De fã para fã #1 – SW FanFilm Awards 2016

O Jedicenter resolveu ver todos os fanfilms candidatos à categoria de Escolha da Audiência para o prêmio oficial da LucasArts aos fanfilms de Star Wars. Você pode ver todos e votar clicando aqui.

Seguem os filmes na ordem que mais gostamos (não necessariamente maior nota):

Screen Shot 2016-06-05 at 12.24.28 PM

STAR WARS 31

(5 minutos, EUA)

Esta divertida animação foi feita por um pai com os desenhos e a história de seu filho de 6 anos sobre como seria o episódio XXXI de Star Wars! Obi-Wan está vivo, Poe Dameron e seus amigos se transformam em “caras Roger Roger”, há uma nova Estrela da Morte e muitas outras coisas completamente sem sentido e divertidas! “Verdadeiramente maravilhosa, a mente de uma criança é!”

Nota: 9.0

Screen Shot 2016-06-05 at 1.12.53 PM

STAR WARS: GENERATIONS

(Star Wars: Gerações, 5 minutos, EUA)

Um belo filme em que um avô e seu neto revivem as aventuras do avô enquanto ele era um Jedi na época da Rebelião contra o Império. Tocante e que faz com que nós sonhemos que um dia nossos netos nos acompanhem em nossa paixão pela saga.

Nota: 9.0

Screen Shot 2016-06-04 at 4.43.12 PM

SHADOWS OF REBELLION

(Sombras da Rebelião, 5 minutos, EUA)

Com ótimos efeitos especiais (a A-Wing, o TIE Phantom e o holograma estão muito bons) e um lugar nevado muito bonito para representar o planeta Hoth, Shadows of Rebellion tem em seu visual uma grande vantagem quando se trata de imersão. A história é sobre um rebelde perseguido por uma Inquisidora/Mão do Imperador (cujo design da máscara é o ponto negativo do filme) que cai em Hoth do outro lado de montanhas que o separam da base rebelde.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 11.47.40 AM

THE SABLE CORSAIR

(5 minutos, EUA)

A nave Sable Corsair cai em um planeta desértico e seu droid HK-67 (que acaba sendo o ponto negativo do filme, por usar uma máscara do Homem de Ferro repintada) identifica sinais de cristais kyber, raríssimos e utilizados na fabricação de sabres-de-luz. Excelente fotografia, uma nightwitch, Boba Fett e o Império também participam desse filme.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 4.37.28 PM

STAR WARS EPISODE GR8: THE EMPIRE SMILES BACK

(Star Wars Episódio GR8: O Império Sorri de Volta, 5 minutos, EUA)

Athan é um funcionário exemplar do Império, daqueles que são tão felizes enquanto trabalham que até irritam seus companheiros de trabalho. É mais um ótimo dia para estar vivo… Sensacional!

Nota: GR8 pode ser lido como “GR-Eight”, que pode soar como “great”, ou “ótimo”.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-04 at 4.09.06 PM

IDENTITY THIEVES

(Ladrões de identidade, 5 minutos, EUA)

Este curta é quase uma cena cortada de TFA em Takodana: 4 amigos que querem se tornar piratas espaciais estão acampando do lado de fora do castelo de Maz Kanata quando presenciam Rey e Kylo Ren passando durante o ataque da Primeira Ordem. Sem efeitos especiais além do sabre-de-luz (não vemos naves ou blasters, apenas ouvimos), o filme é inteligente em mostrar uma história divertida. Me trouxe bastante risadas.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 1.05.30 PM

INTERN OF THE JEDI

(Estagiário de Jedi, 5 minutos, EUA)

Mark tem uma semana para se preparar para uma entrevista de estagiário na Lucasfilm, para ajudar a escrever o Episódio IX. Ele não entende nada de Star Wars, mas seu vizinho Alec e seus dois filhos gêmeos entendem tudo sobre a saga.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 12.36.33 PM

JEDI BLIND DATE

(Encontro às cegas Jedi, 5 minutos, EUA)

Rey e mais um estudante de Luke acabam seu treinamento em Ahch’To, mas eles precisam passar por um último teste: encontro às cegas. Participações de Lando Calrissian, Leia Organa, Han em carbonita, Ahsoka Tano, Darth Vader, Kylo Ren e Matt, o técnico de Radar.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-04 at 3.55.19 PM

MANIC ON MINOS! (The Misadventures of Sheevster and Murfo – Part XLVII)

(Maníaco em Minos! As desventuras de Sheevster e Murgo – Part XLVII, 5 minutos, EUA)

A 47ª parte da aventura dos caçadores de recompensa Sheevter e Murfo os leva para o planeta Minos em busca de uma outra caçadora de recompensas em posse de um sabre-de-luz. O filme não se leva nada a sério e é bastante reminiscente do tipo de humor de Spaceballs (S.O.S. Tem um loco solto no espaço, de 1986), o que ajuda com os valores de produção típicos de filme de ficção científica dos anos 60.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-04 at 3.16.43 PM

THE BIG QUESTION

(A grande pergunta, 4 minutos, Alemanha)

Esse desenho de alguns minutos se passa na primeira conversa entre Luke e Rey, com a companhia de Chewbacca e R2-D2. Garante algumas boas risadas pela confusão de Luke sobre o que é cânone e o que é Legends e sobre a resposta se ele é mesmo pai de Rey ou não. Mas R2-D2 está interessado em outra história.

Nota: 7.0

The Farm Awakens

THE FARM AWAKENING

(O Despertar da Fazenda, 5 minutos, EUA)

Kylo Ren é transferido para a turma de escola de uma pequena fazendeira de 9 anos que resolve ensiná-lo como se portar.

Nota: 7.0

Screen Shot 2016-06-05 at 6.13.15 PM

RUNNERS

(Corredoras, 5 minutos, Reino Unido)

Uma Stormtrooper não consegue matar uma garota que é sensitiva à Força e as duas são obrigadas a correr de uma perseguição imperial enquanto tentam chegar até uma base da aliança rebelde.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 4.57.29 PM

GIRL VS. TIE FIGHTER

(Garota versus TIE Fighter, 2 minutos, EUA)

O título diz tudo. Bastante divertido.

Nota: 7.0

Screen Shot 2016-06-05 at 5.16.57 PM

BEHIND THE SABER

(Por trás do sabre, 5 minutos, EUA)

Making of de um suposto fan film de Star Wars onde o diretor é um “visionário” que quer mudar tudo: o Jedi faz o Sith entrar em combustão espontânea, mestre e aprendiz são namorados, Yoda é interpretado por um anão, entre outras maluquices até que um advogado da Disney aparece…

Nota: 8.0

EXILE

(Exílio, 5 minutos, EUA)

Exile tem ótimos efeitos, ótimas armaduras ótimas cenas de ação. Me incomoda um pouco a não necessidade de mostrar um inquisidor retirando o coração de uma Jedi. A cena inicial conta ainda com o favorito dos fãs do UE, Quinlan Voss. Depois mudamos para Lothal, onde uma mestre apaixonada pelo seu aprendiz.

Nota: O original, de 15 minutos e muito melhor, pode ser visto acima.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 11.31.12 AM

DAWN OF RESISTANCE

(Amanhecer da Resistência, 5 minutos, Austrália)

Talvez o filme mais ambicioso que você verá aqui nesta lista, junto com Exile, em termos de detalhamento de cenário, detalhamento de extras, maquiagens, armaduras e tudo mais. A maioria dos fanfilms de Star Wars escolhe paisagens naturais pela facilidade: fazer uma civilização alienígena não é exatamente a coisa mais fácil do mundo sem orçamento. Dawn of Resistance escolheu recriar o submundo de Coruscant, com sucesso razoável. Um bom fanfilm que merece ser visto.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 4.49.47 PM

FACE THE DESTINY

(Enfrente o destino, 3 minutos, México)

Único fanfilm que não é em inglês, mas em espanhol (com legendas em inglês). Totalmente feito em animação computadorizada, termina com uma espécie de “continua”. Vale pelo conceito estranho de um rancor sensitivo à Força.

Nota: 7.0

Screen Shot 2016-06-05 at 12.05.14 PM

TK-436: ASTORMTROOPER STORY

(TK-436: Uma história de stormtrooper, 5 minutos, EUA)

Em uma fotografia que tenta ser ao mesmo tempo mais realista nos tons sujos, o sangue, uma guerra muito mais terrena do que o que estamos acostumados (proposta similar à de Rogue One) e menos realista no sentido de que é mais estilizada para esconder as falas naturais de um projeto audacioso, se esconde uma história muito boa, reminiscente de Romeu e Julieta e, mas diretamente, de Estrelas Perdidas.

Nota: 8.0

Screen Shot 2016-06-05 at 4.27.46 PM

BEN IN THE DESERT – JAWAS ARE BAD NEIGHBOURS

(Ben no deserto – Jawas são maus vizinhos, 2 minutos, EUA)

Fanfilm com fantoches mostrando a vida de Obi-Wan Kenobi em Tatooine enquanto passou 18 (sic) anos sendo babá de Luke à distância.

Nota: 7.0

Screen Shot 2016-06-05 at 11.23.49 AM

BLACKLIGHT

(Luz Negra, 4 minutos, Canadá)

Uma vendedora de armas que fabrica sabres-de-luz e vende no mercado negro é perseguida por um Jedi que quer confiscar as armas dela de volta. Daria um conceito muito bom para um episódio de série de TV de Star Wars. Especialmente, acho que poderia ter se desenvolvido em um belo episódio de The Clone Wars se alguém da Lucasfilm tivesse essa ideia antes. Destaque para a maquiagem da alienígena.

Nota: 7.0

Screen Shot 2016-06-05 at 12.19.43 PM

STAR MALICE WARS

(Star Malícia Wars, 5 minutos, EUA)

Alice tem uma grande imaginação e uma unidade BB em forma de coelho. Este filme parece que foi um desafio técnico, já que todos os cenários e batalhas espaciais (que tomam quase 2 minutos) foram completamente feitos em computação gráfica. É uma pena que a história termine com um “continua”…

Nota: 6.0

Screen Shot 2016-06-04 at 3.36.19 PM

THE REVENGANT

(4 minutos, Alemanha)

Dois membros da Resistência tem que enfrentar Kylo Ren em uma floresta enquanto ele procura um Holocron em um planeta florestal. O filme não tem lá muita história e repete a maioria dos pontos em que Kylo Ren mostra seus poderes em TFA. A grande diferença está em uma nova maneira de matar.

Nota: 4.0

Screen Shot 2016-06-04 at 4.18.49 PM

A TROOPER’S TALE

(A história de um Trooper, 5 minutos, EUA)

Este fanfilm conta a história de um Stormtrooper que servia na Estrela da Morte e planejava matar Vader, mas foi impedido pela destruição da estação espacial. Tanto a história quanto os efeitos especiais são ruins, com alguns momentos em que a imagem real e a criada por computador estão em perspectivas diferentes, criando uma sensação muito ruim em quem assiste. Porém, o ponto alto é que este filme foi feito por um pai de 45 anos com seus dois filhos de 13 e 14 anos em um iPhone. Sensacional!

Nota: 3.0

Jawa Juiced

JAWA JUICED

(4 minutos, Austrália)

Dois garotos se enfrentam na escola por uma caixa de Toddy suco de Jawa.

Nota: 3.0

Screen Shot 2016-06-05 at 5.02.29 PM

TABLE WARS

(Guerra nas Mesas, 2 minutos, EUA)

Eu falho miseravelmente em entender qual a graça nesse tipo de filme onde os personagens são substituídos por frutas/vegetais. Se você gosta, vá fundo. Se não fosse o artigo, eu nem teria terminado os 2 minutos.

Nota: 2.0