contato@jedicenter.com.br
Bane

Conheça Darth Bane: o Lorde Sith que criou a Regra de Dois

Sempre dois existem. Nem menos, nem mais. Um Mestre, e um Aprendiz.

Tais palavras de Mestre Yoda durante o funeral de Qui-Gon Jinn, em A Ameaça Fantasma, eram obra de um Lorde Sith que vivera há mais de mil anos antes da época em que os filmes da saga se passam. Seu nome? Darth Bane. Hoje, falaremos sobre ele na continuação do universo cânone de Star Wars.

As Novas Guerras Sith. O confronto em que Darth Bane participou no universo Legends

No universo Legends da saga, Darth Bane participou do conflito conhecido como as Novas Guerras Sith, que começou dois mil anos antes dos eventos de Uma Nova Esperança, durando até mil anos antes dos eventos do mesmo, na Batalha de Ruusan, que extinguiu os velhos Sith, permitindo que Darth Bane continuasse com eles sob a Regra de Dois. No cânone, esta linha de tempo e acontecimentos ficou mais ou menos parecida.

No cânone, a guerra se chama Jedi-Sith War – em tradução livre, Guerra Jedi-Sith -, que foi até o evento conhecido como Libertação de Coruscant, que ocorreu 1.032 anos antes dos eventos da Trilogia Clássica ocorrerem. Esta guerra, até o momento que sabemos, teve, no mínimo, duas batalhas:

Coruscant. O berço da república

Coruscant, à noite

A Batalha de Coruscant, onde os Sith, nesta ocasião, dominaram a capital da Velha República, e subconsequentemente, tomando o controle do Templo Jedi no centro do planeta, ainda que não saibamos por quanto tempo, dominando boa parte da galáxia na época.

 

A Libertação de Coruscant, também conhecida como a Queda da Velha República, onde os Jedi conseguiram recuperar Coruscant, expulsando os Sith e seus exércitos do planeta. No mesmo evento, o Clã Mandaloriano Vizsla, invade o Templo Jedi de Coruscant e rouba o sabre negro, que pertenceu a Tarre Vizsla – o primeiro Mandaloriano a se tornar Jedi.

Após a Queda da Velha República, vários sistemas se reuniram e formaram a República Galáctica, que elegeu Tarsus Valorum como seu primeiro Chanceler Supremo – na continuação Legends, Tarsus também fora o primeiro Chanceler Supremo após o fim das Novas Guerras Sith -, e deixando Coruscant como sua capital.

Os Sith, em algum momento após a Libertação de Coruscant, foram acreditados como sendo extintos, com a República entrando em sua era conhecida como a Grande Paz, com os Jedi absolvendo seus postos militares e focando em sua diplomacia. Porém, um Lorde Sith havia sobrevivido à guerra: Darth Bane.

Yoda na tumba de Bane, em Moraband

Darth Bane, como último sobrevivente da guerra, decidiu criar uma regra que permitisse que os Sith abandonassem suas disputas internas, matando uns aos outros. Nisto, ele cria a Regra de Dois, que permite que os Sith sejam guiados pelas sombras por mil anos, enquanto o resto da galáxia e os Jedi – estes últimos, em especial, por sua arrogância também – achavam que eles estavam extintos.

A Regra de Dois dizia que apenas dois Sith deveriam existir por vez: Um Mestre, e seu Aprendiz. Quando o Aprendiz estivesse pronto o suficiente, e poderoso igualmente, deveria matar seu Mestre, se tornando o Mestre e subsequentemente o Lorde Sombrio dos Sith, indo atrás de outro aprendiz e dando continuidade á Regra de Dois.

Darth Zannah. Aprendiz de Bane

Eventualmente, Bane treinou um aprendiz, que o matou, e ele então fora enterrado em Moraband – o antigo mundo natal dos Sith, sendo conhecido como Korriban na continuação Legends do universo Star Wars. Sua aprendiz, na continuação Legends, se chamava Darth Zannah.

Durante o arco de episódios da série The Clone Wars, conhecidos como “Lost Missions” – ou Missões Perdidas -, Mestre Yoda viaja até Moraband, como parte dos testes das Sacerdotizas da Força – entidades da Força -, para ele continuar seu treinamento de como se tornar uno com a Força: Fantasma da Força.Ao chegar na tumba de Bane, a ilusão da Força do antigo Sith se projeta, perguntando a Yoda se ele sabia quem ele era, e dizendo os motivos pelos quais criou a Regra de Dois, como dizendo que os Sith matavam uns aos outros na época dele, e ele acabou com isso, constituindo a Regra, e que, agora – no tempo das Guerras Clônicas -, os Jedi estavam desesperados.

Imperador Palpatine e seu aprendiz, Darth Vader, com seu Império Galáctico

Graças à Regra de Dois e a filosofia de Bane, Darth Sidious – Imperador Palpatine – conseguiu finalmente a vingança dos Sith, mil anos depois, ao derrubar a República, formando seu Império Galáctico e quase exterminando os Jedi, com a Ordem 66. A história teria sido bem diferente, caso Bane não tivesse criado uma Regra tão simples, mas que definiu a galáxia.

E aí? Já conheciam o criador da famigerada Regra de Dois? Deixe nos comentários!

João Pedro Duarte

16 anos, estudante, Fã de Star Wars. Administrador nos veículos Star Wars Storyteller, Mundo Star Wars, Ordem Sith Brasil, Cast Wars, Jedicenter e Expandindo Universos. Membro de comissão da União Star Wars.