Cinco fatos interessantes sobre o Templo Jedi

O Templo Jedi serviu de quartel general da Ordem Jedi por milhares de anos, abrigando importantes locais de treino como também a câmara do Conselho Jedi. Localizado no Distrito do Templo em Coruscant, onde se destacava entre as construções baixas nas suas redondezas. O Templo Jedi foi a casa dos Jedi até a execução da Ordem 66, quando seus ocupantes foram dizimados por Darth Vader e as tropas da 501ª Legião.

Com a declaração da Nova Ordem, a Ordem Jedi foi dissolvida e todos os seus recursos foram confiscados pelo Império Galático. O templo foi transformado num Palácio Imperial e passou por grandes reformas que deixaram apenas as características grandes torres intactas. Hoje vamos ver alguns fatos pouco conhecidos sobre o templo e suas origens. Há muito o que descobrir!

JediTemple01

  1. As Fundações do Templo

O Templo Jedi nem sempre existiu como o conhecemos. O templo original foi construído sobre um santuário Sith, que por sua vez foi construído sobre um poderoso nexus da Força conhecido como “Pináculo Sagrado.” Esse natural pico montanhesco foi um local sagrado para os nativos Coruscanti e envolto numa série de parede de gigantescas pedras negras, que formavam a base desse santuário.

Quando a Ordem veio a Coruscant, construiram várias pequenas capelas de meditação na montanha, até que a academia e o templo Jedi estavam de fato formados. Com o passar do tempo, o templo cresceu em um característico zigurate que se manteve durante os dias da Antiga República. Ao adentrar no templo, é possível ver a extensão de estilos de construção de dias já muito passados, sendo possível a reconstituição de versões mais antigas da estrutura.

JediTemple02

  1. Os Quatro Mestres

O Templo Jedi foi fundado por quatro Mestres Jedi, conhecidos apenas por “Os Quatro Mestres” 4.000 anos antes da queda da República. Eles construíram o templo em Coruscant após a desvastação do templo original em Ossus e construíram a estrutura prinicpal ao redor do pico de uma formação montanhosa. Os Quatro Mestres foram honrados com imagens em baixo relevo nos gigantes pilões encontrados na entrada principal do complexo. Os degraus do “Caminho Processional” terminam logo abaixo desses pilões, que eram rodeados por quatro gigantes estátuas de dois Mestres Guerreiros e dois Mestres Sábios.

JediTemple03

  1. Os Quatro Conselhos

Não um, mas quatro conselhos formavam a base da administração da Ordem Jedi. Enquanto a maioria das pessoas estão familiarizadas com o Alto Conselho Jedi (comumente referenciado a apenas “Conselho Jedi”) houveram de fato outros três conselhos, cada um com suas designações dentro da organização.

O Alto Conselho Jedi era composto de 12 membros (cinco permanentes, quatro a longo prazo e três por tempo limitado) que eram liderados pelo Mestre da Ordem. Esse conselho contemplava todos os aspectos e formou o corpo governante principal da Ordem Jedi. O Conselho do Conhecimento Primário era composto por 5 membros, liderados pelo Curador do Conhecimento Primário. Este conselho supervisionava a academia e seus currículos e mantinha os Arquivos Jedi. O Conselho de Reconciliação era composto de cinco membros que foram treinados na diplomacia e negociação. Eles lidavam com o Senado Galático e Corpo Diplomático para resolver conflitos diplomáticos e impasses políticos. O Conselho de Redesignação supervisionava as operações do Corpo de Serviços Jedi e seus conselhos filiais. Mantinha a localização dos Iniciados Jedi que falharam no treino de Padawans.

Cada um dos quatro conselhos ficava localizado nas torres nas extremidades do zigurate. Um erro comum é achar que o Grande Conselho ficava localizado na torre central, também conhecido como Torre do Templo ou Torre da Tranquilidade. Essa torre central era composta de tapeçarias e moisaicos que contavam a história da Ordem Jedi e também um grande memorial de estátuas dos membros mais reverenciados. Também continha um grande número de câmaras de meditação e o Salão da Cavalaria, onde os Padawans era elevados ao ranque de Cavaleiros Jedi.

JediTemple04

  1. Os Vinte Perdidos

Os Vinte Perdidos, também conhecidos como Os Perdidos, foram Mestres Jedi que saíram da Ordem devido a conflitos ideológicos ou se desligaram voluntariamente de seu compromisso com a Ordem. O primeiro deles foi o Mestre Jedi Phanius, que eventualmente se tornaria Darth Ruin. Na época de 990 ABY (Antes da Batalha de Yavin), outros 12 saíram da Ordem, com o Conde Dookan se tornando o 20º por volta de 32 ABY. Indiscutivelmente o mais famoso dos Perdidos, Dookan saiu após desenvolver um crescente descontentamento com o Senado Galático e suas relações com a Ordem Jedi. O idealista político eventualmente cairia na tentação de Darth Sidious e aceitaria o treinamento se tornando Darth Tyranus.

Contrário ao credo popular, os bustos de bronze que estão alinhados dentro dos Arquivos Jedi não eram todos membros dos Vinte Perdidos. As estátuas representavam aqueles Mestres Jedi que precisavam ser lembrados, ambos os veneráveis e aqueles que serviam de lembrança dos momentos de falha do Conselho. Entre as estátuas que não pertenciam aos Vinte Perdidos estava o busto do Mestre da Ordem Yoda e Chon Actrion, que era considerado o “Arquiteto da Liberdade”.

JediTemple05

  1. O Sinal de Aviso

No centro de segurança, nas profundezas dentro do Templo Jedi, existia um sinal capaz de enviar mensagens em massa. O sinal servia como forma de contactar todos os Jedi espalhados pela galáxia e foi originalmente pensado para ser uma forma de convocar todos os Jedi de volta ao templo em caso de emergência. Após a execução da Ordem 66 e o ataque ao Templo Jedi durante a Operação Knightfall, Darth Vader usou o sinal para enviar uma mensagem de “retorne a Coruscant” a fim de atrair qualquer Jedi sobrevivente de volta ao templo. Ele deixou clones dentro do templo e alguns até disfarçados de Jedi.

Senador Bail Organa percebeu o que aconteceu quando conseguiu um sinal da nave do recém falecido Mestre Jedi Saesse Tinn e achou uma forma de avisar a Obi-Wan Kenobi e Yoda. Ambos concordaram em se infiltrar no Templo Jedi numa tentativa de desativar o sinal e evitar que qualquer Jedi sobrevivente caísse na armadilha do Imperador. Quando Obi-Wan chegou no centro de segurança, ele lembrou uma discussão que uma vez teve com o jovem Caleb Dume. O garoto sugeriu que o sinal também podia ser usado como forma de avisar aos Jedi para fugirem de Coruscant, que Obi-Wan acabou fazendo através de uma mensagem tocante que incluía que a Foça estaria com todos eles, sempre.

Após o Imperador Palpatine apreender o Templo Jedi e transformá-lo num Palácio Imperial, muito da história do templo foi apagada dos registros. O que permaneceu intacto ainda é desconhecido. Esperamos que um dia possamos saber mais sobre os segredos escondidos dentro do Palácio.

Texto (em inglês) originalmente publicado no site oficial de Star Wars.

1 comentário

    • Theo Guimarães Fairbanks de Sá em 10/11/2015 às 8:12

    Isso mistura coisas do legends com coisas do canon?

Comentários foram desabilitados.