço, a nave de mineração Sith chamada Omen cai em Kesh, um mundo desconhecido tanto para a República, como para os Sith. O comandante da nave, um ser humano escravizado chamado Yaru Korsin, tenta manter sua tripulação nervosa na linha. Kesh é um mundo relativamente primitivo, com uma população supersticiosa mantida no continente Keshtar. No ápice da Minotologia Keshiri estão os Skyborn, os deuses do céu. Os recém-chegados Sith são venerados como os deuses encarnardos pelos Keshiri. Dentro de quinze anos, os recém-chegados governam sem contestação sobre seus súditos do planeta. Yaru Korsin torna-se o Grande Senhor dos Skyborn.

Yaru Korsin

Yaru Korsin

Anos mais tarde, um movimento clandestino de rebeldes Keshiri conspira para livrar seu mundo desses intrusos. As maquinações de Seelah, esposa de Yaru Korsin, limpou os Sith de puro-sangue entre os sobreviventes da Omen, permitindo apenas que os seres humanos sobrevivessem. O filho de Seelah, Jariad, fere mortalmente o Grande Senhor. Embora Yaru morre, sua filha Nida pune Seelah por sua traição.

Mais de mil anos depois, o local de queda da Omen tornou-se um solo sagrado aos Keshiri, escondido por um templo nas montanhas. A dinastia Sith continua, não mais propagados por linhagem, mas sim como uma meritocracia moldada por exemplos de poder, coragem e manobras políticas.

Uma tentativa de assassinato fracassada teve como alvo a Grande Senhora regente, uma velha senil chamado Lillia Venn. A culpa deste assalto cai na Alta Senhora Candra Kitain. Ela e sua filha, Orielle Kitain, são despojadas deste status e escravizadas. Ori foge para o campo, e acaba por encontrar alguma paz com um jardineiro humilde chamado Jelph. Ele na verdade é um agente secreto Jedi que recentemente e, acidentalmente, chegou em Kesh. Ori descobre os segredos de Jelph, encontrando seu caça escondido em seu barracão. Venn e um séquito de Lordes Sith chegam na casa de Jelph e também descobrem o caça. Quando Venn entra no caça, ela inconscientemente ativa um dispositivo contra furto criado por Jelph que destrói a nave e Venn em uma explosão. Isso deixa Jelph e Ori juntos como exilados, onde eles começam uma nova vida juntos.

Depois de mais um milênio de estagnação, a Dinastia Sith se dividiu em facções conflitantes que só a contragosto se unem para honrar as tradições de Yaru Korsin. Varner Hilts, um zelador dos costumes Sith, reproduz aos membros uma gravação holográfica feito por Korsin no final do seu reinado para sua filha, Nida. Antes da reunião das facções, Hilts reproduz gravação além de sua conclusão, revelando fragmentos de uma transmissão mais antiga, nunca antes permitida para o público: uma gravação de Naga Sadow identificando a tripulação da Omen como escravos. Isso deixa as facções Sith em desordem enquanto sua visão de seus antepassados como conquistadores piedosos é virada de cabeça para baixo. Enquanto as facções Sith desiludidas começam a se auto-destruir, Hilts percebe que há mais na gravação de Korsin. Escondido, há uma mensagem para Nida, com as palavras enigmáticas que “o verdadeiro poder está por trás do trono”.

Hilts encontra a velha cadeira de comando de Korsin que ele usava como um trono em uma câmara secreta dentro do templo da Omen. Korsin tem escondido um mapa do mundo de Kesh, revelando um continente inexplorado do outro lado do planeta, uma massa de terra registrada por sensores da Omen durante o acidente, desoconhecida para a tripulação de Korsin. Hilts percebe que a chave para unificar as facções desintegradas dos Sith é dar-lhes um alvo para conquista.

Depois de vinte e cinco anos de planejamento e avanços, os Sith construíram uma frota de aerobarcos para viajar através do oceano e invadem o mundo novo. Um engenheiro talentoso, Edell Vrai, lidera uma frota batedora para Alanciar, a nova terra. Os Keshiri de Alanciar estão preparados. Eles permaneceram vigilantes por séculos, advertidos por Adari Vaal, uma Keshiri que fugiu durante o reinado de Yaru Korsin. Disparos enormes derrubam a frota Sith, e Edell cai na costa. Ele captura e aprisiona dois Keshiri: Quarra Thayn e Jogan Halder. Enquanto Edell ordena que seus tenentes levem Halder de volta à terra natal Keshtar, ele força Quarra a levá-lo para a civilização Alanciar.

Adari Vaal vê os irmãos Korsin lutando perto da queda da Omen

Adari Vaal vê os irmãos Korsin lutando perto da queda da Omen

Edell admira a arquitetura e engenharia avançadas exibidas por estes Keshiri, os avanços foram necessários pelo medo da invasão dos Sith. Edell fica chocado ao ver uma força de invasão Sith, lançada de Keshtar antes do retorno de sua expedição de reconhecimento tentando conquistar Alanciar. Seu líder, o Lorde Sith Bentado, procura trair sua tribo e destruir quaisquer aeronaves restantes para que ele possa governar a nova terra sem contestação. Quarra e Edell trabalham juntos e derrotam Bentado.

O cuidador Hilts, agora Grande Senhor da Tribo Perdida, chega como um contraste benevolente da força de Bentado. Ele traz consigo Jogan, que cconta os louvores dos Sith antigos, aliviando as preocupações dos Alanciar. Hilts, um governante muito mais pragmático do que os antigos Grandes Senhores, vê a unificação da Kesh como a chave para a sobrevivência da Tribo Perdida. Ele se certifica que Jogan veja apenas os melhores de Keshtar. Hilts ainda permite que sangue Keshiri permeie em suas fileiras para garantirem o seu futuro. Uma nova era de Kesh começa.


A série Lost Tribe serve de conexão com a série Fate of the Jedi (que veremos futuramente), publicadas entre 2009 e 2012 passada mais de quarenta anos após Uma Nova Esperança. Os livros da série Fate mostram uma nova facção Sith não descoberta, que passou despercebida por milhares de anos abandonadas em um mundo primitivo. Cada conto da Tribo Perdida nos mostra uma parte importante de sua história e foram lançados inicialmente em e-books gratuitos nos volumes dois até nove da série Fate of the Jedi. O conto Pandemonium é uma história original criada para o lançamento dos contos anteriores reunidos em uma versão física.

A série Lost Tribe começa no meio da Grande Guerra do Hiperespaço, um conflito entre a República antiga e os Sith contada em duas séries da Dark Horse Comics: Tales of the Jedi: The Golden Age of the Sith (1996-1997 ) e Tales of the Jedi: The Fall of the Sith Empire (1997). A história da Tribo Perdida continuou em Lost Tribe of the Sith: Spiral, uma mini-série em quadrinhos publicada pela Dark Horse Comics, no outono de 2012.

O romance Crosscurrent (2010) também começa em 5.000 ABY. Os capítulos iniciais mostram uma participação da nave Omen e ocorrem pouco antes dos acontecimentos do primeiro conto, Precipice. No entanto, porque Crosscurrent ocorre em várias eras, vamos abordá-lo mais tarde na linha do tempo, em 40 DBY.


The Old Republic: Revan (2011)

TOR-Revan

Linha do Tempo: 3.954-3.950 ABY e 3.900 ABY (Epílogo)

Resumo: Anos depois de ter retornado do Lado Sombrio para salvar a galáxia da ameaça da Star Forge, Revan é agora um Cavaleiro Jedi casado com Bastila Shan. Ele é atormentado por suas lembranças fragmentadas dos eventos que o levaram para o Lado Sombrio, assim como pesadelos de um mundo envolto em tempestade. Revan pede a ajuda de seu amigo e companheiro de equipe Canderous Ordo e o droide T3-M4 para refazer seus passos antes de sua queda, e tentar despertar alguma lembrança.

Enquanto isso, no Império Sith, a Conselheira Sombria Darth Nyriss convoca Lord Scourge para descobrir quem é responsável pelos atentados contra a sua vida. As investigações de Scourge encontra provas de que Lord Xedrix, também um Conselheiro Sombrio, está conspirando contra o Imperador com separatistas no planeta Bosthirda. Scourge mata Xedrix, mas não antes que o Conselheiro plante sementes da dúvida em sua mente a respeito dos planos de Nyriss.

Ordo, Revan, e T3 viagem para o planeta gelado Rekkid a bordo do cargueiro Ebon Hawk. O planeta gelado é a atual base do clã Mandaloriano. Visões do passado ajudam Revan a encontrar itens que ele escondeu há anos: a máscara de Mandaloree um datacron pertencente a um Lorde Sith exílado, Dramath. Revan recorda que Mandalore o Último lhe revelou que tinha sido corrompido e traído por um Lorde Sith, que prometeu uma campanha bem sucedida de conquista contra a República. Revan retorna a máscara para os Mandalorianos, permitindo que Canderous adote o manto de Mandalore, o Protetor e lidere seu povo. Revan segue sua trilha de memórias para Nathema, o planeta para qual Dramath fugiu.

Scourge confronta Nyriss sobre seus planos, e ela revela a verdade para ele. Ela, de fato, manipulou-o para matar Xedrix, um co-conspirador e um dos vários Conselheiros Sombrios que tramam impedir o Imperador antes que o tirano lançe um ataque contra a República. Xedrix foi sacrificado para proteger o Conselho Sombrio. Para impressionar Scourge  sobre a importância dos motivos do Conselho, Nyriss o leva até Nathema, planeta-natal do Imperador.

O Imperador tem mil anos de idade. Em um ritual do Lado Sombrio, ele drenou a vida de seu planeta natal, Nathema, para alcançar a imortalidade. O mundo é agora uma casca sem vida, desprovida da Força. Scourge vem a entender que tal poder é uma loucura, e o Imperador perdeu toda a razão. Enquanto em Nathema, Scourge e Nyriss cruzam com Revan, que chega a bordo da Ebon Hawk. Nyriss atira na nave de Revan, e os Sith tomam Revan como prisioneiro.

Os anos passam. T3-M4 retorna a Bastila Shan em Coruscant, ajudado pela Jedi exilada Meetra Surik. Meetra e Bastila aprendem com T3 que os Sith estão de alguma forma envolvidos no desaparecimento de Revan. Meetra e T3 retornam à Nathema, onde encontram a localização de Dromund Kaas, o planeta natal Sith. Lá, ela encontra Scourge, o Lorde Sith cuja imagem T3-M4 conseguiu gravar holograficamente no momento da captura de Revan.

Nos anos desde a prisão de Revan, Scourge aprendeu os segredos da Força com Revan. Scourge ainda se preocupa com o Imperador e tornou-se convencido de que Revan detém a chave para parar os planos do governante. Scourge precisa resgatar Revan da prisão de Nyrris e forma uma aliança com Meetra para esse fim.

Acourge revela ao Imperador que Nyriss planeja contra ele, apresentando-o com evidência de sua traição. O Imperador ordena a Guarda Imperial que vá contra Nyriss. Usando o caos desta represália como cobertura, Scourge e Meetra libertam Revan, mas são quase impedidos por Nyris. O poder bruto da Força vindo de Revan rebate o raio da força de Nyriss, destruindo-a. O trio escapa das cavernas secretas, onde T3 projeta uma imagem para Revan de Bastila e seu filho Vaner, agora com três anos. O Imperador, entretanto, destrói todos os doze Conselheiros Sombrios para enviar uma mensagem contra qualquer um que conspirar contra ele.

T3 projeta a imagem de Bastila e Vaner para Revan.

T3 projeta a imagem de Bastila e Vaner para Revan.

Revan está determinado a manter a galáxia segura para seu filho. Scourge, Meetra, e Revan entram na cidadela do Imperador e desafiam o governante supremo. O poder do Imperador é demais para Revan. Reconhecendo que o Imperador é invencível, Scourge mata Meetra e trai Revan dizendo ao Imperador que ele havia planejado expor esses assassinos quando percebeu que ele por si só não seria poderoso o suficiente para impedi-los. O Imperador acredita em Scourge e recompensa-o com o título de A Ira do Imperador.

Na verdade, Scourge ainda acha que o Imperador deve ser impedido. Sua traição aos Jedi foi uma saída para garantir-lhe mais tempo. Revan definha em uma prisão Sith, mentalmente exibindo uma sutil pressão contra a mente do Imperador para impedi-lo de atacar a República. Assim sendo, o Imperador permanece preocupado com a segurança do Império Sith, reconstruindo o Conselho Sombrio, e erradicando os traidores.

Desta forma, a paz dura por mais cinquenta anos. O filho de Bastila e revan, Vaner, cresce em um homem influente no Senado junto com seus próprios filhos.


No jogo Knights of the Old Republic (2003), o personagem de Revan é por necessidade uma tela em branco, um herói Jedi cujo sexo, aparência e nome poderia ser personalizado pelo jogador. À medida que mais histórias e material de origem referenciavam Revan, o personagem passou por refinamento. Este romance definia sua aparência, história e personalidade. Ele faz o mesmo com a Jedi Exilada de Knights of the Old Republic II: The Sith Lords (2004), que é aqui é identificada como Meetra Surik.


The Old Republic: Deceived (2011)

Swtor_deceived_cover

Linha do Tempo: 3.653 ABY

Resumo: Enquanto representantes do Império Sith e da República Galáctica se reunem em Alderaan para finalizar um tratado de paz que terminaria o conflito de longa data, os Sith lançar um ataque relâmpago em Coruscant. Darth Malgus lidera o saque devastador da capital da República. Não é um ato de conquista; Coruscant é mantida refém para exigir concessões importantes da República na mesa de negociação. Malgus acha que diplomacia é atitude inferior aos Sith e abomina tais manifestações de fraqueza.

Malgus mata o Mestre Jedi Ven Zallow antes de derrubar o Templo inteiro em um colapso explosivo. A morte de Zallow reverbera através da Força e é sentida pela empática Aryn Leneer, sua ex-Padawan. Ela está na conferência de paz em Alderaan quando chega a notícia do ataque à Coruscant. Aryn impetuosamente sai para buscar vingança contra o assassino de seu mentor.

Aryn Leneer

Aryn Leneer

Enquanto isso Zeerid Korr, capitão contrabandista do cargueiro Fatman, está desesperado para ganhar a vida e sustentar sua filha desabilitada. Uma entrega para Ord Mantell saqueada por piratas coloca-o ainda mais em dívida com a organização criminosa Exchange. Com dúvidas profundas, ele aceita um emprego para entregar narcóticos passando pelo bloqueio em Coruscant. Ele retorna até sua casa em Vulta para ver sua filha antes de sua viagem perigosa. Enquanto ele está lá, um mercenário contratado por gangsters Hutt tem como alvo Zeerid e sua carga. Com a ajuda de Aryn Leneer, que viajou até Vulta para recrutar a ajuda de Zeerid, ele escapa dos gangsters.

A Valor, nave-capitânia de bloqueio de Malgus dispara contra o cargueiro Fatman sob o céu de Coruscant, mas Zeerid e Aryn sobrevivem e caem na capital sitiada. Sondando as ruínas do Templo, Aryn encontra evidência de que Malgus foi o Sith que matou seu mestre. Ela também desvenda a natureza da relação entre Malgus e Eleena, sua serva Twi’lek. Apesar de sua natureza cruel, o Lorde das Trevas se apaixonou por Eleena. Determinada a fazer o Lorde das Trevas sofrer por seus crimes, Aryn sequestra Eleena. Antes de machucá-la, no entanto, Aryn resolve poupar a vida de Elena. Malgus e Aryn duelam, e embora ele poderia matar Aryn, ele retribui o favor e permite que a Jedi viva. Malgus no entanto mata Eleena, percebendo o quão vulnerável suas emoções o tornaram.

Tendo finalmente escapado de seus perseguidores do submundo, Zeerid e sua filha se retirar para uma vida tranquila em uma fazenda em Dantooine.

Aryn e Zeerid escapam do cargueiro Fatman sob os céus de Coruscant.

Aryn e Zeerid escapam do cargueiro Fatman sob os céus de Coruscant.


Este livro expande um trailer jogo Star Wars: The Old Republic, que foi lançado na internet em 2009. O saque de Coruscant é também o foco da história em quadrinhos The Old Republic: Threat of Peace (2009).

O autor James Luceno estava originalmente convocado para escrever um romance de ligação com The Old Republic, desenvolvendo um manuscrito que iria explorar a história de Darth Malgus. Seus primeiros conceitos, que mostravam Malgus como um ex-escravo em um combate de gladiadores, acabou não se encaixando com a direção que a BioWare e LucasArts havia traçado para Malgus. Luceno retrabalhou alguns destes conceitos na história de Darth Maul para o romance Darth Plagueis (2012), e enquanto concentrado neste projeto, Paul S. Kemp assumiu Deceived. Enquanto a história de Kemp se desenvolvia, alguns dos detalhes mais escuros de Malgus e os Sith foram aparados. Uma cena que descreve os Sith jogando bola com as cabeças decepadas dos Jedi, por exemplo, foi deixada de fora do texto final.


Red Harvest (2010)

Redharvest

Linha do Tempo: 3.645 ABY

Resumo: Buscando os segredos da imortalidade, Darth Scabrous descobre um Holocron Sith alojado em um antigo templo escondido debaixo de uma Academia Sith sobre o mundo gelado de Odoacer-Faustin. Com os escritos de Darth Drear guiando-o, Scabrous submete os alunos da Academia a experimentos grotescos. O Lorde das Trevas não tem um ingrediente essencial: uma planta sensitiva à Força chamada de Orquídea Murakami. Um de seus agentes despachados, um caçador de recompensas Whiphid feroz chamado Tuck, captura a flor juntamente com seu cultivador: um membro da Corporação Agrícola Jedi, Hestizo “Zo Trace, que usa suas habilidades da Força para se comunicar com e cultivar a orquídea.

Darth_Scabrous

Darth Scabrous

Quando Scabrous infunde a orquídea nas cobaias, ele cria uma infecção transmitida por sangue. A Doença transforma aqueles expostos em mortos-vivos. A praga se espalha rapidamente através da Academia, transformando alunos e professores em zumbis. A infecção salta de um hospedeiro para outro, independentemente da espécie. Apesar da propagação da doença, Zo ainda pode sentir a presença da orquídea e pode influenciá-la. Ela usa Força para que a planta cresça, o que faz com que massas de videira a brotar dos corpos dos zumbis, impedindo-os. Isso estimua a planta mas salva a vida de Zo diversas vezes.

Embora Scabrous está infectado, ele permanece consciente o suficiente para realizar os rituais de Darth Drear. Ao sacrificar um Jedi com uma espada Sith no auge da infestação, Scabrous pretende atingir finalmente a vida eterna. Zo torna-se sua prisioneira, embora ela é poupada da morte pelo aparecimento súbito de seu irmão, Rojo Trace, que salva sua irmã, mas morre pela lâmina de Scabrous.

Zo foge da Academia infernal com Tulkh e um mecânico chamado Pergus Frode a bordo da nave estelar do Whiphid. Deixando Odoacer-Faustin para trás, os sobreviventes ainda não escapam da infecção: Tulkh carrega a Doença em si. Ele ordena que Zo ejete-o para o espaço. Com pesar, ela realiza a ordem. Zo e Pergus retornam às estufas Jedi de Marfa. 

O caçador Thulk enfrenta um tauntaun zumbificado

O caçador Thulk enfrenta um tauntaun zumbificado


Red Harvest é um prequel de Death Troopers (2009), um livro de terrorpassado pouco antes de Uma Nova Esperança (1977). Como milhares de anos separam os romances, eles não compartilham nenhum personagem, embora a Doença é ocasionalmente personificada e pode ser pensada até como um personagem em ambos os livros.

No final do história, Zo pretende visitar o Templo Jedi em Coruscant. No entanto, neste momento na linha do tempo, oito anos após os acontecimentos de The Old Republic: Deceived (2011), o Templo deveria estar em ruínas.


The Old Republic: Fatal Alliance (2010)

TORFACover

Linha do Tempo: 3.643 ABY

Resumo: A descoberta da nave Cinzia tem sérias implicações para a galáxia. O corsário Jet Nebula traz de volta dois restos cruciais da nave para seus mestres Hutt. Um navicomputador apontando para o local de origem da nave e um cilindro misterioso feito de metais exóticos. Os Hutts assumem que haverão muitos interessados nestas peças. Facções de toda a galáxia reunem seus enviados para viajarem até Nal Hutta a pedido dos Hutts.

Coletando informações para a Ordem Jedi está o jovem Shigar Konshi, um aprendiz Padawan. Ele traz consigo um ex-soldado República, Larin Moxla. Servindo a República está Ula Vii, que é secretamente um agente duplo imperial. Para os Sith, o decrépito Darth Chratis despacha seu temperamental Eldon Ax. Mais misterioso é o guerreiro Mandaloriano Dao Stryver.

O cilindro é uma fábrica de dróides miniaturizada de engenharia incrivelmente avançada. O dispositivo suga matérias-primas e energia de seus arredores e implanta dróides de combate apelidados de Hexes. O cérebro que concebeu esta poderosa tecnologia deve ser encontrado. Isso traz todas as facções até Sebaddon, um mundo rico em minerais longe do plano galáctico, orbitando um buraco negro a uma distância segura e ainda assim, aterrorizante.

Os dróides são a criação de Lema Xandret, uma engenheira que fugiu do Império Sith. Sua filha, Eldon Ax, foi roubada dela pela Sith Lords para treinamento, e Lema ansiava por vingança. Ela criou os instrumentos de sua vingança, os Hexes que são auto-geráveis e, inadvertidamente, lançou um flagelo de dróides replicantes. Se não for controlada, os dróides poderiam invadir a galáxia dentro de uma geração.

As forças da República e Imperiais se unem para destruir os Hexes. Eldon Ax explora profundamente um laboratório escondido na superfície da Sebaddon. Ela encontra um clone de si mesma e descobre a verdade desfigurada da trama de sua mãe. Lema tinha encontrado uma maneira de infundir a adaptabilidade para os droids através de um fluido orgânico que serviu como seu sangue. O espírito de Lema aparentemente habita este fluido em algum grau e foi encarregado principalmente de proteger o clone em desenvolvimento de sua filha há muito perdida. Os Hexes levaram essa ordem de proteção ao extremo, matando qualquer forma de vida que ameaçava o clone. Em sua lógica fria, isto incluiu Lema.

Eldon destrói o cilindro contendo o clone e, em seguida, imprime-se geneticamente nos Hexes. Ela ordena que eles o ataque e ativem a auto-destruição, mas não antes de usá-los para destruir seu mestre, Darth Chratis. As forças da República e do Império batem em retirada e a órbita de Sebaddon se torna instável, levando o planeta a ser engolido pelo buraco negro.


The Old Republic: Annihilation (2012)

AnnihilationCover

Linha do Tempo: 3.640 ABY

Resumo: O Império Sith está em desordem, mas ainda detém um grande poder militar na nave Ascendant Spear. A enorme nave está sob o controle de Darth Karrid.

A República está tramando destruir a Spear. Para isso, o Serviço de Informação Estratégico da República monta uma equipe composta por Theron Shan e o Mestre Gnost-Dural, comandada a partir de Coruscant por Jace Malcom, Comandante Supremo da 43ª Força da República. Para ter sucesso em sua missão, Theron e Gnost-Dural devem capturar uma tecnologia de quebra de códigos Imperiais que lhes permitirá escutar transmissões Sith e atacar quando a Spear estiver vulnerável. Theron usa seus contatos no submundo para sua vantagem ao realizar esta importante missão.


Como um escritor sênior para a BioWare, o autor Drew Karpyshyn ajudou a estabelecer as histórias complexas de Knights of the Old Republic e Star Wars: The Old Republic, colocando-o na posição ideal para expandir essas narrativas épicas através de romances. Este livro baseia-se na vasta história construída para a franquia The Old Republic. A Ascendant Spear e Theron Shan foram introduzidos pela primeira vez em The Old Republic: The Lost Suns, que começou a ser publicada em junho de 2011 pela Dark Horse Comics. A HQ também inclui flashbacks de uma batalha em Alderaan, quando Jace Malcom era um soldado servindo ao lado de Satele Shan. Este cenário foi criado em um trailer para o jogo The Old Republic lançado em Junho de 2010.


  Knight Errant (2011)

Knight_Errant_novel

Linha do Tempo: 1.032 ABY

Resumo: Durante as Novas Guerras dos Sith, expansionistas Sith perseguem mundos da República, mergulhando vastas áreas da galáxia em uma idade das trevas. Os muitos Lordes Sith desta época estão travados em disputas violentas pelo poder. No setor Grumani, Kerra Holt é uma Jedi solitária operando por trás das linhas inimigas, tentando sabotar operações Sith e livrar o quanto de civis escravizados possíveis.

O Daimanate é uma extensão de mundos dominados pelo maníaco Lord Daiman, um solipsista desequilibrado que acredita que ele é o criador do universo. Kerra, operando disfarçado dentro de seu império, descobre planos de um confronto iminente com o irmão de Damian, Lord Odion. Com um protótipo de uma roupa furtiva roubada de um espião Bothan, Kerra desliza para dentro da linha de frente deste combate no planeta Gazzari. Descobrindo que Daiman trouxe mais de mil jovens estudantes ao campo de batalha para atrair seu irmão para atacar, Kerra atrapalha essa iniciativa e leva estes refugiados para longe da batalha, a bordo de uma nave mercenária, a Diligence.

O campo de batalha irrompe no caos desconcertante quando Daiman e Odion, inimigos jurados, aliam-se brevemente para derrotar um terceiro Lorde Sith, Bactra. Escapando no meio desta confusão, a Diligence ruma para Byllura nas proximidades, enquanto Kerra se familiariza com o comandante da nave, o brigadeiro Jarrow Rusher. Mercenário de aluguel, Rusher trabalha para os Sith, mas não reivindica nenhuma lealdade real por alguém que não seja a sua tripulação. Ele se queixa sobre Kerra trazer as crianças refugiadas a bordo e está ansioso para deixá-los no mundo adequado mais próximo.

O planeta é o aparentemente tranquilo Byllura. Embora sua principal cidade de Hestobyll parece calma o suficiente, construída com uma bela vista do mar, é o coração da Diarquia, outro reduto Sith. Aqui os gêmeos Quillan e Dromika mantém a população sob controle através da Força, espalhando sua influência mental através de uma rede de seres Celagians telepáticos. Kerra sonda esta operação, libertando os Celagians de sua lavagem cerebral, quebrando o aperto mental dos gêmeos sobre a população do planeta. Imediatamente precipitando-se para reivindicar o vácuo de poder em Byllura surge a Lorde Sith, Lady Arkadia Calimondra.

Kerra encontra os telepatas Celagians

Kerra encontra os telepatas Celagians

Arkadia traz Kerra, a Diligence e um dos gêmeos, Quillan, para seu palácio em Syned. Arkadia governa através de um programa de engenharia social que mantém os cidadãos de Syned vivendo sempre para servir. Arkadia revela a Kerra a verdadeira natureza do conflito Sith no setor de Grumani: O poder descansa em sua avó, Vilia Calimondra, que mantém seus netos em intenso conflito em seu favor. Arkadia tenta convencer Kerra a matar sua avó, Kerra recusa.

Arkadia aprisiona Kerra e se vira para o espião Bothan, Narsk Ka’hane, para realizar o ato, sem saber que Ka’hane está trabalhando para Vilia. Ka’hane libera Kerra e, juntamente com Rusher, planejam uma fuga explosiva de Syned. O Bothan enigmático fornece Kerra e Rusher com coordenadas do hiperespaço que irá levá-los ao espaço da República. Rusher está feliz em deixar o conflito Sith, e os refugiados encontrarão um porto seguro na República, embora Kerra pretende voltar a Grumani para continuar sua luta contra os Sith.


Knight Errand é repleto de criações de mundos e histórias de fundo. O autor John Jackson Miller especificamente criou o setor Grumani como cenário para as histórias  de Kerra Holt. Antes da publicação dos quadrinhos e romance, Miller escreveu o conto Influx (2010), que serviu como uma introdução para a série e publicada no site oficial da Saga. Também postado no site, o The Essential Atlas Extra: Knight Errant Gazetteer, foi um guia introdutório para os mundos do setor Grumani escrito por Miller e os autores do livro Star Wars: The Essential Atlas Daniel Wallace e Jason Fry.


A Saga de Darth Bane

Path of Destruction (2006), Rule of Two (2007) Dinasty of Evil (2009)

bane-trilogy

Linha do Tempo: Entre 1.003 e 980 ABY

Resumo: Usando suas habilidades da Força, um mineiro chamado Dessel foge do desolador planeta Apatros e junta-se às fileiras do exército Sith. Um soldado formidável, levando vitórias duramente conquistadas contra os Jedi e a República. Dessel chama a atenção dos governantes Sith, que o matriculam na Academia Sith em Korriban, onde adota o nome de Bane.

Dessel, o futuro Darth Bane, lidera seu Esquadrão Sith conhecido como Gloom Walkers

Dessel, o futuro Darth Bane, lidera seu Esquadrão Sith conhecido como Gloom Walkers

Ao estudar as filosofias de antigos Senhores das Trevas, Bane cresce cada vez mais desiludido com a doutrina Sith moderna, especialmente a Irmandade da Escuridão liderada por Lord Kaan. Em desafio, Bane ressuscita o título perdido de Darth e deixa Korriban. Em Lehon, ele encontra um Holocron construído por Darth Revan. Estudando o seu conteúdo, Bane percebe que o Sith modernos estão condenados à extinção devido às ambições dos senhores da guerra rivais. Bane pensa em outra estrutura com apenas dois Lordes Sith ativos de cada vez: o Mestre, para encarnar o poder, e o aprendiz, para conquistá-lo.

Bane planeja se infiltrar na Irmandade e destruí-la de dentro. Ele oferece a Lord Kaan um presente peculiar descoberto entre os ensinamentos de Revan: instruções para a criação de uma poderosa arma Sith, a bomba de pensamento. Kaan, desconfiado do poder e lealdade de Bane, despacha a sedutora e astuta Githany para recuperá-lo em um ponto de encontro em Ambria. Githany envenena Bane com uma toxina mortal. O Lord Sombrio ameaça a filha de um curandeiro local, forçando o curador a livrar seu corpo da contaminação.

Bane viaja para Ruusan. O planeta foi devastado por uma intensa guerra entre a Irmandade da Escuridão e o Exército Jedi da Luz liderado por Lord Hoth. É aqui que os Jedi e a Ordens Sith se preparam para uma batalha final. Darth Bane chega à tenda de comando de Kaan e lhe oferece ajuda. Lord Kaan, desesperado, recorre ao uso da bomba de pensamento.

O Sith recuam em cavernas, atraindo os Jedi para as tocas escuras. Lá, com todas as forças concentradas, Kaan acende a arma. A explosão destrói os usuários da Força, a Irmandade e os Jedi que se aventuraram nas cavernas, e suga seus espíritos para uma única esfera onde as almas desencarnadas permanecem em eterna loucura.

Porque ele evitou a bomba de pensamento, Darth Bane está vivo e permanece assim em segredo. Enquanto ele se afasta do mundo devastado, ele se depara com uma jovem chamada Zannah, a quem ele escolhe como seu aprendiz.

Procurando antigos folclores Sith, Bane cai nas selvas da Dxun, uma lua de Onderon. Em uma sepultura antiga, ele descobre um Holocron Sith. Assim que Bane toma posse do artefato de conhecimento, diversos Orbalisks, parasitas de cascas impentráveis, tomam conta de seu corpo.

Dez anos se passam. Bane realocou-se para um campo em Ambria, onde ele passou anos estudando como montar seu próprio Holocron. A infestação grotesca dos orbalisk o obrigou a permanecer nas sombras, enquanto Darth Zannah servia como sua executora remoto, ajudando o Sith a construir uma rede obscura de benfeitores e informantes. O talento mais forte e sombrio de Zannah é conjurar horrores nas mentes das vítimas, destruindo a sanidade com ameaças ilusórias.

Darth Zannah

Darth Zannah

Infiltrando-se em um movimento separatista em Serenno, Zannah descobre astro-cartas do hiperespaço nos tesouros de um coletor de artefatos Sith. Estas rotas navegam através do perigoso núcleo da Galáxia até o mundo antigo de Tython, onde é dito conter os segredos para a construção de um Holocron. Enquanto Bane embarca para Tython, ele ordena que Zannah se infiltre no Templo Jedi e busque um meio de remover os parasitas.

Disfarçada em meio aos Jedi, Zannah cruza com seu primo Darovit, um veterano de Ruusan. Ele reconhece Zannah apesar de seu disfarce. Não querendo quebrar seu disfarce ou matar Darovit, ela leva-o como prisioneiro e retorna ao seu Mestre com a cura para os orbalisk. Apressando-se para partir, Zannah inadvertidamente deixa um rastro até Tython que os Jedi podem seguir. Lá, os Sith destroem os perseguidores Jedi, mas Bane fica gravemente ferido. Desesperado para curar seu Mestre, Zannah e Darovit levam-no até Caleb, o curador que uma vez salvou sua vida em Ambria.

Depois que Bane é curado de suas lesões e dos orbalisks, Zannah mata Caleb e usa suas habilidades da Força para deixar Darovit louco. Ela cuidadosamente organiza pistas para enganar os Jedi fazendo-os acreditar que Darovit é o Lorde Sith. Matando Darovit, os Jedi se enganam achando que destruíram o último sobrevivente Sith.

Dez anos mais tarde, Bane e Zannah adotaram os disfarces de um irmão e irmã vivendo em uma propriedade em Ciutric IV. A pesquisa de Bane descobriu os ensinamentos de Darth Andeddu, um antigo Lorde Sith dito ter revelado o segredo da vida eterna por meio do ritual arcano de transferência de essência. Duvidando das habilidades de Zannah e temendo por sua saúde, Bane está determinado a assegurar a continuação dos Sith. Ele viaja até Prakith para reivindicar o Holocron de Andeddu e memorizar o seu conteúdo.

A ambiciosa Zannah procura um possível aprendiz. Ela considera um ex-Jedi chamado Set Harth como candidato. Ele é obcecado com os bens materiais, mas mesmo assim um guerreiro formidável, forte na Força.

A Princesa Serra de Doan tem uma ligação secreta com Darth Bane. Antes de se casar e fazer parte da família real, ela tinha vivido com seu pai, Caleb. Ao ouvir as descrições do Sith que morreu lá, ela começa a perceber que os Jedi estavam enganados e que Darth Bane podia estar vivo. Serra contrata uma assassina sensível à Força conhecida como a Caçadora para localizá-lo.

Mercenários liderados pela Caçadora atacam Bane quando ele retorna a Ciutric IV. Os intrusos derrotam e drogam Bane, levando-o para Doan. A Caçadora, impressionada pelo poder de Bane, guarda o Holocron de Andeddu e traz com ela. Bane é algemado e mantido em um estado de estupor químico dentro da prisão de pedra, muito abaixo da superfície metropolitana de Doan.

Quando Zannah aprende sobre a busca de Bane pela imortalidade, ela fica indignada, decidindo que isso seja uma afronta à Regra de Dois. Ela rastreia seu Mestre até a prisão de pedra e confronta-o lá. Serra detona algumas bombas dentro da prisão. Um desmoronamento separa Bane de Zannah. Em sua fuga de Doan, Bane encontra oA Caçadora, que se curva diante dele, prometendo ser sua aprendiz. Bane, intrigado com suas habilidades, aceita-a como sua aluna.

O duelo de Bane e Zannah.

O duelo de Bane e Zannah.

Fugindo para Ambria, Zannah e Bane retomam seu duelo. Zannah usa sua habilidade em magia Sith para sobrecarregar a psique de Bane. Bane, sentindo a derrota, inicia sua transferência de essência, tentando forçar sua consciência para o corpo de Zannah. A forma física de Bane se desintegra em uma explosão de energia da Força, deixando apenas Zannah triunfante em pé. Zannah adota como sua aprendiz, a Caçadora, que leva o título Darth Cognus.

Em algum lugar desconhecido, Set ativou o Holocron de Darth Andeddu e planeja obter a imortalidade.


A saga de Darth Bane é um excelente exemplo da natureza colaborativa, iterativa e cumulativa de contar histórias no Universo Expandido. A evolução da Ordem Sith foi contada através de muitas fontes até se tornar uma única narrativa sem um autor.

Star Wars: Uma Nova Esperança não faz nenhuma menção do título de Darth Vader, mas o termo Dark Lord of the Sith consta de fato no roteiro e em publicações de ligação como a novelização do filme. No desenvolvimento de Herdeiro do Império (1991), o autor Timothy Zahn tentou estabelecer os Sith como uma espécie de assassinos completamente a serviço de Darth Vader. A Lucasfilm rejeitou esta idéia, e os Sith se tornaram os Noghri. Com idéias de George Lucas, autor Tom Veitch começou revelando mais sobre os Sith nos quadrinhos Tales of the Jedi (1993). Eles eram praticantes do Lado Sombrio, a antítese da Ordem Jedi. Esta história de fundo revela que apenas um Sith pode usar o manto de Lorde Sombrio, enquanto outro Sith serve como um aprendiz, embora não houvesse nenhuma restrição sobre o número de Sith presente a qualquer momento. Tales of the Jedi: A Nadd Freedon Uprising (1994) usou o termo Civilização Sith, transformando-os em uma espécie. Os Sith seriam visivelmente representados como humanóides de pele vermelha em Tales of the Jedi: The Golden Age of the Sith (1996-1997).

O jogo da LucasArts, Dark Forces II: Jedi Knight (1997) e os quadrinhos e livros baseados na história descrevem uma luta épica pelo mundo antigo de Ruusan. O planeta é lar do lendário Vale dos Jedi, local de uma antiga batalha entre um exército Jedi da Luz contra a Irmandade da Escuridão. Os praticantes das trevas não são chamados explicitamente de Sith, e é dito que a batalha ocorreu “centenas e centenas de anos atrás.” Embora não era a intenção, esta história se tornaria uma peça essencial da história Sith.

Em 1999, A Ameaça Fantasma, finalmente nos mostrou a visão de George Lucas sobre os Sith, que à primeira vista não parece se alinhar com o que já havia aparecido no Universo Expandido. Essa história canônica descreve uma limitação estrita a dois Sith de uma só vez, um mestre e um aprendiz, e estabelece que os Sith foram extintos por um milênio. Trabalhando com o autor Terry Brooks, Lucas revelou detalhes mais específicos na novelização do Episódio I. Dois mil anos no passado, um Jedi tinha deixado a Ordem para fundar os Sith. Mil anos depois, a Ordem Sith se desintegrou devido a lutas internas, e um único sobrevivente: Darth Bane implementou a Regra de Dois.

É aqui que a história dos Sith começa a coalescer. A extinção da antiga Ordem Sith fundiu-se com os contos de Ruusan, e Darth Bane tornou-se o único sobrevivente desse encontro, vivendo para fundar a nova Ordem Sith. 


Na próxima edição:

capitulo 2

 

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook

This Post Has 2 Comments

  1. Raul Mendes

    Cadê o Capítulo II ??

    1. Marcelo Skywalker

      Tá chegando hoje! Serão mensais (assim espero hahahaha)

Comments are closed.