contato@jedicenter.com.br
Maxresdefault 1

Conheça a Origem do Sabre de Luz Duplo

O sabre de luz duplo é um dos tipos de sabre de luz mais – se não o mais – badass e incrível do universo Star Wars, com um design incrível e único, mas você conhece o modo de como ele surgiu na saga? Dissecaremos sobre sua origem no universo e continuação Legends de Star Wars.

Darth Maul com seu sabre de luz duplo

O sabre de luz duplo e seu design genial foi apresentado a maioria de nós, fãs, durante os eventos do Episódio I: A Ameaça Fantasma, quando o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi enfrentam o aprendiz Sith Darth Maul durante A Invasão de Naboo. Na epóca, a maioria dos fãs – que acompanhavam somente os filmes – ficaram bem surpresos com o novo design de duas lâminas juntas, e os fãs que acompanhavam o Universo Expandido – Livros, HQs, jogos, séries e outras mídias além dos filmes – ficaram surpresos por um elemento apresentado no Universo Expandido ter aparecido na mídia mais popular: os filmes.

Exar Kun e sua nova invenção

O sabre de luz duplo fora introduzido no ano de 1993, durante a série de HQs Tales of the Jedi – Contos dos Jedi, aqui no Brasil -, edição 3: O Julgamento de Ulic Qel-Droma. Nesta série, presenciamos a Grande Guerra Sith, que ocorreu 4.000 anos antes dos eventos do Episódio IV: Uma Nova Esperança. Exar Kun – um Jedi Negro, ou renegado, que se tornou um Lorde Sith – foi o criador desse modelo de sabre de luz. Seu aprendiz, o também Jedi renegado, Ulic Qel-Droma, estava sendo julgado no Senado em Coruscant – por seus crimes de guerra -, quando Exar e seu Império invadem o Senado, libertando Ulic e matando o atual Chanceler da época.

Exar enfrentando seu Mestre no Senado

Após os Jedi chegarem no Senado, Exar têm a chance de testar sua mais nova invenção – o sabre de luz duplo – contra seu ex-Mestre Jedi: Vodo-Siosk Baas.
Após uma luta equilibrada – com Exar lutando com seu sabre de luz duplo, enquanto Vodo-Siosk lutava com seu cajado -, ele acaba conseguindo matar seu ex-Mestre, fazendo a primeira vítima de sua mais nova invenção.
Depois do atentado ao Senado acabar, Exar, seu exército de Guerreiros Massassi – guerreiros da raça dos Sith Puro-Sangue – e seu aprendiz Ulic Qel-Droma fogem.

 

Algum tempo depois, Exar acabou sendo aprisionado espiritualmente pela Ordem Jedi na lua florestal de Yavin IV – mesma lua usada pela Rebelião na época da Guerra Civil Galáctica, 4.000 anos depois -, perdendo a guerra e sendo derrotado, mas sua invenção foi atribuída aos designs de sabres de luz.

O General Jedi Pong Krell

Apesar de ser um modelo de sabre de luz de origem Sith, ele foi também atribuído aos designs usados pelos Jedi.
Durante a época da Era da Ascenção do Império – período em que os Sith estavam supostamente extintos, mas ativos em segredo sob a Regra de Dois de Darth Bane -, diversos Jedi treinaram e usaram como arma primária o sabre de luz duplo, como o Mestre Jedi Gelleric.
Na epóca das Guerras Clônicas, um Jedi que destacava-se por seus sabres de luz era o General Pong Krell, da raça Besalisk – mesma raça do amigo de Obi-Wan, Dexter, presente nos eventos de O Ataque dos Clones -, que utilizava dois sabres de luz duplos; porém, acabou se tornando um Jedi Negro durante A Crise de Umbara, mostrada na série The Clone Wars.

E aí? Fazia ideia de que o sabre de luz duplo existia antes do lançamento de A Ameaça Fantasma? Deixe nos comentários!

João Pedro Duarte

16 anos, estudante, Fã de Star Wars. Administrador nos veículos Star Wars Storyteller, Mundo Star Wars, Ordem Sith Brasil, Cast Wars, Jedicenter e Expandindo Universos. Membro de comissão da União Star Wars.