contato@jedicenter.com.br
Capitulo 0

DESVENDANDO AS LENDAS: Introdução

O livro The Essential Reader’s Companion, grande fonte para este projeto já diz:

Mais de 145 romances têm expandido a história de Star Wars. Mais de uma centena de livros juvenis ajudou a abrir as portas para jovens leitores para uma vida inteira de leitura. Mais de 170 contos adicionado à Saga. Pode ser uma tarefa muito difícil navegar por essas obras.

swbooks

E isso é só um pedacinho.

Com isso em mente, o projeto DESVENDANDO AS LENDAS elaborado pelo Jedicenter se propõe a apresentar um resumo das obras literárias pertencentes ao Antigo Universo Expandido (conhecido agora por Legends).

Fãs recentes da Saga dispostos a conhecer, sem saber por onde começar, pode encontrar orientação através dos resumos. É, também, para o leitor intermediário de Star Wars que não faz idéia do quanto é grande esta biblioteca e para os especialistas, apresentando curiosidades ao fim de cada obra e ilustrações dos personagens e momentos de cenas que antes ficavam apenas na imaginação.

grievous

O sequestro do Chanceler visto no livro Labyrinth of Evil, momentos antes de Star Wars: A Vingança dos Sith

Dividimos o projeto em oito capítulos, cada qual abordando uma era da Saga com os livros ordenados cronologicamente e com a informação de sua posição na linha do tempo. Aos que estão conhecendo agora, a contagem de anos no Universo Expandido é organizada a partir da Batalha de Yavin (Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança) usando as siglas ABY (Antes da Batalha de Yavin) ou DBY (Depois da Batalha de Yavin).

No entanto, a ordem cronológica apresentada prioriza a experiência da leitura. Por exemplo, a “Trilogia Jedi Academy” e o livro “I, Jedi” ocorrem ao mesmo tempo, cobrindo muitas vezes os mesmos acontecimentos. Se você quiser seguir uma ordem cronológica exata dos eventos, deveria ler ambos os livros intercalando-os em certos momentos. Em vez disso, será recomendada a leitura da “Trilogia Jedi Academy” em primeiro lugar pois foi a primeira obra publicada. Se um livro cobre grandes períodos de tempo, muitas vezes é o fim da história que determina a sua colocação cronológica, e não onde ela começa.

Counteúdo dos artigos

A maior parte consiste em resumos dos livros, seja eles para adultos ou jovens adultos (adults & young adults novels). Em alguns casos, histórias que ocorrem em vários livros serão contadas em uma única entrada. Contos (short stories) publicados em revistas oficiais ou no site oficial, ficam de fora. Histórias do jogos, que muitas vezes formam capítulos importantes na vida dos personagens de Star Wars, não são cobertos a menos que tenham sido adaptadas em um livro (caso de “The Force Unleashed” e “Shadows of the Empire“). Suplementos de RPG e guias estratégicos também ficam de fora.

Cada entrada inclui a capa do livro, o ano de publicação, sua posição na linha do tempo, um resumo da obra e muitas vezes algumas informações extras ao final. O primeiro capítulo, “Contos dos Antigos Jedi e Sith” irá ao ar no dia 2 de maio e os demais, nos meses a seguir. Clique nas artes abaixo para ser redirecionado ao artigo correspondente. Que a Força esteja com você, e boa leitura!

Capítulos:

capitulo 1

capitulo 2

capitulo 3

capitulo 4

capitulo 5

capitulo 6

capitulo 7

capitulo 8

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook
  • Luciano Rezende

    Muito bom. Bom trabalho nessa empreitada. Acompanharei assiduamente.

  • Iniciativa muito legal e, ao mesmo tempo, muito desafiadora. Centenas e centenas de obras estão inclusas nesse projeto. Vamos lá Marcelo, força, você consegue, hehe. “Estarei acompanhando seu andamento com muita atenção”.