contato@jedicenter.com.br
Template Cover Site

CURIOSIDADES | O que foi “aquele negócio em Cato Neimoidia” que não conta?

Todos conhecem a fala e o momento do filme, mas você conhece o contexto? O Antigo Universo Expandido de Star Wars é vasto (e sua nova versão está crescendo) portanto é comum vermos não apenas referências de eventos dos filmes nos vários livros, HQs e jogos mas também referências nos filmes sobre eventos que ocorrem fora das telas.

Sabe “aquele caçador de recompensas em Ord Mantell” que fez Han Solo mudar de idéia sobre ficar com a Rebelião? Ele apareceu em uma curta HQ chamada, veja só, The Bounty Hunter of Ord Mantell publicada em fevereiro de 1981, um ano após o lançamento de O Império Contra Ataca, filme onde a frase foi dita.

O tal caçador de Ord Mantell

 

Isso é um deleite comercial para a Lucasfilm. Quer saber como Jango Fett caiu nas graças de Conde Dookan e foi o modelo para o exército de clones? Compre o jogo Star Wars Bounty Hunter (recomendadíssimo, inclusive) e descubra! Não se surpreenda futuramente com alguma mídia contando como Maz Kanata conseguiu o sabre de Luke Skywalker.

Mas vamos focar no seguinte trecho de A Vingança dos Sith. Anakin e Obi-Wan, após resgatarem o Chanceler, trocam o seguinte diálogo:

ANAKIN: Tudo bem, mas você me deve uma. E não por salvar sua pele pela 10ª vez!
OBI-WAN: 9ª vez! Aquele negócio em Cato Neimoidia não conta.

Obi-Wan está evidentemente embaraçado pela lembrança do ocorrido. O fato aconteceu no livro Labyrinth of Evil, escrito por James Luceno e lançado em Janeiro de 2005. Conforme a capa indica, ele é um prequel de A Vingança dos Sith, contando eventos meses antes do filme até A Batalha de Coruscant onde o Chanceler Palpatine é capturado pelo General Grievous.

Com um grande contra-ataque da República, o General Grievous ordenou a todos os membros do Conselho Separatista que se retirassem para um ponto de encontro nos territórios da Orla Exterior. Nute Gunray, no entanto, fugiu para Cato Neimoidia com um grupo de batalha da Federação, com a intenção de saquear sua cidadela pessoal antes dela cair. A Inteligência da República obteve informações quanto ao seu paradeiro, e uma força-tarefa liderada por Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker foi tirada dos cercos da Orla Exterior e enviada para esperar em uma emboscada.

O ataque à Cato Neimoidia em uma arte conceitual para A Vingança dos Sith

 

Depois de um bombardeio aéreo inicial, a principal força clone atacou a partir da costa nordeste os escudos de energia da cidadela, mas levou fogo pesado de canhões nas muralhas inferiores. Kenobi e Skywalker lideravam uma força menor de clones através de um pomar de árvores fora do forte de Nute Gunray e, com a ajuda do Comandante Cody e da Esquadra de Elite Sete, infiltraram-se nas fazendas de fungos localizadas sob a estrutura. De lá, os Jedi acessaram os níveis superiores e começaram a perseguir Gunray e seu séquito enquanto tentavam alcançar sua nave de fuga.

E é aí que a coisa desanda. Kenobi, tendo deixado sua máscara de gás com Skywalker, acidentalmente inalou uma caixa de esporos alucinógenos que ele liberou involuntariamente de um contêiner ao desviar os disparos de vários droides, o que afetou seu estado mental. Cody então tentou contatar Skywalker pedindo ajuda. Anakin inicialmente fica confuso pois a força de ataque de Kenobi e Cody era maior do que a dele e assim não precisaria de auxilio. Ao chegar, notou que Kenobi estava tropeçando em si mesmo pelos efeitos dos esporos, completamente drogado. De acordo com Cody, Kenobi ainda assim conseguiu eliminar cinquenta droides nesse estado antes de Anakin chegar para salvá-los.

Ao final da batalha Anakin diz para um Obi-Wan completamente envergonhado que, drogado daquela maneira, ele havia inventado uma nova forma de combate com o Sabre de Luz.

Deixo para vocês imaginarem a cena!

Marcelo Skywalker

Escória Rebelde do interior de São Paulo. Pode ser encontrado mais on-line do que na vida real pelo Twitter ou pelo Facebook