contato@jedicenter.com.br
Capitulo 2

DESVENDANDO AS LENDAS | CAPÍTULO II: O Apogeu da República

Introdução ao capítulo

Star Wars: Episódio II Ataque dos Clones (2002) tinha duas linhas de diálogo com grandes implicações para a história galáctica: “Eu não vou deixar esta República, que tem resistido por mil anos, ser dividida em duas“, diz Chanceler Palpatine aos Jedi em face da crise Separatista. Enquanto a Galáxia oscila para a guerra, Sio Bibble lamenta: “Não tem havido uma guerra em grande escala desde a fundação da República.” A princípio, estas falas parecem difíceis de conciliar com a grande história de guerra e conflitos vistos na época da Velha República.

Quando Darth Bane detonou a bomba de pensamento em Ruusan, as Guerras Sith chegaram ao fim. Cada Lorde Sith conhecido foi imediatamente eliminado, e as fileiras Jedi foram dizimadas. A galáxia se reestruturou de uma forma tão profunda que, em reconhecimento deste novo período, a República redefiniu seus calendários, e um milênio de paz começou.

Assim, o material do Universo Expandido que ocorreu aproximadamente mil anos ABY (Antes da Batalha de Yavin) é de uma época mais antiga. Personagens da série Clone Wars referem a ela como a Velha República, diferenciando-a da moderna República Galáctica. E como a República não sofreu quaisquer grandes conflitos após este tempo, os livros criados neste período falam de lutas menores e se concentram mais no crescimento de personagens como Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker antes de assumirem grandes papéis neste universo.

A época não é desprovida de ameaça; o mal permanece nas sombras. Após a destruição dos antigos Sith, os novo Sith continuam escondidos, ganhando tempo. Como o prólogo para o primeiro romance de Star Wars (1976) descreve: “Foi com a República no auge. Como a maior das árvores. A República apodreceu de dentro embora o perigo não era visível a partir do exterior. “

Confira as outras edições já publicadas de DESVENDANDO AS LENDAS:

capitulo 0capitulo 1


Darth Maul: Saboteur (2001)

Darth_Maul_-_Saboteur_Cover

Linha do tempo: 33 ABY

Resumo: Os planos complexos de Darth Sidious tem como alvo a mineração e transporte de lommite, um mineral valioso encontrado no mundo selvagem de Dorvalla. O Lord Sith secretamente envia seu aprendiz, Darth Maul, para explorar a rivalidade entre as empresas de mineração: Lommite Limited e InterGalactic Ore. Maul manobra furtivamente ambas as empresas a sabotar seus próprios esforços, efetivamente falindo-os. O assassinato dos sobreviventes, que não deixa evidência de envolvimento Sith, abre o caminho para a facção de Nute Gunray dentro da Federação de Comércio para assumir o controle do planeta.


Darth Maul: Saboteur foi o primeiro e-book de Star Wars. Ele apresenta uma breve aparição por Hath Monchar, um Neimoidian que iria figurar em destaque no livro Darth Maul: Shadow Hunter (2001). Presente também está o vice-governador Tarkin de Eriadu, o oficial imperial que mais tarde iria comandar a Estrela da Morte. O conto termina com Sidious aconselhando Maul que estude sobre o Sol Negro, uma referência à missão de Maul em uma mini-série de quadrinhos da Dark Horse Comics.


Cloak of Deception (2001)

CloakofDeception_PB

Linha do Tempo: 32 ABY

Resumo: O mercenario Arwen Cohl foi contratado por um braço terrorista radical da Frente Nebula para montar uma campanha de ataques audaciosos em cargueiros da Federação de Comércio. As ações de Cohl chamaram a atenção da Ordem Jedi, com Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi liderando a busca pela base secreta dos atacantes.

Essa violência desenfreada faz com que os representantes da Federação de Comércio do Senado solicitem uma petição ao governo para relaxar as restrições sobre as suas forças de segurança droid. Em um lance polêmico para equilibrar o poder crescente da Federação de Comércio, o Supremo Chanceler Valorum, com o apoio do senador Palpatine de Naboo, contrabalanceia a situação com um movimento de tributar as rotas comerciais periféricas. Isso causa um grande tumulto no Senado.

O líder da Frente Nebulosa, conhecido apenas como Havac, contrata Cohl e sua equipe para assassinar o chanceler em uma cúpula de comércio em Eriadu. Cohl e sua banda têm conhecimento da verdadeira intenção do Havac: Havac trabalha para Darth Sidious, e o Lorde Sith projetou um ataque para acabar com a Direção da Federação de Comércio, permitindo a ascensão de Nute Gunray ao comando do conglomerado de transporte. Havac tenta matar Cohl, mas Cohl sobrevive tempo suficiente para matar Havac, eliminando assim uma corrente direta de contatos que poderia ter apontado de volta para os Sith.

Valorum Mace

O Chanceler Valorum discute com Yoda e Mace Windu sobre a deteriorização do senado


Originalmente intitulado Vergence, Cloak of Deception foi o romance adulto localizado mais cedo na linha do tempo na data de sua publicação. Precedendo os acontecimentos de Episódio I, o autor James Luceno comparou o livro e sua relação com o resto da saga à relação do Hobbit com o Senhor dos Anéis. Luceno fez um esforço consciente para introduzir totalmente e explicar conceitos que geralmente eram ignorados na literatura como a Ordem Jedi, os sabres de luz, a República, o Senado, e muito mais.


Darth Maul: Shadow Hunter (2001)

Shadowhunternew

Linha do Tempo: 32 ABY

Resumo: Conforme Darth Sidious planeja sua invasão à Naboo, Hath Monchar, um de seus conspiradores Neimoidianos, foge com informações cruciais em uma tentativa ilegítima de lucrar pessoalmente com essa empreitada. Para não arriscar expor seus planos cuidadosamente formulados, Sidious envia Darth Maul em busca do oficial da Federação de Comércio desaparecido.

Esta perseguição o leva para o submundo de Coruscant. Lorn Pavan, um corretor de informação, tropeça nesta intriga quando o holocron contendo os planos de Sith cai em sua posse. Maul, matou Monchar e agora foca em Pavan, que por um tempo sobrevive aos perigos da vida selvagem urbana Coruscant com a ajuda de sua estranha droid I-5YQ e um aprendiz Padawan, Darsha Assant. No final, a trama Sith continua a ser um segredo, pois Assant e Pavan são ambos mortos.

Maul duelo

A Padawan Assant se defende contra Maul nos distritos industriais de Coruscant


Star War: Episode I – The Phantom Menace (2009)

34941

Linha do Tempo: 32 ABY

A versão cinematográfica de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma em 1999 trouxe consigo adaptações do roteiro em várias formas de mídia, desde romances, quadrinhos, livros de histórias, videogames, livros ilustrados, e outros.

Como todas as novelizações, essas adaptações têm uma série de diferenças superficiais do corte final do filme justamente por ser baseado no roteiro e não na edição final. Linhas de diálogo, sequências de ação e descrições visuais diferem do filme.

O autor Terry Brooks se beneficiou de um contato direto com George Lucas para expandir com confiança a história. Episódio I foi a primeira novelização a adicionar cenas criadas unicamente para o livro. Ao contrário do filme, o livro começa em Tatooine e introduz Anakin Skywalker primeiro. Outros capítulos originais retratam lado humanitário de Anakin quando ele salva a vida de um Tusken Raider ferido.

Uma curiosidade é a menção do Mestre Jedi sob quem Qui-Gon foi treinado. Este mentor anônimo descreve Qui-Gon como o melhor Jedi que ele tinha ensinado em mais de quatrocentos anos na Ordem Jedi. Embora seja possível que seja uma referência a Yoda, ela certamente não se encaixa em Dookan, que é revelado como o mentor de Qui-Gon no Episódio II.


Darth Plagueis (2012)

Darthplagueis-cover

Linha do Tempo: 67-65 ABY (Parte 1); 54-52 ABY (Parte 2); 34-32 ABY (Parte 3)

Resumo: O Lorde Sith Darth Tenebrous e seu aprendiz Darth Plagueis continuam a conspiração milenar da Ordem Sith, tramando a queda dos Cavaleiros Jedi e da República. Uma súbita explosão e desabamento em uma mina de cortosis em Bal’demnic ameaça a vida de Tenebrous. Ao invés de salvar seu mentor ferido, Plagueis quebra o pescoço de Tenebrous, observando de perto enquanto o Lorde Sith morre. Plagueis é fascinado pelas bases biológicas da vida e da Força, levantando a hipótese de que os midi-chlorians encontrados na corrente sanguínea de todos os seres vivos pode desvendar os segredos mais poderosos da Força.

Mesmo em seu disfarce público como Hego Damask, um poderoso CEO de uma corporação Muun, Plagueis está enraizado em tramas clandestinas como parte da Ordem  Secreta Canted Circle. Na lua de Sojourn, Damask hospeda corretores de poder industrial e comercial, arranja alianças e acordos para garantir a prosperidade contínua dos seres mais ricos da galáxia. Seu estilo de vida afluente proporciona-lhe a capacidade de continuar experimentos biológicos em sensitívos à Força, e seus midi-chlorians dentro de um laboratório escondido em Sojourn. Quando Plagueis é confrontado por Darth Venamis, um aprendiz secreto de Tenebrous, ele o derrota e aprisiona o usurpador, submetendo-o a exames e procedimentos em seu laboratório que colocam Venamis à beira da morte.

As atenções de Plagueis são atraídas para os filões de plasma abaixo da superfície de Naboo. Damask organiza um apoio para a campanha do Rei de Naboo que deseja abrir seu mundo para exploração de outros. Os esforços de Damask encontram uma forte oposição em Cosinga Palpatine, um influente nobre que rejeita o interesse estrangeiro em Naboo.filho de dezessete anos de Cosinga, um jovem conhecido apenas como Palpatine, acha este isolamento um passo para trás e ajuda os esforços de Damask, fornecendo informações privilegiadas sobre a oposição política. Damask está intrigado com mente afiada de Palpatine e seu poder natural na Força, e incentiva o rapaz a seguir seus desejos mais escuros. Em um surto escuro de rebelião, Palpatine usa a Força para matar sua família, que tentava impedi-lo de ver seu novo amigo e mentor.

Durante a década seguinte, Plagueis treina Palpatine como seu aprendiz, concedendo-lhe o título de Darth Sidious e e usa de seu potencial como um usuário de Força e político. Plagueis traça uma subida para Palpatine que irá vê-lo um dia como Chanceler Supremo, com Hego Damask servindo como seu co-chanceler. Ao planejarem a morte de Vidar Kim, senador de Naboo e um dos mais antigos amigos de Palpatine, os Lordes Sith pavimentam o caminho para Palpatine reivindicar esse título.

Sidious, ambicioso, começa a eclosão sua própria agenda. Quando ele é apresentado à uma forte criança Zabrak durante uma visita a Dathomir, Sidious decide criar a criança, Maul, em segredo para se tornar um aprendiz Sith. Para Plagueis, Sidious explica que Maul será apenas um executor, um guerreiro bruto para ser solto quando as circunstâncias o exigirem.

Os planos de Plagueis como Hego Damask colocam a sua vida em perigo. Pax Teem, um rival político marginalizado por Damask, lança um ataque mortal de assassinos Maladin que mata muitos dos membros de sua sociedade e fere Plagueis gravemente. Sidious mata Teem em troca. Damask deve usar uma máscara respiradora devido a seus ferimentos, se afastando ainda mais do público, tornando-se ainda mais obcecado com a imortalidade através do poder da Força. Ele até mesmo faz alguns experimentos forçando os midi-chlorians para criar vida espontaneamente, embora seus resultados são frustrantemente inconclusivos. Em seus experimentos biológicos contínuos, Plagueis pede a ajuda dos clonadores de Kamino para examinar a resistência à Força exibida pelos répteis da espécie Yinchorri, e até mesmo considera a criação de um exército clone de Yinchorri.

Plagueis

Plagueis luta por sua vida durante o ataque

Em Naboo, o Rei Veruna quer seu mundo fora da dependência financeira da Federação de Comércio e colhendo mais lucros a partir de seus próprios recursos. Para esse fim, ele começa um programa para armar o planeta com caças de último tipo. Ele deliberadamente desafia Plagueis, lançando um ataque nuclear contra a sede da Damask em Sojourn. Alertado por seu aliado Jabba, Damask deixa a lua antes do ataque devastador e sobrevive para matar Veruna, deixando um trono vazio para ser preenchido pela jovem Rainha Amidala.

Plagueis e Palpatine juntos manipulam o ineficaz Chanceler Valorum e a liderança voraz da Federação do Comércio em posição para desencadear a Batalha de Naboo. Como Palpatine se aproxima de seu objetivo de se tornar Chanceler Supremo, Plagueis retoma um perfil mais público como Damask, na esperança de ascender ao lado do senador de Naboo para que ele possa controlar a República por trás de seu aprendiz mais politicamente astuto. Palpatine, porém, trai e mata Plagueis, revelando que ele nunca foi verdadeiramente fiel ao seu mestre e que na verdade conspirou para traí-lo desde o início.

Eleito Chanceler Supremo, Palpatine atinge uma importante vitória, subindo ao topo do poder político da República. Ele deve lidar com a morte aparente de Darth Maul, bem como outros eventos com grandes repercussões que irão moldar o futuro: um Jedi chamado Sifo-Dyas foi instigado a contratar os Kaminoanos para criar um exército de clones, Mestre Jedi chamado Dooku deixou a Ordem, e um menino chamado Anakin Skywalker, aparentemente concebido pelos midi-chlorians, começou seus estudos no Templo Jedi.


Rogue Planet (2000)

Rogue_Planet

Linha do Tempo: 29 ABY

Resumo: O Conselho Jedi envia Obi-Wan e Anakin para procurar a Jedi Vergere, que está desaparecida há um ano. Eles se aventuram para o mundo misterioso de Zonama Sekot, um planeta verdejante remoto repleto de vida. Diz-se ser a fonte das naves mais rápidas da Galáxia, e de fato Anakin é fascinado ao descobrir o processo bizarro, orgânico através do qual estas naves são criadas.

Os dois se disfarçam como clientes interessados em comprar uma dessas naves feitas sob medida. O procedimento complexo começa com potenciais compradores emparelhados com sementes-parceiras ansiosas que irão transformar-se na nave. A forte conexão de Anakin com a Força cria um número sem precedentes de sementes-parceiras, resultando em um nave gigante.

A investigação Jedi revela que Zonama Sekot é um um planeta vivo único, de origens desconhecidas. Sua biosfera está consciente e capaz de obscurecer as mentes até mesmo de Jedi através de ilusões. Obi-Wan e Anakin descobrem que Vergere desapareceu, tomada por uma cultura alienígena agressiva conhecido apenas como os Forasteiros Distantes, que mostram possuir uma afinidade com tecnologia orgânica.

Outros estão interessados em Zonama Sekot. O ambicioso comandante Wilhuff Tarkin vê a Galáxia num ponto de mudança e está determinado a consolidar-se em uma posição de poder quando isso chegar. Ele vê a tecnologia de Zonama Sekot como um ativo incomparável e se alia ao industrialista Raith Sienar. Sienar lidera uma expedição para procurar este planeta e roubar uma nave Sekotan. Acompanhando Sienar está Ke Daiv, um assassino de aluguel pronto para fazer o trabalho sujo.

Incapaz de garantir a nave através de outros meios, a força-tarefa de Sienar e Tarkin tenta agora tomar Zonama Sekot pela força. Durante a batalha, Daiv tenta roubar  a nave de Anakin. Anakin cede à sua raiva crescente e desencadeia uma torrente de energia da Força que mata Daiv. O joem se lamenta que ele tenha tomado uma vida através da Força.

Tarkin e Sienar acabam por falhar na missão de conquistar Zonama Sekot. O planeta abriga enormes núcleos de hyperpropulsão  e se lança no hiperespaço, fugindo da batalha. Obi-Wan e Anakin são deixados para trás pelo planeta.


Em 2000, a Del Rey Books já tinha começado a publicar a série épica The New Jedi Order, que se passa vinte e cinco anos após os eventos de Uma Nova Esperança. Rogue Planet pode ser visto essencialmente como um capítulo nessa linha narrativa, que descreve a galáxia ameaçada por invasores brutais que usam essa tecnologia orgânica. Estes invasores, os Yuuzhan Vong, não são identificados por nome em Rogue Planet, mas sua presença está implícita nas descrições Forasteiros Distantes. Além disso, o planeta Zonama Sekot retorna a desempenhar um papel crucial em The New Jedi Order no final da série.

Passado mais de dois anos após o fim do Episódio I, este livro revela algumas das repercussões para a Federação de Comércio e sua invasão fracassada de Naboo. Eles foram ordenados pelo Senado a se desmilitarizar, mas dado os exércitos vistos em Episódio II, este decreto foi evidentemente mal aplicado.

Raith Sienar é uma extensão do folclore do Universo Expandido, que começou no livro Star Wars Sourcebook (1987), que identificou a fabricante do TIE-Fighter como Sienar Fleet Systems. Em Rogue Planet, Sienar descreve a Tarkin um projeto de sonho radical: uma imensa estação espacial, do tamanho de uma lua. Isto marca a primeira aparição cronológica da ideia que iria se desenvolver para a Estrela da Morte.


Outbound Flight (2006)

OutboundFlight-HardcoverFront

Linha do Tempo: 27 ABY

Resumo: Desesperada para escapar de uma perseguição de um Hutt vingativo, a Bargain Hunter salta até as Regiões Desconhecidas. Sua tripulação é descoberta pela nave estelar Springhawk, comandada por um alien frio e calculista de pele azul chamado Mitth’raw’nuruodo. O alienígena, Thrawn, tem grande interesse nos visitantes da República e leva-os a bordo de sua nave. Ele fica bastante intrigado pelo navegador, Jorj Car’das, e os dois desfrutam de um relacionamento de troca de informações sobre suas respectivas culturas.

Thrawn planeja enfrentar a perigosa espécie Vagaari antes que eles se provem uma ameaça, mas ataques preventivos são proibidos pelos Chiss. O irmão de Thrawn, Mitth’ras’safis, tenta despoja-lo do comando, para seu próprio bem, trazendo um almirante Chiss para monitorar as ações de Thrawn.

Enquanto isso, na República, o Mestre Jedi Jorus C’baoth transforma capital político adquirido a partir de uma negociação bem sucedida no lançamento de seu projeto dos sonhos: a Outbound Flight. O programa ambicioso é um complexo móvel de seis cruzadores pesados do tipo Dreadnought ligados, tripulados para uma longa missão de exploração para além das fronteiras da Galáxia. C’baoth vê isso como um passo essencial na preservação da Ordem Jedi e os ideais da República em tempos cada vez mais problemáticos.

C’baoth tem uma visão mais dura do papel dos Jedi na sociedade e tenta forçar uma estrutura de comando a bordo da nave fazendo dos Jedi como autoridades absolutas. Muitos membros da tripulação a bordo da Outbound Flight se recusam a esta linha de comando, causando ressentimento profundo e tensão no início da viagem inaugural. O Conselho Jedi envia Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker a bordo brevemente para acompanhar a expedição no começo de sua jornada mas eles são chamados de volta para outras tarefas antes da nave deixar o espaço da República.

Darth Sidious quer a Outbound Flight destruída. Sidious aprendeu sobre uma ameaça alienígena misteriosa além da fronteira da Galáxia e teme que a nave pode provocar uma invasão destes Forasteiros Distantes. Como precaução, o Lorde Sith envia seu assessor, Kinman Doriana, e uma força-tarefa da Federação de Comércio para interceptar e destruir. A força-tarefa, em vez disso se depara com a pequena frota de Thrawn, e o tolo comandante da frota Neimoidiana tenta destruir as naves Chiss. Thrawn consegue destruir toda a força-tarefa de Sidious, exceto por sua nave de comando. Doriana fala com Thrawn e o informa sobre a magnitude da ameaça extragaláctica. Thrawn, consciente do contato que seu povo teve com esses estrangeiros, concorda em destruir a Outbound Flight.

Car’das, enquanto isso, escapa da companhia de seus anfitriões Chiss em um plano aparentemente imprudente. Ele vai até os Vagaari, alimentando seus instintos conquistadores para provocar um ataque contra a base Chiss. Os Vagaari aprisionam Car’das e lançam seu ataque. No caminho para a base, eles são capturados em um campo gravitacional artificial erguido por Thrawn para capturar a Outbound Flight.

O meticuloso plano de Thrawn se desenrola precisamente: Seus caças droid reprogramados, apropriados da força-tarefa de Doriana, devastam a frota Vagaari e também destruem grande parte da Outbound Flight. C’baoth, enfurecido, se vira para o Lado Sombrio em uma tentativa de estrangular Thrawn usando a Força entre o vácuo de suas naves. A detonação de bombas de radiação mortais em toda Outbound mata a maioria das pessoas a bordo dos Dreadnoughts, deixando apenas uma equipe, incluindo a Jedi Lorana Jinzler e os filhos de colonos que sensitivos à Força em um núcleo de armazenamento do complexo.

thrawn

“C’baoth, enfurecido, se vira para o Lado Sombrio em uma tentativa de estrangular Thrawn usando a Força entre o vácuo de suas naves.”

Um Chiss, atraído por relatos das ações provocativas de Thrawn, chega e tenta assumir o controle da nave. Thrawn reconhece que a tecnologia alienígena da Outbound seria uma perturbação para o equilíbrio tênue mantido na sociedade Chiss, mas ele não tem escolha a não ser seguir as ordens. O irmão de Thrawn, Thrass e Car’das assumem o controle fogem com ela para o hiperespaço. A bordo da nave arruinada, eles se deparam com Jinzler. Thrass traça uma viagem para um aglomerado escondido de estrelas patrulhadas pelos Chiss enquanto Car’das retorna a Thrawn a bordo de uma nave. Apesar de seus melhores esforços, Thrass e Lorana não conseguem manter a Outbound Flight funcionando, e colidem em um planeta sem nome.

Thrawn evitou represálias políticas e retém o seu comando. Ele finalmente retorna a Bargain Hunter para sua equipe e diz adeus a Car’das. Doriana, intrigado com iniciativa e visão de Car’das, oferece ao navegador uma posição influente para erguer uma rede de informação dentro da República.


Um capítulo importante na história de Star Wars, Outbound Flight marca o primeiro romance nesta linha do tempo pelo autor Timothy Zahn, o escritor creditado por começar o Antigo Universo Expandido Moderno com Herdeiro do Império (1991). Herdeiro introduziu os personagens de Thrawn e C’baoth e fez menção passageira da expedição Outbound Flight (no Brasil, traduzido como Viagem Extragalática), embora os detalhes completos sobre a missão derradeira e os últimos dias de C’baoth não seriam explorada até o romance Outbound Flight. Car’das apareceu pela primeira vez em um trabalho anterior Zahn, Specter of the Past (1997), embora, cronológicamente esta é sua primeira aparição.

O destino da Outbound Flight bem como o de Lorana Jinzler, após o acidente é revelado no romance Survivor’s Quest (2004).


The Aproaching Storm (2002)

The_Approaching_Storm_Cover

Linha do Tempo: 22 ABY

Resumo: O mundo de Ansion encontra-se no centro de uma multidão de tratados e alianças. Caso se separar da República, levará junto dezenas de mundos influentes para o movimento Separatista. Isto é precisamente o resultado que está sendo inteligentemente planejado por Shu Mai, presidente do Sindicato do Comércio, em nome do ex-Jedi Conde Dooku. Em resposta, o Conselho Jedi envia uma equipe de quatro Jedi para ganhar a lealdade de Ansion resolvendo uma longa disputa de fronteira. Juntando Luminara Unduli e Barriss Offee nessa tarefa estão Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker.

Em Ansion, Soergg o Hutt tem sido secretamente contratado pelos separatistas para interromper a missão Jedi. Ele manda que dois Ansionian dementes subordinados, Kyakhta e Bulgan, sequestrem os Padawans. A natureza confusa deles faz com que seus motivos e ações sejam difíceis para os Jedi detectar, e a dupla consegue capturar Barriss. Ela usa a Força para curar suas mentes fraturadas, no entanto, e ganha sua lealdade. Os Jedi e seus aliados Ansionian partem para em uma missão: convencer o povo nômade Alwari a ceder metade das suas terras para os moradores da cidade de Cuipernam para permitir uma expansão de território.

bariss

A delegação Jedi demonstra usos da Força para impressionar os Nômades Alwari.

Depois de lidarem com uma variedade de vida selvagem e várias tribos Alwari, os Jedi fazem contato com o clã Borokii, convencendo-os a fazer as pazes com a civilização. Durante sua viagem de volta os Jedi por pouco evitam assassinos contratados por Soergg. Os quatro Jedi apresentam o tratado resolvendo o disputa de fronteira com o conselho dirigente de Ansion. O planeta vota para permanecer na República e os Separatistas decidem esperar um pouco mais pelo momento propício.


O gênesis da história deste romance vem de uma única linha de diálogo proferida por Mace Windu em Ataque dos Clones (2002) descrevendo Obi-Wan e Anakin retornando de uma disputa de fronteira em Ansion. Curiosamente, Luminara Unduli está ao lado de Windu no momento que ele diz isso, embora ela também estava nesta missão.


Na próxima edição:

capitulo 3

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook